O que se passa? Cochilos atrás de cochilos | Sporting CP

- Advertisement -

Afunilemos, desde início. Permitam-me só uma breve contextualização para efeitos de perceção. Qual a finalidade por trás de uma contextualização que não essa? Em 15 pontos possíveis, o Sporting CP regista apenas sete. Alistado a este triste facto, vem o rol de choraminguices. Dorme-se pouco, cada vez menos.

Dirigentes deste clube, “até ao lavar dos cestos, peço-vos, estejam à altura do Sporting CP dos meus netos, dos vossos netos, porque ele também faz parte um pouco da nossa vida”. E não emito pedido desculpa, ao contrário do sócio José Manuel Nobre aquando de uma sessão de esclarecimento da Mesa da Assembleia Geral (MAG) em 2013.

O que é que se tem passado? Existiu alguma modificação estrutural ou na política premente para a construção da nova época desportiva que não passasse despercebida aos adeptos do clube?

Como é que uma equipa que está em vantagem em três ocasiões, em Braga, deixa escapar o triunfo no último minuto antes da prorrogação? A massa adepta culpou o Ricardo Esgaio, lateral direito da equipa, reduzindo toda a trissomia do processo defensivo nos três golos sofridos a uma má abordagem tida num lance fortuito. Imaginem se o PCP não tivesse deixado uma nota de pesar em relação à morte de Gorbachev e, simultaneamente, não conseguisse censurar a invasão russa e o seu herói. A similitude reside na existência de um patinho feio em ambas as conjeturas.

Sporting
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Resultado? Após o triunfo caseiro defronte do Rio Ave FC (3-0), os leões sucumbiram duas vezes consecutivas: no Dragão (3-0) e em Alvalade (0-2), diante do colosso e recém-promovido GD Chaves.

Os alunos de Rúben Amorim foram inferiores aos pupilos de Sérgio Conceição? Não, não foram. Criou oportunidades para, pelo menos, sair da partida com a divisão pontual? Sim, criou. O resultado foi manifestamente exagerado? Sim, foi. Tendo em conta as descrições anteriores, o Sporting CP mereceu perder? Sim, claramente. A segunda parte demonstrou uma tremenda falta de tudo, atitude inclusive, e uma imaturidade na análise dos momentos de jogo: debilidade defensiva com selo de autenticidade e ataque móvel sem criatividade e pouco fiável para um jogo de tal estirpe. Em síntese, a equipa portista é a típica figura noturna que, após a investida mais requentada ter abandonado o que galava para ir aos lavabos, avança e faz a magia de Houdini.

O embate que opôs leões e transmontanos inflamou (ainda mais) a perplexidade que me domava. Contabilizaram-se, ao longo dos 90 e tal minutos, 52 cruzamentos para a grande área flaviense facto que sustentaria o caudal e a acutilância ofensivos do clube de Alvalade. A frase anterior construiu-se no modo condicional pelo facto de não existir – com a lesão de Paulinho – uma referência atacante que completasse o tridente.

Contudo, quando a equipa já tinha sido engolida pela lição tática e se encontrava em dupla desvantagem, eis que surge Sebastián Coates disperso, uma solução nunca utilizada e que apanhou os adversários de surpresa. Permanece a obstinação do técnico leonino em relegar a compra de um ponta de lança de raiz capaz de defrontar blocos baixos e ferrolhada, sucintamente. E permanecerá. Temam o presente e o futuro. E o condicional, porque é o que dói mais. Para os otimistas e despreocupados, pensem em alguém que tatua o nome do/a companheiro/a porque tudo vai de vento em popa e, de repente, quando a relação finda, não arranja forma de disfarçar o desenho.

Sotiris Alexandropoulos e Arthur Gomes são as garras mais recentes do leão. O grego vem colmatar a saída de Matheus Nunes e o brasileiro, ao que tudo indica, estava farto de comer as Areias de Cascais. O Sporting CP venceu o GD Estoril (0-2) na passada jornada, tem registo nulo (oito golos marcados e outros tantos sofridos) e jaz – à condição – na sexta posição.

Gostava de encontrar respostas para a ressurreição. Já revolvi uns certos dossiês e continuarei a fazê-lo. Da última vez que visitei a pasta “apoio incondicional”, esgotei a tinta da caneta enquanto sublinhava a expressão “bilhetes esgotados”. À partida, está tratado.

 

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristián Romero ataca direção do Tottenham: «Deviam ser outras pessoas a aparecer para falar, mas não o fazem. Só aparecem quando as coisas correm...

Cristián Romero deixou críticas ao momento do Tottenham e aos responsáveis do clube. Reação após mais uma derrota do clube.

Mercado de inverno do Nápoles em pausa à espera de decisão do Benfica sobre Lorenzo Lucca

O Nápoles só pretende atacar o mercado de janeiro caso o Benfica concretize a contratação de Lorenzo Lucca.

Parma avança por Andreas Schjelderup e conta com concorrência pesada de outros 2 clubes europeus

Andreas Schjelderup pode deixar o Benfica neste mercado. Além do Parma, também a AS Roma e o West Ham querem o extremo norueguês.

Imprensa inglesa avança com interesse do Liverpool em jogador do FC Porto

O Liverpool está de olho em Martim Fernandes, lateral do FC Porto. Reds podem contratar novo lateral direito neste mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta fundamental no regresso dos Boston Celtics às vitórias na NBA

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors em mais uma madrugada da NBA. Neemias Queta esteve imperial no jogo.

Iñigo Martínez aborda regresso ao Barcelona: «É impossível Joan Laporta soltar tanta pasta»

Iñigo Martínez abordou a hipótese de regressar ao Barcelona e comentou a transferência de João Cancelo para o clube catalão.

Rayan Lucas e Rômulo Júnior querem convencer o Sporting até ao verão

Rayan Lucas e Rômulo Júnior pretendem continuar no Sporting e vão tentar convencer a estrutura leonina na segunda metade da época.