Australian Open 2015 – Novak Djokovic põe fim à reconquista de Stanislas Wawrinka

cab ténis

O tenista sérvio Novak Djokovic pôs fim ao sonho de Stanislas Wawrinka de tentar conquistar pela segunda vez consecutiva o titulo do Open da Austrália. Djokovic venceu o suíço por 7/6, 3/6, 6/4, 4/6 e 6/0.

Num jogo que nem sempre foi bem disputado e onde os momentos de bom ténis apareceram apenas a espaços, o último set foi espelho daquele que foi um jogo de sofrimento, onde, no fim, quem mais quis vencer venceu.

Djokovic e Wawrinka são dois lutadores do melhor que o circuito mundial conhece, mas hoje nem um nem outro exibiram aquele que é o seu melhor ténis. Stanislas Wawrinka partiu como detentor do troféu mas nem por isso o número 1 mundial teve receio, e, na verdade, quem andou sempre a “correr” atrás do prejuízo foi mesmo Wawrinka.

O tenista suíço esteve a perder 3/0 no quarto set mas conseguiu ainda assim ir recuperar o resultado e obrigar Novak Djokovic à disputa de uma quinta e última partida. Se mais valia o encontro ter acabado no quarto set é sempre inglório de se afirmar, mas na verdade o 6/0 da quinta e última partida não valoriza aquilo que é o trabalho de Stanislas Wawrinka.

No último set o tenista suíço pura e simplesmente não “aparece”, e o match point com uma direita para fora completamente disparatada mostrou aquilo que foi a última partida disputada pelo suíço e onde Djokovic, a partir de certa altura, pôde tirar o pé do acelarador e esperar que o próprio decorrer normal do jogo lhe atribuísse a vitória.

Mas se Wawrinka falhou na partida decisiva, não se pense que Novak Djokovic se exibiu sempre em “alta rotação”. O tenista sérvio também não esteve no seu melhor, numa meia-final que teve o nível de emotividade que merecia, mas não o nível exibicional.

Novak Djokovic vai agora encontrar na final um Andy Murray que vem seguro de si e motivado com tudo aquilo que foi o seu início de época. A vitória clara sobre Berdych levam a que o britânico apareça não só com maior frescura fisica, mas também com outra disposição emocional para enfrentar o tenista sérvio.

Ainda assim, e porque Djokovic é Djokovic, o sérvio garantidamente vai fazer um “reset” ao que de mau aconteceu nesta partida e pegar naquilo que importa: na sua vitória sobre o detentor do troféu, partindo assim também ele motivado para conquistar mais um grand slam e abrir assim a temporada da melhor forma, provando o porquê de ser o líder do ranking mundial.

Na vertente feminina, Serena Williams não se deixou apanhar desprevenida pela jovem Madison Keys e garantiu sem dificuldades de maior um lugar na final. Maria Sharapova tem agora a tarefa de mostrar que a “super favorita” de todo o e qualquer evento feminino tem de suar se quiser vencer este Open da Austrália.

Foto de capa: Tennis Australia

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez já revelou o nome de 1 titular português no Hungria x Portugal

Portugal está na Hungria para continuar a caminhada até ao Mundial 2026. Bernardo Silva vai ser titular, revelou Roberto Martínez, selecionador nacional.

A razão que levou ao despedimento de Nuno Espírito Santo do Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo já não é treinador do Nottingham Forest. Relação com os dirigentes do clube inglês deteriorou-se e baseou o cortar de relações.

AC Milan fecha venda de excedentário para a Arábia Saudita fora de horas por 7 milhões de euros

Yacine Adli está a caminho da Arábia Saudita. Médio deixa o AC Milan e o futebol europeu e vai assinar contrato com o Al Shabab por três temporadas.

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.