De Mil(h)ão em Mil(h)ão até à glória Internazionale | SL Benfica

Benfica
Prefácio

De um lado Portugal, país-berço de alguns dos melhores do desporto-rei; do outro, Itália, país da bota e de três botas de ouro. De um lado Lisboa, capital portuguesa por desígnio; do outro, Milão, capital futebolística italiana por direito. De um lado o SL Benfica, duas vezes campeão da Europa; do outro o FC Internazionale Milano, três vezes rei do Velho Continente. De um lado a ambição sem limites; do outro… exatamente o mesmo, na mesma desmedida loucura.

Capítulo I: Luz, ação!

SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O palco não podia ser melhor: o Estádio da Luz. O cenário não podia ser mais idílico: a Liga dos Campeões. Os trajes estão prontos: os atores vão vestir dois mantos bordados a história e glória, com botões de lágrimas cosidos à mão à custa de ilusões cumpridas e desilusões compridas. Palavra aos atores. (Aqui entre nós e colocando de lado pretensões de imparcialidade, que o guião não seja uma reedição da final europeia de 1965!) Será, importa não olvidar, uma encenação a dois atos, com personagens ausentes no primeiro que estarão presentes no segundo.

Capítulo II: Caminho marítimo para Istambul (com escala em Milão)

Conhecidos pela coragem quase estúpida – por vezes, estupidez quase corajosa – que os impeliu a tomar o leme rumo a um destino incerto pela certeza de um Destino, os portugueses vão hoje enfrentar as primeiras marés sem o seu homem do leme, sem o seu capitão. As baixas não ficam por aí, mas podia ser pior (Bah lá, vá lá). Do outro lado, está também enfraquecido o Adamastor italiano.

Em Milão, a batalha naval contará com duas frotas reforçadas. Será necessária uma intrepidez lusitana a fazer jus aos pergaminhos de um povo que já não se (re)conhece, mas que, por algum estranho motivo, encontra no futebol uma forma de canalizar e explanar uma força que noutros domínios parece esquecida.

Capítulo III: A chama imensa do Inferno da Luz

SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O melhor caminho para o Céu é pelo Inferno. A glória eterna não parecia tão próxima para o SL Benfica há largas e desapontantes décadas. O Céu parece ser já ali, mas não é. Ainda é longe. Melhor, ainda está longe. Todavia, estará tão mais perto quanto mais imensa for a chama que abraseia o Estádio da Luz. Os adeptos do Internazionale querem o Céu? Mostremos-lhes o Inferno!

Capítulo IV: À Benfica!

Hoje não dá, joga o SL Benfica. Hoje não dá para não jogar o SL Benfica. Hoje não dá para não dar Benfica. Benfica em campo, Benfica nas bancadas, Benfica nos cafés, Benfica em casa, Benfica em tudo em todo ao lado ao mesmo tempo. Venha o Inter, que nós vamos de Alfa (nem a greve a CP nos para). Venha quem vier – e até pode vir por bem -, hoje não dá mesmo, porque hoje joga o Sport Lisboa e Benfica. Hoje joga o Glorioso. À glória! À Benfica!

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas confirma compra dos 50% do passe de Gedson Fernandes ao Benfica: eis o valor que os encarnados encaixam

O Besiktas confirmou que pagou dez milhões de euros para adquirir 50% do passe de Gedson Fernandes, que pertencia ao Benfica. O médio vai ser transferido para o Spartak Moscovo.

João Félix oficializado como reforço do Al Nassr

O Al Nassr confirmou a contratação de João Félix. O avançado internacional português assinou contrato até 2027.

Geovany Quenda fala da saída de Viktor Gyokeres e da Supertaça: «É jogar para ganhar»

Geovany Quenda falou da atualidade do Sporting. O jovem avançado do Sporting foi confrontado com a saída de Viktor Gyokeres.

Rui Borges confrontado com o interesse em Ricardo Mangas e explica contratação de Luis Suárez: «Diferente do Viktor [Gyokeres]»

Rui Borges falou falou sobre a atualidade do Sporting. O técnico dos leões foi chamado a falar sobre Luis Suárez e Ricardo Mangas.

PUB

Mais Artigos Populares

Noronha Lopes veta voto eletrónico nas eleições do Benfica e Cristóvão Carvalho critica: «A participação de todos é fundamental»

Noronha Lopes está contra o voto eletrónico nas eleições presidenciais do Benfica. Cristóvão Carvalho é a favor e deixa críticas.

Manchester City recusa oferta de 28 milhões de euros por médio

O Nottingham Forest de Nuno Espírito apresentou uma oferta de 28 milhões de euros por James McAtee. Manchester City recusou.

Sporting pode competir com Palmeiras de Abel Ferreira por médio

O Sporting é um dos interessados em Nelson Deossa, médio colombiano que joga no Monterrey. Real Betis insiste na contratação.