Eu anexo observações sem interesse | Sporting CP

Estou farto de ler/escutar a palavra “anexar” e o resto da sua interminável árvore genealógica. “A Rússia anunciou ontem a anexação de quatro territórios ucranianos”. “A minha casa é pequena, mas tem um anexo onde posso guardar toda a tralha”. “O voucher dos 125€ que o governo ofereceu para combater a inflação surge anexado à fatura da energia”. “Bom dia, pai! Segue, em anexo, o documento que anexa as minhas notas finais. Sem mais assunto e com os melhores cumprimentos”. (Entretanto, para os que utilizaram – e utilizam – a técnica anterior, esperem um anexar de algo que não mimo ou beijocas).

“Juntar” ou “agregar” exalam menos bafio autoritário. Imaginem a vida se o professor de educação física dos tempos de escola, antes da realização da sequência de ginástica artística, bradasse “anexem imediatamente porque eu só vou explicar isto uma vez!”. O Grupo de Acção Cultural (GAC) declarou melodicamente que a cantiga era uma arma, mas nunca canalizou a atenção para a palavra “anexar”. Caso contrário, tinham escrito algo do género: “A palavra anexar é um míssil/ E eu não sabia/ Tudo depende do canhão/ E da pontaria/ Tudo depende da raiva/ E da alegria/ A palavra anexar é um míssil/ de longa distância”.

No mundo onde a bola atravessa meridianos e paralelos, o vocábulo que não é redondo – porque a boca não está preenchida – marca igualmente presença. Durante os mercados de transferências, as equipas com poder económico elevado e o PSG passam a pente fino todos os jogadores que possuem a habilidade para movimentar as duas pernas na posse de um esférico. Outro requisito é, através do balanço de um dos membros inferiores, ser capaz de projetar a bola não mais de dez metros. A meu ver, a pessoa que ocupa o cargo de ministro das contratações nestes clubes é shopaholic.

Ugarte
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Recentemente, Manuel Ugarte foi associado ao Paris Saint-Germain FC. Face ao bom começo de época, o médio-defensivo tem despertado o interesse de vários clubes estrangeiros. As conversações já se fizeram sentir entre os responsáveis do Sporting CP e o senhor da adição das compras. Os leões detêm apenas metade do passe do internacional uruguaio e contam em adquirir mais 30% (10% a cada 30 jogos realizados). Em síntese, o negócio renderá ao FC Famalicão, anterior clube do centrocampista, um total de 12,5 milhões de euros.

Primeira observação anexada a esta baderna. Manuel Ugarte é um dos jogadores mais influentes do plantel leonino e um ativo a partir do qual o Sporting CP poderá retirar dividendos de fato e gravata. Para a idade, a qualidade do médio espanta qualquer aficionado pelo desporto dada a maturidade exibida dentro das quatro linhas: impressiona a reação nos momentos em que a equipa não tem bola e impressiona ainda mais a reação à perda da posse; nos confrontos individuais, nunca dá um lance por perdido e raramente o perde; índice de agressividade controlado face à posição que ocupa no terreno (geralmente, a seis); com bola, o camisola 15 não compromete, arrisca quase sempre bem, cria espaços, traz consigo as linhas de passe e entende os mais variados momentos do jogo.

Fonte: Carlos Silva /Bola na Rede

Segunda observação anexada a esta baderna: Na teoria – com a contratação e com Danilo, Carlos Soler, Verrati, Vitinha e Fabián Ruiz a ocupar todos os espaços ínfimos – Manuel Ugarte devia participar apenas em jogos das taças internas. Mesmo com a saída de qualquer um dos mencionados: caso tal se verificasse, rapidamente outro médio de envergadura distinta entrava no radar do emblema francês e escancarava as portas do Parc des Princes primeiro do que o uruguaio. No meu entender, a anexação do médio leonino é símile ao capricho típico de uma criança que quer um carrinho verde porque a sua retina ainda não fixou o mesmo objeto em tons de azul e amarelo.

Terceira observação anexada a esta baderna: Rúben Amorim identificou – sem muitos rodriguinhos – o estatuto de Manuel Ugarte e a preponderância que o médio tinha na equipa. Ao que tudo indica, a SAD interpretou da mesma forma. Contudo, as equipas grandes diferem das equipas gigantes num aspeto: para as primeiras, vender é primordial para a sobrevivência e o bom funcionamento. E, a esse tópico que parece ser do tamanho de uma formiga, anexa-se uma consternação e uma mágoa associada.

Quarta observação anexada a esta baderna: Os adeptos do Sporting CP não mostram interesse no interesse mostrado pelo querido Ugarte. Por isso, não queiram ver – de novo – os adeptos do Sporting CP com anexos de raiva, ansiedade e tristeza.

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

Valores de mercado: quem é o jogador português com maior avaliação?

Vitinha e João Neves são os dois jogadores portugueses com o maior valor de mercado, avaliados em 80 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.

Portugal é bicampeão europeu de Futsal Sub-19 | Portugal 3-2 Espanha

O Portugal dos pequenitos tornou-se novamente o Portugal dos Gigantes. Numa final de arrepiar, a seleção das quinas conquistou o bicampeonato europeu de futsal