Jogadas de mestre

    Não deixa de ser curioso que, exatamente um dia depois de Jorge Jesus ter dito que o Benfica tinha capacidade para fazer uma segunda volta melhor do que a primeira – recordo que os encarnados perderam apenas quatro pontos em 51 possíveis -, as águias deram o primeiro sinal de que tal objetivo será, evidentemente, uma árdua tarefa (se não mesmo impossível).

    No passado domingo, o Benfica deixou em Paços de Ferreira três dos quatro pontos de manobra que permitiam efetuar uma segunda volta melhor do que a primeira. Das duas derrotas registadas até agora, Jorge Jesus tem culpas diretas na perda dos três pontos. Há um padrão que se vem revelando ao longo da era de Jorge Jesus: o treinador encarnado muito raramente toma as melhores opções durante o decorrer dos jogos (principalmente dos jogos de dificuldade média/elevada). Perante as adversidades e resultados menos positivos no decorrer da partida, como foi o caso dos jogos frente ao SC Braga e frente ao Paços de Ferreira, Jorge Jesus opta sempre por retirar um homem do meio-campo e colocar (mais) um avançado.

    Em Braga, com o marcador empatado (1-1) , o treinador português, ao minuto 62, decidiu tirar Samaris e colocar Jonas, obrigando Enzo Pérez  jogar como trinco e Talisca no apoio aos avançados. A aposta revelou-se catastrófica: o Benfica perdeu o controlo do meio-campo, ofereceu espaço a Tiba e a Rúben Micael para colocarem a bola nos rapidíssimos alas bracarenses, perdeu toda a ligação ente setores e sofreu justamente o segundo golo da partida, alcançado por Salvador Agra, que ditou a vitória do SC Braga. Na retina ficou que, mesmo com dois avançados em campo e Talisca no apoio, a bola nunca chegou junto dos homens da frente, e o Benfica não teve habilidade para construir jogadas de perigo (exceção para o último lance da partida, onde Matheus foi protagonista).

    10710745_10154785830875716_6605100726944973182_n
    Jorge Jesus continua a cometer o mesmo erro
    Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

    Em Paços, tal como em Braga, com a partida empatada a zeros, Jorge Jesus decidiu arriscar tudo retirando novamente Samaris de campo e colocando Derley (82’). O Benfica passou a jogar com três avançados (Jonas, Lima e Derley) e sem nenhum homem no meio-campo de cariz defensiva. À imagem do jogo da “pedreira”, os encarnados deixaram de ter equilíbrio e nunca mais foram uma equipa com personalidade. Pelo contrário, sem ninguém com capacidade para construir de forma criativa os lances de ataque, o Benfica foi uma presa fácil para a organizada equipa pacense. O golo da vitória, alcançado por Sérgio Oliveira na marcação de uma grande penalidade, premiou a paciência e o espírito coletivo da equipa comandada por Paulo Fonseca.

    Perante isto, é legítimo questionar o porquê de Jorge Jesus insistir em oferecer, literalmente, o meio-campo ao adversário em situações como as de Braga e de Paços de Ferreira. Ter dois ou três avançados na área nunca significou uma grande eficácia ou percentagem de golos. Sempre que o treinador benfiquista recorre a este tipo de solução, os encarnados mudam a sua identidade, a sua forma de jogar, tornam-se previsíveis e, logicamente, a dificuldade para fazer um golo aumenta exponencialmente. Pior: nas duas situações demonstradas, o Benfica não só não conquistou os três pontos como ainda deixou fugir um, relativo ao empate. Ainda diz o ditado que “quem não arrisca não petisca”…

    Neste momento, as águias podiam ter mais sete, nove, dez ou treze pontos do que o FC Porto. Mas é importante não esquecer que se o Benfica tem mais seis pontos do que o segundo classificado, em tudo o deve ao seu treinador. Jorge Jesus é um dos melhores treinadores do mundo… só não o é em tudo.

    Foto de capa: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Rui Costa justifica resultado líquido negativo do Benfica: «Deve-se ao desempenho da SAD»

    O Benfica apresentou um resultado líquido negativo de 21,122 milhões de euros referentes à temporada passada. Rui Costa justificou.

    1.º Dezembro elimina Oliveirense na Taça de Portugal com golo aos 96 minutos

    O 1.º Dezembro venceu esta noite o Oliveirense por 2-1 na segunda ronda da Taça de Portugal. Golo tardio aos 96 minutos.

    Sevilha derrotado e alimenta registo negativo na La Liga

    O Sevilha perdeu com o Alavés por 2-1 na jornada 6 da La Liga. A equipa tem apenas uma vitória no campeonato nacional.

    Braga dá gás ao acelerador e vence Nacional nos últimos 15 minutos

    O Braga venceu esta noite o Nacional da Madeira por 3-0 na jornada 6 da Liga Portugal. Os três golos surgiram na parte final do jogo.

    Portugal elimina Itália e está na final do Mundial Feminino de Hóquei em Patins

    Portugal venceu esta noite a Itália por 2-0 nas meias-finais do Mundial Feminino de Hóquei em Patins. Estão na final.
    Pedro Beleza
    Pedro Beleza
    Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.