📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Enzo Pérez: a saída de um ídolo

- Advertisement -

raçaquerer
Chegamos ao final do ano e a preocupação entre os benfiquistas começa a aumentar. Até estamos na liderança do campeonato, separados do segundo lugar por seis pontos, que, embora nada garantam, são uma vantagem confortável para encarar a segunda volta. O grande problema é que, já no primeiro dia de 2015, se abre uma janela de transferências, a qual nos últimos anos tem desfalcado a equipa. É fácil recordarmo-nos das saídas de David Luiz e Matic em janeiro. Os melhores jogadores do plantel são cobiçados pelos grandes clubes europeus, e a Direção nada pode fazer quando estes batem o valor da cláusula de rescisão. É a lei do mais forte.

Mas se no longo mercado de verão existe tempo para o treinador preparar soluções (ou pelos menos era suposto que assim fosse, já que a UEFA decide, incompreensivelmente, prolongar este período de transferências até ao último dia de Agosto, quando a época já leva quase um mês), agora Jorge Jesus e a Direção do Benfica terão muitas dificuldades em trazer para Lisboa um jogador com as características de Enzo Pérez, cuja saída parece já acordada com o Valência a troco de cerca de 25 milhões de euros. Médios box-to-box, capazes de fazer a ligação entre defesa e ataque, que ajudem nas tarefas defensivas e, ao mesmo tempo, se envolvam na construção do processo ofensivo, por vezes marcando golos, são raros, ainda mais quando o jogador a substituir tem a qualidade técnica, a consciência tática e a entrega ao jogo que o argentino sempre demonstrou quando vestiu a camisola encarnada. As conversações entre Benfica e Estudiantes para a contratação de Joaquín Correa, segundo a imprensa, têm estado a correr bem. Se forem bem sucedidas, o argentino pode constituir uma opção de qualidade para Jorge Jesus, numa altura em que se mantém a incerteza em relação aos regressos de Fejsa e Rúben Amorim.

Enzo Pérez impulsionava o ataque encarnado Fonte: Facebook do Benfica
Enzo Pérez impulsionava o ataque encarnado
Fonte: Facebook do Benfica

O interesse dos espanhóis em Enzo já é antigo. Os olheiros do Valência acompanharam as prestações do médio na época passada, em que este se revelou fundamental ao ajudar o Benfica a ganhar todos os títulos em Portugal e a chegar à final da Liga Europa. A última barreira – o dinheiro – deixou de constituir um problema quando o milionário asiático Peter Lim comprou o clube, em Maio, através de um fundo de investimento. A mudança de Enzo Pérez só não se concretizou no Verão devido à falta de entendimento entre o magnata e a banca espanhola, com o objetivo de reestruturar a dívida do clube.

Contratado em Junho de 2011 aos argentinos dos Estudiantes de La Plata, Enzo não convenceu Jorge Jesus a mantê-lo no plantel, pelo que, no início de 2012, regressou ao seu país, de onde, disse publicamente, já não quer sair. Contudo, a saída de Witsel levou o treinador encarnado a fazê-lo voltar a Portugal, onde, para colmatar a ausência do belga, passou a alinhar no centro do meio-campo, em vez de jogar como extremo-direito, como era habitual. A temporada 2012/2013 foi marcada pela afirmação do argentino na Luz, onde ganhou o estatuto de titular. Tanto para ele como para o resto da equipa, esta seria uma época ingrata, uma vez que, apesar do esforço, o Benfica não conquistou nenhum troféu.

Já no último ano, em que os encarnados conquistaram quase todos os títulos possíveis (ainda hoje não conformo com a derrota em Itália na final da Liga Europa, onde fomos bastante superiores ao Sevilha), Enzo Pérez evoluiu ainda mais e tornou-se num atleta essencial no atual Benfica (foi, aliás, eleito “melhor jogador do campeonato”). Sem ele, dá a sensação de que a equipa fica mais frágil, menos ágil, mais exposta quando defende, menos agressiva quando ataca. De Enzo, de cada vez que entra em campo, podemos esperar suor, raça, ambição. Habituámo-nos a vê-lo disputar cada lance, a lutar por cada bola como se o jogo fosse acabar naquele momento, a resistir até ao limite da sua capacidade física para o sucesso da equipa, a dar indicações aos colegas quando era necessário, a entregar tudo o que tinha em nome da camisola. É por tudo isto e muito mais qualidades, que o curto espaço deste artigo não permite referir, que o argentino se tornou uma referência, o mais aplaudido pelos adeptos, o jogador que, por mais diferenças que houvesse entre os benfiquistas, estava sempre no “onze inicial”. Com o símbolo do maior clube do mundo na camisola, conquistou um campeonato nacional, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Deixará saudades à nação benfiquista, não tenho dúvidas, onde é visto como um “ídolo”. Enzo sai mas fica a certeza de que não há jogadores insubstituíveis, como o Benfica tem vindo a provar. Assim, só nos resta lamentar a perda e unir forças para que, em Maio, o Marquês se possa voltar a encher.

Tiago Caeiro
Tiago Caeirohttp://www.bolanarede.pt
É frequente dar por ele a contar as horas até começar o próximo jogo do glorioso Benfica, que não perde por nada. Lá fora, apoia Arsenal, Milan e Bayern só porque os seus jogadores vestem a magnífica cor vermelha.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Estrela Amadora confirma Sidny Cabral no Benfica: eis todos os detalhes

Sidny Cabral vai mesmo ser jogador do Benfica. Paul Lopo, presidente do Estrela Amadora, revela os detalhes.

Gonçalo Ramos pode trocar PSG por gigante da Premier League

O Liverpool está interessado em Gonçalo Ramos. Reds ponderam contratar avançado português do PSG por empréstimo.

Benfica: Há novidades relativas a Nico Otamendi após ter sido associado ao Barcelona

O Benfica não recebeu qualquer oferta por Nico Otamendi. Águias acreditam que o defesa-central de 37 anos cumprirá contrato.

Sporting continua com prioridade em mente e vinda de Luís Guilherme não muda isso

O Sporting olha para o mercado de janeiro. Vinda de Luís Guilherme, caso aconteça, não trava contratação de outro extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

CAN 2025: Angola regista o primeiro ponto ao empatar com Zimbabué

A Angola empatou 1-1 com o Zimbabué na segunda jornada da CAN 2025. Gelson Dala marcou o primeiro golo do jogo.

Sidny Cabral na rota do Benfica: João Nuno confirma que lateral vai falhar Famalicão x Estrela Amadora

Sidny Cabral vai falhar o Famalicão x Estrela Amadora para a Primeira Liga. Lateral cabo-verdiano está a caminho do Benfica.

Conhecido o salário de Diogo Costa depois de renovar com o FC Porto

Diogo Costa teve um aumento salarial com a renovação de contrato. Eis quanto recebe agora o guarda-redes do FC Porto.