O 11 do ano | FC Porto

- Advertisement -

Um novo ano e chega, assim, a tradicional hora dos balanços. Hoje trago a este espaço aquele que, para mim, foi o melhor onze do FC Porto no ano civil de 2022. Um onze que não respeita, forçosamente, o desenho tático mais vezes utilizado por Sérgio Conceição, mas que tem em vista premiar os jogadores que mais evoluíram e melhor interpretaram a missão de representar um clube como o FC Porto.

Diogo Costa – Ano de afirmação. Novo dono da baliza da seleção nacional, brilhantes exibições vestido de azul e branco e um dos destaques da fase de grupos da Liga dos Campeões. É, hoje, um dos jogadores mais valorizados e cobiçados na sua posição.

João Mário – Escolha difícil, mas óbvia. Manafá passou o ano lesionado, Rodrigo Conceição ainda não mostrou estofo e Pepê tem, naturalmente, lugar mais à frente. O potencial está lá, faltou consistência e inspiração. Que 2023 seja o ano do jovem formado no Olival. Muito para melhorar.

Pepe Fábio Cardoso Zaidu Sanusi
Fonte: Carlos Silba/Bola na Rede

Pepe – Apesar de algumas lesões, não podia ficar de fora. Por tudo o que representa dentro e fora do campo e pela capacidade e competência que apresenta a caminho dos 40 anos, Pepe é, ainda, pilar tanto no clube como na seleção.

Fábio Cardoso – Não é, nunca foi e, talvez, nunca venha a ser indiscutível. No entanto, aproveita cada oportunidade para mostrar serviço, compromisso e solidez. Havia outros candidatos, nomeadamente Mbemba, mas é um justo prémio pela regularidade que vai apresentando.

Zaidu – Titular ao longo de todo o ano. Tem enormes dificuldades tanto a defender como a atacar. A velocidade é a sua maior arma e virtude e acaba por ficar ligado de forma decisiva ao ano de sucesso do FC Porto. Afinal, foi dele o golo que carimbou o título.

FC Porto x Sporting CP
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Matheus Uribe – Esteio e pulmão do meio-campo portista. É o bombeiro de serviço e é um jogador fundamental na estratégia do treinador. O responsável por manter a equipa equilibrada e a sua renovação deverá ser prioridade máxima para a SAD.

Stephen Eustáquio – Talvez o seu desempenho individual não tenha sido, para muitos, suficiente para a entrada neste onze. A evolução que teve e a preponderância que assumiu na equipa indicam o contrário. Acrescentou intensidade, rotação e golo.

Vitinha – Os portistas suspiram de saudade. O único com lugar no onze que só fez parte do plantel em metade do ano civil. Um médio de qualidade ímpar que tem deslumbrado em França e que controlou brilhantemente o meio-campo portista na época passada.

Otávio Monteiro FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Otávio – Na minha opinião, o jogador do ano. É a presença de Otávio, naturalizado português e figura na seleção, que permite ao FC Porto a variabilidade tática que Sérgio Conceição idealiza. A atacar e a defender, a pausar ou a acelerar, a definir ou a transportar, está feito um jogador total.

Pepê – Coube a Pepê a missão de substituir Luis Díaz. Como jogadores, não se podem comparar e o brasileiro não atingiu, ainda, o patamar estelar do colombiano. É, ainda assim, o mais empolgante e desequilibrador do plantel e a sua polivalência tem sido ferramenta para toda a lavoura. Tem, ainda, grande margem de progressão.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Mehdi Taremi – Inteligência é, provavelmente, a palavra que melhor o define. Não é um finalizador nato, mas é um dos avançados mais completos e que melhor lê o jogo e os seus diferentes momentos que vi jogar com a camisola do FC Porto. Decisivo em toda a manobra ofensiva da equipa, teve mais um ano de grande nível.

Um feliz 2023 a todos os leitores do Bola na Rede!

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.