O cancelamento de uma etapa de estreia da MotoGP

modalidades cabeçalho

O início da temporada da MotoGP trouxe um novo calendário com novas etapas, com grande destaque para a primeira com local marcado no Autódromo do Algarve. No entanto, o meu destaque vai para outra etapa: o Grande Prémio do Cazaquistão.

Se alguma vez se considerou que a época de 2023 de MotoGP ia ser a mais longa, essa ideia acabou por ser contrariada a poucos dias do GP de Espanha quando a própria organização confirmou o cancelamento do GP do Cazaquistão de 2023. Na base da decisão está o atraso nos trabalhos de obras no circuito asiático.

A etapa estava marcada para entre 7 e 9 de julho no novo circuito de Sokol, seguida do GP dos Países Baixos, mas, após o cancelamento da prova, a pausa na temporada aumentou, fazendo com que as motas não regressem aos grandes palcos ao longo do mês de julho.

O intervalo de tempo sem provas pode-se comprovar como algo benéfico para as equipas, uma vez que, pela lógica, acabam por ter mais tempo para se prepararem para a seguinte etapa, conseguindo refletir nos possíveis erros da prova anterior e arranjar soluções para os mesmos. Ainda assim, nem tudo são rosas para a MotoGP.

O cancelamento do GP do Cazaquistão implica, ainda, mudanças no calendário. Como a organização ficou-se pela decisão de não substituir a etapa, os pilotos vão ter de esperar um ano para se poder estrear o circuito de Sokol, no entanto, o circuito da Índia já vai poder ser estreado na temporada atual, pertencendo ao duo de estreia de 2023.

Curiosamente, já é o quinto ano consecutivo que a MotoGP não consegue concretizar totalmente o calendário da temporada. Ora, a meu ver, poder-se-ia considerar não fazer um calendário que inclua provas que ainda estejam pendentes de decisões finais, porque acaba sempre a obrigar os pilotos e respetivas equipas e a própria organização a lidar com as consequências e alterações que possam surgir mediante mudanças súbitas.

Face à eliminação do GP do Cazaquistão do calendário de 2023, fica um total de vinte provas, com quatro já realizadas.

Artigo redigido por Mariana Gomes

Mariana Gomes
Mariana Gomes
Desde pequena, a Mariana foi habituada a gostar de desporto por causa da família. A paixão reside no Sport Lisboa e Benfica, mas gosta muito de estar a par de todas as atualizações desportivas. Foi na faculdade que ganhou o interesse por Fórmula 1 e Moto GP. Está no último ano de Jornalismo, o que a fez abraçar este projeto com muita motivação.

Subscreve!

Artigos Populares

Gasperini pede 4 reforços para a AS Roma no mercado de verão

A AS Roma está a trabalhar no mercado de verão. Gian Piero Gasperini quer reforçar quatro posições para a próxima época.

Ruben Amorim aponta possível data de estreia de reforço do Manchester United

Bryan Mbeumo ainda não se estreou pelo Manchester United. Ruben Amorim aponta possível data de estreia do jogador.

Sporting com dois ‘reforços’ confirmados

O Sporting de Nuno Dias integrou nos seus trabalhos dois nomes que não estavam no clube: Bruno Maior e Pedro Santos.

Sporting regressa aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo para preparar Supertaça

O Sporting vai enfrentar o Benfica na Supertaça de Portugal, dia 31 julho no Estádio do Algarve. Leões focados no jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Como 1907 volta a pescar no Real Madrid e garante jovem promessa

O Como 1907 está muito perto de garantir a contratação de Jacobo Ramón, defesa-central que pertence aos quadros do Real Madrid.

Jan Bednarek já está em Portugal para reforçar FC Porto

Jan Bednarek vai deixar o Southampton e reforçar o FC Porto. Defesa-central já está em Portugal para completar mudança.

FC Porto regressa aos treinos com um jogador de fora

O FC Porto regressou aos treinos durante esta segunda-feira. Francisco Moura continua fora das contas de Francesco Farioli.