EHF European League Final Four: Mais um passo na afirmação do Andebol português

modalidades cabeçalho

Lisboa recebe duelos decisivos na segunda maior competição europeia.

Depois de ter garantido a presença na Final Four da Liga Europeia de Andebol, o Sport Lisboa e Benfica conseguiu assegurar a organização do evento em Portugal.

A realização dos jogos decisivos da segunda competição mais importante a nível europeu traz benefícios à divulgação da modalidade no país e à melhoria da imagem de Andebol Português para o resto da europa e obviamente financeiros pela presença das equipas e adeptos de três países que dão importância ao Andebol. Este passo vem no seguimento de outros marcos que a competição nacional atingiu.

SELEÇÃO A CRESCER

Em 2019, a Seleção Nacional voltou a qualificar-se para a fase final de uma grande competição, o Euro 2020. Desde 2006, Portugal não marcava presença num Europeu. A Seleção orientada por Paulo Jorge Pereira conseguiu ainda ficar em sexto lugar.

Em 2021, nova subida no patamar nacional com a participação na fase final do Mundial 2021, 18 anos depois da última presença. Portugal não ficou por aí nesse ano: conseguiu assegurar a melhor participação de sempre com um décimo lugar em Campeonatos do Mundo e garantiu a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, pela primeira vez na sua história. O desaparecimento precoce de um dos esteios deste percurso, o guarda redes Alfredo Quintana, ainda uniu mais a Seleção para alcançar os objetivos e assim honrar a memória do colega.

PRESENÇAS EUROPEIAS CADA VEZ MAIS RELEVANTES

Em clubes, a evolução também é notória. Em 2015/2016, o ABC conseguiu vencer a terceira competição europeia, a Taça Challenge, atual Taça da Europa da EHF, troféu ganho em 2009/2010 pela primeira vez por uma equipa portuguesa, o Sporting.  Na edição da época seguinte, foram precisamente os leões a derrotarem o ABC na final, uma final 100% portuguesa. De referir que a equipa minhota disputava a terceira final consecutiva do Torneio. Em 2018/2019, o Madeira SAD foi finalista vencido da Taça criada em 1993.

Em relação à segunda maior competição europeia entre clubes, a Liga Europeia da EHF, antes Taça EHF, o FC Porto conseguiu assegurar a presença de uma equipa nacional pela primeira vez na Final Four. Os dragões alcançaram o terceiro lugar. Em 2022, o Benfica assegurou não só a participação nos jogos decisivos como também a sua organização.

Quanto à Liga dos Campeões, Porto e Sporting conseguiram várias presenças na fase de grupos nos últimos anos com algumas vitórias importantes e surpreendentes que chocaram o mundo do Andebol. Em 2019/2020, pelo seu progresso na Europa, Portugal assegurou uma dupla representação na Champions League com leões e dragões.

As razões deste sucesso incluem certamente um maior investimento na formação de jogadores e na contratação de jogadores estrangeiros de qualidade. Contudo, o aparecimento de vários atletas de origem cubana a jogar na Liga Portuguesa e depois de naturalizados na Seleção, Quintana à cabeça, funcionou como um estimulante para alcançar níveis superiores nas competições nacionais e europeias dos clubes nacionais e a afirmação da Seleção nos grandes palcos.

UM TUBARÃO E O SL BENFICA COM MOTIVAÇÃO EXTRA

Fonte: Bola na Rede

Quanto ao Benfica na Liga Europeia, melhorar o terceiro lugar do Porto é possível. Os encarnados vão certamente utilizar o fator casa a seu favor com as bancadas cheias de adeptos portugueses e benfiquistas. O primeiro duelo é frente aos polacos do Wisla Plock, na meia final, que, apesar das participações regulares nas competições europeias e dos títulos nacionais, não tem qualquer título internacional tal como as águias.

O favorito a vencer a competição parece ser a equipa alemã do SC Magdeburg, o detentor do troféu em título e que tem ainda três Ligas dos Campeões e três Taças EHF no palmarés europeu. Os germânicos enfrentam na noutra meia final, os croatas do RK Nexe, equipa que os encarnados já eliminaram na Taça EHF em 2019/2020.

Foto de Capa: EHF European League 

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal quer retirar extremo ao Chelsea e já fez proposta

O Arsenal está interessado em contratar Noni Madueke ao Chelsea. Há proposta e negociações já começaram nesse sentido.

Quem está presente no arranque da pré-época do Sporting? Há novidades

O Sporting arrancou esta terça-feira a pré-temporada. Kochorasvili e Alisson são as principais novidades em Alcochete.

Luís Castro explica ida para o Nantes e ainda diz: «Ninguém quer jogar futebol para correr. Eu quero jogar com a bola»

Luís Castro é o novo treinador do Nantes. Técnico português já foi apresentado e explicou decisão da mudança de clube.

Atenção, Viktor Gyokeres: Arsenal perto de fechar Sesko por 75 milhões de euros

O Arsenal está cada vez mais próximo de contratar Benjamin Sesko por 75 milhões de euros. Porta quase fechada para Viktor Gyokeres

PUB

Mais Artigos Populares

Marcos Leonardo emociona-se após o Al Hilal eliminar Manchester City: «Passei por momentos difíceis nestes últimos 2 meses»

O Al Hilal surpreendeu o Manchester City e avançou para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025. Marcos Leonardo emocionado.

Vitória SC fecha defesa-central que atua na Segunda Liga

O Vitória SC está a fechar a contratação de Thiago Balieiro. Defesa-central atua no Leixões e está a caminho de Guimarães.

José Fonte vai ou não renovar com o Casa Pia? Eis a resposta

José Fonte continua no Casa Pia por mais uma temporada. Defesa-central de 41 anos apresenta-se esta terça-feira.