Um Conceição às direitas | FC Porto

Nos últimos dois anos, essencialmente, embora raro no futebol profissional, assistimos a uma relação profissional entre Pai e Filho no FC Porto, com a inclusão de Francisco Conceição no plantel principal dos dragões que é precisamente orientado pelo seu pai, Sérgio Conceição

No entanto, quis o destino, que Francisco ganhasse asas fora do reino do Dragão e assim prosseguiu a sua carreira para o AFC Ajax, nos Países Baixos, em troca de um “fino” e de uma taça de tremoços, atenuando o mísero negócio realizado pela direção portista.

Razão pela qual, para muitos, pensavam que não íamos voltar a assistir a uma situação pouco comum no futebol, mas a verdade é que a vida é uma caixinha de surpresas e nem foi preciso meio ano, para que voltássemos a ter outro Conceição nas fileiras da equipa A do FC Porto.

Quem ler este artigo, sem o contexto adequado, deve pensar que será apenas mais uma “Segunda-Feira” numa empresa portuguesa, mas não, neste caso, a exigência é máxima e para estar nos trabalhos do Olival, é necessário ter qualidade.

Pessoalmente, devo confessar, não via qualidade suficiente para que Rodrigo encaixasse na equipa, sendo apenas um membro compositor da mesma. Porém, face à escassez de qualidade que o FC Porto enfrenta em ambas as laterais, era uma possibilidade que nunca devia ter arrumado na gaveta.

E a verdade, após as exibições menos conseguidas de João Mário, aliada à lesão de Manafá, é que Rodrigo tem vindo a somar oportunidades e não tem comprometido como alguns, tal como eu, receava.

Motivo pelo qual, pouco a pouco, tem vindo a ganhar a confiança dos adeptos e dos seus companheiros de equipa e cada vez que vê um opositor a atacar pelo seu lado não solto um “ai Jesus” de pânico.

Relativamente às suas características, a primeira palavra que me vem à cabeça quando penso em Conceição é  raça e podemos ver isso no seu jogo, uma atitude e entrega ao jogo que faz com que alguma das suas debilidades sejam atenuadas. Por isso mesmo, no momento defensivo, Rodrigo é um jogador que nenhum atacante gosta de enfrentar, porque se torna chato, no bom sentido para os adeptos do FC Porto.

Rodrigo Conceição
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mas, este futebolista, é muito mais do que isso, uma vez que se nota que se sente confortável com bola nos pés e não se inibe de subir e dar apoio ao ataque, algo que os laterais que jogam com Sérgio Conceição tem sempre de oferecer, isto é, projeção ofensiva. 

Ainda é cedo para determinar se estamos perante um jogador que possa ser titular de caras numa equipa como o FC Porto, contudo tem a sua valia e com trabalho e determinação poderá ser sempre um atleta útil a ter nas fileiras do plantel principal.

Por agora, resta ao Rodrigo desenvolver-se sem pressão, não ligar a possíveis bocas que possam aparecer, não ligar a apedrejamentos criminosos e descabidos, mas sim acreditar no treino e dar tudo pelo clube que todos admiramos, o FC Porto. 

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Capacidade dos jogadores interpretarem todos os momentos do jogo»

Bruno Lage analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O treinador encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Honestamente, estava contente de perder 1-0 ao intervalo»

José Mourinho analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O treinador dos turcos respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

António Silva responde ao Bola na Rede: «Quantos mais duelos ganhar mais confiança dá»

António Silva analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O defesa encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

António Silva: «As pessoas julgam um jogador pelo que veem em campo e há muita coisa fora de campo»

António Silva analisou a vitória do Benfica diante do Fenerbahçe. Águias confirmaram a presença na fase de liga da Champions League.

Como está o Ranking UEFA depois do apuramento do Benfica para a próxima fase da Champions League»

Portugal continua no sétimo lugar do ranking da UEFA. O Benfica vai continuar a dar pontos ao país na Champions League.

Bayern Munique derrota Wehen no tempo de descontos e avança para 16 avos da Taça da Alemanha

O Bayern Munique venceu o Wehen por 3-2, em jogo dos 32 avos de final da Taça da Alemanha. Harry Kane apontou o golo da vitória aos 90+4.