Marrocos x Portugal | Só a vitória interessa

Campeonato do Mundo, Quartos de Final: Sábado, 15h, 10 de dezembro de 2022

ANTEVISÃO: MARROCOS PROMETE SER OSSO DURO DE ROER

Se por um lado não parece concebível que Portugal possa perder frente a Marrocos, seleção claramente inferior a todos os níveis, depois da excelente exibição perante a Suíça, também é verdade que os africanos bateram o pé a Espanha, deixando pelo caminho uma das principais favoritas à conquista do troféu.

Apesar das declarações do técnico marroquino Walid Regragui, é quase certo que Fernando Santos não deverá optar por fazer alterações para o embate dos quartos-de-final em relação aquilo que foram os onze chamados para vencer a Suíça. A formação e o estilo de jogo não deverão mudar, até pelas semelhanças entre a Suíça e Marrocos, seleções aparentemente com um nível semelhante e que deverão encarar este jogo contra Portugal com mais cautelas, como tem sido norma até então.

Se Marrocos entrar em campo com a mesma mentalidade com que defrontou a equipa espanhola, promete ser uma equipa muito dura de bater. Portugal parece ter mais imprevisibilidade e possibilidade de surpreender Marrocos, mas se os golos não entrarem, tudo pode acontecer. Portugal, por comparação à Espanha, parece ter mais poder de fogo, velocidade, verticalidade e imprevisibilidade, até mesmo com as peças que podem sair do banco, a começar em Cristiano Ronaldo, Rafael Leão, João Cancelo e tantos outros.

Marrocos só sofreu um golo neste Mundial, que diz muito da coesão defensiva deste conjunto, mas também do espírito e garra com que encaram esta competição. Não dão as bolas como perdidas e jogam, como se costuma dizer, “com a faca nos dentes”. Será um adversário duro, até porque combina a organização defensiva e combatividade ao talento individual, que também não é propriamente escasso, embora não tão profundo como do lado português. Lutam para continuar a ser a única seleção não europeia ou da não América do Sul ainda em competição.

Será um duelo interessante e intenso, mas que Portugal tem clara obrigação moral de vencer à priori. Tudo o que não seja uma vitória lusa será surpresa. Apenas mais uma, a meio de tantas outras a que já assistimos neste Mundial, que tem tido sido tão atípico e “estranho” tanto fora, como dentro do campo.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Marrocos não perdeu qualquer jogo dos últimos 10 que disputou em todas as competições;
  2. Portugal foi a primeira equipa a marcar nos últimos 5 jogos;
  3. 4 dos últimos 5 jogos de Portugal tiveram mais de 2,5 golos;
  4. 5 dos últimos 7 jogos de Marrocos tiveram menos de 2,5 golos;
  5. Facundo Tello, árbitro da partida, apitou a única derrota portuguesa da competição para Portugal, registando uma média de 2,5 cartões amarelos por jogo;
  6. Marrocos é a primeira nação árabe a chegar aos quartos de final;
  7. No Mundial de 2018 Portugal venceu Marrocos por 1-0 com golo de Cristiano Ronaldo;
  8. Nos últimos seis jogos de Marrocos houve menos de 10,5 cantos;
  9. Marrocos já venceu Portugal no Mundial de 1986 (1-3);
  10. Portugal pode igualar o feito de 2006, quando chegou às meias-finais, tendo sido derrotado pela França (0-1).

JOGADORES A TER EM CONTA

Achraf Hakimi – Apesar de não achar que Hakimi esteja a fazer um Mundial extraordinário, pode sempre ser uma arma potencialmente perigosa. Um dos melhores laterais-direitos do Mundo, que combina na direita com Hakim Ziyech, outro craque desta seleção. Pode ser muito bem por este corredor que sairá mais perigo para Portugal.

 

João Félix – O avançado português, ainda do Atlético de Madrid, está a ser, na minha modesta opinião, um dos jogadores mais consistentes da seleção portuguesa neste Mundial 2022. Ainda que sem golo, Félix tem sido dos que mais contribui para a construção e definição dos ataques de Portugal. Que assim continue.

 

XI’S PROVÁVEIS 

Marrocos: Yassine Bounou; Achraf Hakimi; Nayef Aguerd; Romain Saïss; Noussair Mazraoui; Azzedine Ounahi; Sofyan Amrabat; Selim Amallah; Sofiane Boufal; Hakim Ziyech; Youssef En-Nesyri.

Selecionador: Walid Regragui

“Vamos enfrentar uma das melhores seleções do mundo, têm duas ou três equipas e jogadores frescos”.

 

Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot; Rúben Dias; Pepe; Raphaël Guerreiro; William Carvalho; Bernardo Silva; Otávio; Bruno Fernandes; João Félix; Gonçalo Ramos.

Selecionador: Fernando Santos

“Temos de jogar pelos nossos avós, bisavós e até trisavós. Vai ser muito, muito difícil, mas também vai ser muito difícil para Marrocos”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: PORTUGAL 2-0 MARROCOS

Gabriel Henriques Reis
Gabriel Henriques Reishttp://www.bolanarede.pt
Criado no Interior e a estudar Ciências da Comunicação, em Lisboa, no ISCSP. Desde cedo que o futebol foi a sua maior paixão, desde as distritais à elite do desporto-rei. Depois de uma tentativa inglória de ter sucesso com os pés, dentro das quatro linhas, ambiciona agora seguir a vertente de jornalista desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Jarell Quansah estreia-se a marcar pelo Bayer Leverkusen e homenageia Diogo Jota

Jarell Quansah apontou o primeiro golo oficial ao serviço do Bayer Leverkusen e dedicou o golo a Diogo Jota.

A era Farioli continua | FC Porto x Casa Pia

Com duas vitórias seguidas, o FC Porto de Francesco Farioli recebe, no estádio do Dragão, o Casa Pia de João Pereira.

O penálti marcado por Galeno para ganhar a Supertaça Saudita frente ao Al Nassr de Jorge Jesus

O Al Ahli conquistou a Supertaça da Arábia Saudita contra o Al Nassr. Wenderson Galeno marcou o penálti decisivo.

Bruno de Carvalho volta a criticar Luís Filipe Vieira e ironiza: «O amor de LFV pelo Benfica nunca poderá ser posto em causa»

Bruno de Carvalho voltou a criticar Luís Filipe Vieira, reagindo à recente entrevista concedida pelo ex-presidente do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa inglesa garante que Al Ittihad tenta contratação de Bruno Fernandes

O Al Ittihad também olha para Bruno Fernandes. Emblema da Arábia Saudita está a tentar contratar Rodrigo Mora ao FC Porto.

Nottingham Forest anuncia Arnaud Kalimuendo e Douglas Luiz para a temporada 2025/26

O Nottingham Forest oficializou as contratações de Arnaud Kalimuendo e Douglas Luiz para a temporada 2025/26.

Cristóvão Carvalho idealiza processo de recrutamento e opina: «Regresso? Não era o melhor momento nem para o João Félix nem para o Benfica»

Cristóvão Carvalho fala sobre pensa o processo de recrutamento ideal no Benfica e um regresso de João Félix.