Boavista FC 1-4 FC Porto: um Dragão convincente dá xeque-mate em território axadrezado

CRÓNICA: DRAGÕES VENCEM O HISTÓRICO DERBY NORTENHO E PROLONGAM A CRISE NO BESSA

O FC Porto soma três pontos no Estádio Bessa, após vencer o Boavista FC por 1-4. Foi um jogo com muitos golos, em que a equipa portista fez por merecer, impondo um domínio e controlo sobre o adversário, que se refletiu naturalmente no resultado.

Sérgio Conceição não promoveu relativas alterações ao seu onze inicial, para este encontro. Marcano foi novamente aposta no onze de Sérgio Conceição e acabou por valer a aposta, com um golo e uma tarefa defensiva consistente. Pepe por precaução, saiu do banco de suplentes ao minuto 86, de modo a ganhar ímpeto para o Mundial do Qatar, após o fim da lesão que susteve em outubro.

O FC Porto, nos primeiros 45 minutos, foi a equipa notavelmente superior, porque investiu muito mais ofensivamente. Só deu maioritariamente FC Porto no último terço, e geral controlo nas outras ações do campo. As estatísticas comprovaram isso mesmo. Os dragões tiveram mais remates enquadrados na baliza, maior percentagem de posse de bola, e fizeram por merecer a liderança durante os inteiros 90 minutos.

A equipa de Petit focou-se essencialmente em baixar linhas, com a tentativa na intercalação explosiva de investidas ofensivas, ainda que muito poucas para poder surpreender o FC Porto. As únicas verdadeiras oportunidades foram na segunda parte, com um remate ao poste e um golo de livre direto ao minuto 90+1, num autogolo de Diogo Costa.

O 1-4 não é um resultado surpreendente. Com a segunda parte, o desfecho ia adivinhando-se a partir da expulsão de Cannon ao minuto 58. Foi um momento do jogo que sentenciou a equipa do Boavista sob a ação do resultado, e os portistas souberam aproveitar para concretizar mais uns tantos. O resultado é justo. A equipa visitante foi competente, e reduz a diferença pontual ainda que temporariamente para o rival SL Benfica, que entra em campo neste domingo.

A FIGURA

FC Porto
Fonte: Bola na Rede

Ivan MarcanoÉ debatível a escolha “A Figura“ deste encontro. Pela lógica exibicional, Galeno levaria o prémio pelos seus dois golos e capacidade de desequilibrar ofensivamente, numa segunda parte individual magnífica. De certa maneira, Marcano pelo golo quase no fim da primeira parte, e pelo seu comportamento de líder defensivo, acabou por ser incisivo sobre a grande fatia da vitória portista, no Bessa. O jogo mudou totalmente com o seu golo, o que permitiu que o FC Porto fosse para o intervalo com um conforto maior, importante para o atropelo na segunda parte sobre o Boavista. É de salientar que este é o segundo golo inaugural consecutivo de Marcano nos últimos dois encontros.

O FORA DE JOGO

Darwin Reggie Canon Boavista Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Reggie CannonO defesa destacou-se em campo pela negativa. A sua expulsão comprometeu a equipa do Boavista, no encontro de hoje. O seu duplo amarelo e respetivo cartão vermelho, foi decisivo para a derrota da equipa axadrezada. A equipa não se ajustou taticamente e sofreu perante o FC Porto demolidor, que cresceu ainda mais a partir do minuto 58.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Sérgio Conceição apresentou um onze a não fugir do seu típico leque-base. Colocou um FC Porto em campo com a tática 4-4-2, com a dupla avançada Taremi – Evanilson em normal destaque. O meio-campo funcionou a todo o vapor, e no terço defensivo sublinha-se o emparelhamento Fábio Cardoso- Iván Marcano, pelo segundo jogo consecutivo.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (7)

Pepê (7)

I.Marcano (9)

Fábio Cardoso (7)

Wendell (7)

Uribe (7)

Eustáquio (8)

