Antevisão GP São Paulo: «Mr. Saturday» não se mostra só em qualificações

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: VERSTAPPEN TEVE INESPERADAS DIFICULDADES, RUSSELL VENCE SPRINT E MERCEDES TRANCA A PRIMEIRA LINHA DA GRELHA PARA DOMINGO

A penúltima ronda do campeonato do mundo de Fórmula 1 em 2022 decorre em São Paulo, no circuito de Interlagos, no Brasil. A qualificação de ontem tinha trazido uma pole position inesperadíssima para Kevin Magnussen, mas, com o sprint, ia ser sempre difícil ao dinamarquês aguentar a liderança na corrida sprint. Assim não aconteceu, mas também não foi o passeio que se podia esperar de Max Verstappen.

Em primeiro lugar, antes de os carros começarem a rodar, importa referir que a Red Bull optou por colocar Max Verstappen com pneus médios (apenas Nicholas Latifi, bem mais atrás na grelha, optou pela mesma estratégia). No arranque, Magnussen conseguiu manter a primeira posição, com George Russell a ameaçar a segunda posição de Verstappen, mas o neerlandês foi conseguindo manter a segunda posição até os seus pneus entrarem na temperatura certa.

Na terceira volta, a inevitável perda de lugares de Magnussen começou a acontecer, com Verstappen a passar primeiro e Russell a fazê-lo depois. Foram esses dois pilotos que lutaram na frente pela vitória, embora parecesse que o britânico não fosse ser grande ameaça. Até que Russell ficou subitamente bastante perto, montando sucessivos ataques a Verstappen até que conseguiu finalmente passar à terceira tentativa, na volta 15. Fica a dúvida se foi apenas a estratégia dos pneus médios que falhou, ou se houve outro motivo (Verstappen queixou-se de ter passado por cima de detritos, provavelmente derivados de um incidente entre ambos os Alpine).

Russell foi capaz de se distanciar rumo à vitória na corrida sprint de São Paulo, ao passo que Verstappen ainda foi alcançado e ultrapassado por Carlos Sainz (que ainda teve um toque que danificou a asa de Verstappen) e Lewis Hamilton, que tinham partido de quinto e oitavo, respetivamente. Com a penalização de cinco lugares aplicada a Sainz, Hamilton irá partir do segundo lugar, com a Mercedes com os dois carros na primeira linha da grelha.

Verstappen, Sergio Pérez, Charles Leclerc e Lando Norris beneficiam todos da penalização de Sainz, com Kevin Magnussen a terminar num oitavo lugar, que ainda é positivo para o piloto da Haas. Sebastian Vettel e Pierre Gasly fecharam o top-10, embora estes dois não tenham saído do sprint com pontos. Vettel ainda teve um momento de maior susto com o seu colega de equipa Lance Stroll, que foi demasiado agressivo a defender-se do alemão, forçando-o a ir à relva (o canadiano foi penalizado em dez segundos).

E por falar em colegas de equipa, a Alpine teve de longe o pior sprint em termos coletivos. Esteban Ocon e Fernando Alonso colidiram duas vezes na primeira volta, primeiro enquanto estavam lado a lado na curva 4, e depois na reta principal, com Alonso a bater na traseira do carro do colega de equipa e a ter de ir à box para trocar de asa, furioso com o francês. Alonso terminou em 15.º, Ocon fez ainda pior e foi 18.º.

Para amanhã, a dúvida é saber se Verstappen tem dois maus dias seguidos. Detritos ou não, a escolha dos pneus médios parece não ter funcionado e ambos os Mercedes vão estar na frente para dar luta. E a Ferrari, partindo de quinto e sétimo, também tem a ambição de não deixar a Mercedes recuperar mais pontos na luta pelo segundo lugar no campeonato de construtores. Muitos pontos de interesse para a corrida de amanhã, a penúltima da época.

 

EQUIPA A TER EM CONTA

Mercedes – Já tinha dado muito boa conta de si no México, embora a estratégia tenha deixado a desejar na corrida. Para amanhã, Russell parte de primeiro e Hamilton de segundo, lembrando que o ritmo de corrida da Mercedes é sempre melhor que o de qualificação. Para uma equipa que ainda não ganhou este ano, as perspetivas em São Paulo são animadoras.

 

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Sebastian Vettel (Aston Martin) – O alemão foi dos pilotos que mais posições ganhou no sprint de hoje em São Paulo (partindo de 13.º, terminou em nono). Vettel vai para a sua penúltima corrida de Fórmula 1 na carreira e a Aston Martin ainda procura assegurar o sexto lugar do campeonato de construtores, não faltando por isso motivação para o quatro vezes do campeão do mundo.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup na lista: eis a equipa da semana da Champions League

A UEFA já deu a conhecer a melhor equipa da jornada na Champions League. Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup representados.

Al Hilal tenta contratar alvo do Benfica depois de fechar avançado por 30 milhões de euros

O Al Hilal está no mercado por avançados. Kader Meité vai reforçar sauditas e Jeff Ekhator também está na lista do clube.

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer vir a Portugal contratar avançado para colmatar saída de peso

O Al Ittihad está interessado em contratar Yassir Zabiri. Emblema orientado por Sérgio Conceição de olho no avançado do Famalicão.

Crystal Palace chega além dos 80 milhões de euros e fecha 2 avançados

O Crystal Palace fechou a contratação de dois avançados. Jorgen Strand Larsen e Evann Guessand a caminho dos eagles.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa deixa o Benfica em definitivo e está a caminho do Alverca

Diogo Spencer vai rumar ao Alverca. Lateral direito deixa Benfica em definitivo e interrompe empréstimo ao AVS SAD.

Rúben Neves e Al Hilal avançam nas negociações e Real Madrid e Manchester United afastam-se: eis as novidades sobre o futuro do internacional português

Rúben Neves vai continuar no Al Hilal. Médio está em final de contrato, mas vai renovar por mais três temporadas com os sauditas.

Wesley desviado do Benfica e com destino conhecido no futebol europeu

Wesley vai ser reforço da Real Sociedad. Extremo vai ser cedido aos bascos pelo Al Nassr e empréstimo contemplará opção de compra.