CD Feirense 3-0 FC Porto B: De mota é mais fácil

- Advertisement -

A CRÓNICA: CD FEIRENSE MAIS FORTE SUPERA FC PORTO NO JOGO E NA TABELA

No Marcolino de Castro, o CD Feirense recebia o FC Porto B, em encontro a contar para a 28.ª jornada da Segunda Liga. Na primeira volta, as duas equipas não foram além do nulo. O Feirense vinha duma vitória, também em casa, frente ao FC Penafiel. Já o FC Porto, tinha derrotado por 4-2 o Trofense no Olival.

Em 15 minutos de jogo, o CD Feirense ficou perto de estar em vantagem. A equipa da casa era perigosa no momento ofensivo, com rápidas transições a castigar a defesa mais subida do seu adversário. Jardel Silva era um elemento desconcertante para a defensiva portista, que ia tendo dificuldades em travar o avançado.

O FC Porto não conseguia lidar com a velocidade dos homens da frente do Feirense e acabou por pagar caro ao minuto 29, quando João Paulo partiu para cima de Rodrigo Conceição, contornou ainda David Carmo e finalizou a contar para os fogaceiros. 1-0 no Marcolino de Castro para a equipa da casa.

Antes do intervalo, a equipa da casa ampliou o marcador por André Rodrigues, que aproveitou da melhor forma o passe de João Paulo para fazer o segundo do jogo. A partida foi para intervalo com 2-0 no marcador para a equipa da casa.

Na segunda parte, o CD Feirense tentava surpreender por bolas longas e aproveitar o posicionamento alto do FC Porto. A equipa sentia-se no controlo do jogo, apesar da menor posse de bola, com a defesa a fazer um bom trabalho a fechar os espaços, impedindo que houvesse progressão com bola até à baliza.

O ataque dragão era dinâmico e relativamente rápido no seu jogo, no entanto esbarrava na organização do conjunto de Rui Ferreira. Quando a superava, a definição deixava a desejar no último terço. Num dos momentos em que se ultrapassou essas duas questões, Marcus isolou Veron com uma grande bola, mas o brasileiro rematou ligeiramente ao lado.

A equipa do FC Porto B expunha-se cada vez mais na procura do golo e o Feirense aproveitava, com Tiago Dias a ficar perto de marcar o terceiro, a não conseguir levar a melhor sobre Meixedo. O jogo não ia destoando da tendência da segunda parte: comandados de Folha com mais bola, fogaceiros a aproveitar as transições.

Já perto do fim, ainda houve tempo para mais um golo no jogo. Já em tempo de compensação, Washington pegou na bola ainda no seu meio-campo e rompeu pela linha defensiva descompensada dos dragões e contornou Meixedo para o terceiro golo. O Feirense sai com os três pontos, vitória por 3-0 e uma ultrapassagem na tabela, que dá o sexto lugar à turma de Rui Ferreira.

A FIGURA

João Paulo – Exibição brutal do avançado. No primeiro golo parecia que ia de mota até à baliza e foi o grande desequilibrador da partida. Veloz e com uma boa capacidade de drible, tanto aparecia no espaço a castigar a defesa subida portista, como pegava na bola e ia para cima dos defesas. Elemento mais dos fogaceiros.

O FORA DE JOGO

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede


Bruno CostaJogo infeliz para o médio. Não conseguiu ser influente na manobra ofensiva e deixou a desejar nas compensações aos laterais.

BNR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CD Feirense

BnR: Na primeira parte, houve várias vezes a procura da diagonal para o espaço entre o lateral direito e o central direito do Porto a encontrar o Jardel ou o João Paulo. Foi algo que foi pensado ao longo da semana ou é algo que se identifica no jogo e se procura aproveitar?

Rui Ferreira: É uma das situações que temos na nossa saída de bola, é procurar aquele espaço, pode ser o Jardel ou o nosso avançado, preferencialmente pelo médio interior do lado contrário. Foi o que nos deu um dos golos, penso que o do Andrézinho, é uma das nossas saídas.

Aquilo que procurámos essencialmente, temos duas ou três situações, os jogadores devem perceber, havendo espaço vê e pode colocar, não havendo pode haver um momento em simultâneo na profundidade em que dá essa possibilidade do nosso jogador meter lá a bola. Temos duas ou três soluções para que o portador da bola saiba o que fazer.

FC Porto B

BnRContra um adversário que joga com um bloco organizado, com linha de cinco, sentiu que a dado momento faltou criar condições para que jogadores como o Gabriel Veron e o Gonçalo Borges pudessem encarar no um para um e criassem desequilíbrios que podiam estar a faltar no jogo?

António Folha: Aquilo que senti foi que não entrámos bem no jogo. Apesar de termos bola, a maior parte do tempo não tivemos bem, tanto nos equilíbrios defensivos e na identificação dos espaços, porque o Feirense é uma equipa que defende bem, mete muitos jogadores por dentro e sai bem.

O que não conseguimos foi identificar quando não dava para jogar por dentro e quisemos demasiadamente jogar por dentro. Atraindo o Feirense a zonas interiores, libertando o corredor, muitas vezes podíamos ficar com esses homens soltos ou um para um e a poder desequilibrar. Não conseguimos identificar bem e tivemos algumas dificuldades porque andamos sempre nos espaços interiores e não conseguimos criar muito perigo.

Na segunda parte melhoramos muito sobre isso, tivemos muitos cantos e naquilo que eu disse que não estivemos na primeira, os equilíbrios defensivos quando estamos para atacar, não deixar aqueles homens entre linhas, principalmente o Jardel, que saiam rápido e criavam-nos alguns problemas.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.