Galeno (9)

Otávio (8)

Taremi (8)

Evanilson (7)

SUBS UTILIZADOS

Pepe (-)

Grujic (-)

T.Martínez(6)

R.Conceição(-)

Bruno Costa (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – BOAVISTA FC

Com a tentativa de um 3-4-3, conter a equipa Portista sobre a sua criação de jogo cimentava-se na ideia de Petit, mas a ideia não teve qualquer impacto sobre os portistas. A equipa axadrezada não criou complicações e desfragmentações no jogo dos dragões, pelo que o resultado acaba por ser mais que justificado.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bracali (6)

Sasso (6)

Canon (5)

Onyemaechi (5)

Malheiro (6)

Vukotic (6)

Makouta(6)

Mangas (6)

Agra (5)

Njie (6)

Watai (6)

SUBS UTILIZADOS

Gorre (7)

B.Lourenço (-)

Bozenik (-)

Camara (-)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Boavista FC
BnR: Sexto jogo consecutivo sem conseguir vencer. Não pegando tanto no resultado, esta incapacidade de criar momentos de perigo ofensivo é algo que o preocupa?

Petit: O FC Porto não é uma equipa que concede muitas oportunidades. Hoje não conseguimos explorar aquilo que tínhamos analisado como os espaços que o FC Porto mais concedia. Deveríamos ter saído mais por trás, explorando o espaço nos corredores com o Mangas e o Malheiro. O Porto em 4-4-2 clássico, pressiona muito com os dois avançados e depois o Otávio perto e não exploramos o espaço que nos davam na ala, para depois lançarmos mais o Salvador e o Yusupha a chegar. Decidimos bater muito e não fomos eficazes.

FC Porto

Não foi possível fazer questões.

Rescaldo da autoria de Vítor Vieira e cobertura em direto de Francisco Silva.

Vítor Vieira
Vítor Vieira
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Já foi alvo do Sporting e está perto de rumar ao Wolfsburgo por 10 milhões de euros

Milan Van Ewijk está muito próximo de rumar ao Wolfsburgo por 10 milhões de euros fixos mais dois em variáveis. Lateral neerlandês representa o Coventry City do Championship.

Wolverhampton de Vítor Pereira faz proposta de 20 milhões de euros por revelação da La Liga

O Wolverhampton continua a procurar reforçar o plantel. Christantus Uche, médio do Getafe, é alvo do emblema orientado por Vítor Pereira que já fez uma proposta de 20 milhões de euros ao Getafe.

Palmeiras de Abel Ferreira define alvo para render Richard Ríos e pode desfalcar treinador português na Premier League

O Palmeiras está de olho no mercado de médios. Abel Ferreira quer substituir Richard Ríos e tem Andreas Pereira como alvo para os próximos dias. Ainda assim, até ao momento ainda não foi feita qualquer abordagem oficial.

Arsenal quer acertar saída de Jakub Kiwior para fazer investida por defesa avaliado em 60 milhões de euros

O Arsenal vai atacar a contratação de Piero Hincapié. O clube da Premier League quer negociar o jogador abaixo dos 60 milhões de euros da cláusula de rescisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Já há acordo entre o Sporting e o AC Milan por Conrad Harder: falta o aval do avançado

Sporting e AC Milan já chegaram a acordo para a transferência de Conrad Harder. O avançado está agora a ponderar a oferta.

Antiga glória do Machester United critica jogador contratado por Ruben Amorim: «Não se encontra nem perto da melhor forma»

Gary Neville deixou críticas a Benjamin Sesko, avançado que chegou ao Old Trafford no presente mercado de transferências. O antigo defesa admitiu que o avançado não se encontra em forma.

Casa Pia volta a emprestar antiga promessa do Celta de Vigo

O Casa Pia decidiu emprestar novamente Raúl Blanco, desta vez ao Alcorcón. O jogador fez a sua formação no Celta de Vigo, onde foi considerada uma jovem promessa.