📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rio Ave FC 2-2 FC Famalicão: Empate a dois no adeus ao campeonato

- Advertisement -

A CRÓNICA: RIO AVE FC RECUPERA PARA CHEGAR AO GOLO EM JOGO DE DESPEDIDA

Em jogo a contar para a 34º jornada, da primeira liga portuguesa, o Rio Ave recebeu o Famalicão, no Estádio dos Arcos.

Com pouco a acrescentar na classificação das duas equipas, ambas com a manutenção garantida há algumas jornadas atrás, nenhuma delas pretendia perder naquele que seria o último jogo do campeonato.

O jogo começou agitado com diversas ocasiões nos primeiros 15 minutos. Contudo, a mostrar que não viajou em vão, o Famalicão aproveitou melhor as duas primeiras ocasiões na partida e chegou, por duas vezes, ao golo. O primeiro marcado por Ruben Lima, aos 10 minutos, após cruzamento de Alex Dobre, este que viria a fazer o segundo golo na partida, dois minutos depois, a responder a um excelente cruzamento/remate de Santi Colombatto.

Com uma excelente aula de eficácia, nos minutos iniciais, o Fama tranquilizou-se no jogo até que, à meia hora de jogo, ficou com menos uma unidade. Zaydou Youssouf viu o cartão vermelho após entrada dura sobre Guga. Com mais uma unidade e a jogar em casa, mesmo a perder por duas bolas, o Rio Ave tinha de fazer pela vida, de modo a dar uma última alegria aos adeptos, esta época.

Os da casa ainda tentaram, por diversas ocasiões, mas sem sucesso. O resultado iria manter-se até ao final da primeira parte. Um 0-2 repleto de eficácia atacante e consistência defensiva por parte dos Famalicenses.

Na entrada para a segunda parte, Luís Freire optou por fazer entrar Emmanuel Boateng no jogo para o lugar de Paulo Vítor. O técnico rioavista realizava a segunda alteração no encontro, uma vez que, aos 36 minutos, substituiu Renato Pantalon por Sávio.

Com mais um elemento, o Rio Ave carregava e fazia levar perigo à baliza de Zlobin. Já o Famalicão tentava chegar à baliza adversária através de contra-ataques conduzidos, principalmente, por Alex Dobre e Ivan Jaime.

Sem tirar o pé do acelerador, os da casa chegaram finalmente ao golo, no minuto 70. Sávio cruzou para Boateng que, com um grande cabeceamento, introduziu a bola na baliza adversária.

O Rio Ave não abrandou e chegou mesmo ao empate no marcador. Na ressaca de um pontapé de canto, Guga cruzou para Leonardo Ruiz que, novamente, de cabeça, fez o 2-2 na partida. Após estar a perder por dois golos, os rioavistas não desistiram e chegaram, com justiça, ao empate.

O jogo estava elétrico e até ao final prometia permanecer ligado à corrente. O Rio Ave fazia valer a superioridade numérica e não dava hipótese ao Fama sequer de respirar.

Até ao final surgiram ocasiões de ambos os lados. Para os forasteiros através de contra-ataques e para os da casa através de cruzamentos. Porém o empate a dois viria a manter-se até ao final. 

O campeonato terminava assim para as duas equipas. O Famalicão somou 44 pontos e o Rio Ave 40. Na próxima época estarão novamente a defrontar-se na primeira liga.

A FIGURA

Alex Dobre – Fez a assistência para o primeiro e carimbou o segundo golo do Famalicão. Essencial nos contra-ataques na segunda parte, uma vez que a equipa estava reduzida a dez unidades.

O FORA DE JOGO

Fábio Ronaldo – Esteve muito apagado no jogo e fez um falhanço, após grande cruzamento de Ukra, na primeira parte. Jogo aquém do esperado do jovem português.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

RIO AVE FC

BnR: O Rio Ave beneficiou, ao longo da época, de muitos jogos a um domingo à tarde. Esse fator ajudou a atrair o público para o estádio. No seu entender foi um fator preponderante para o bom desempenho na época?

Luís Freire: Os nossos adeptos habituaram-se a ser adeptos aguerridos, exigentes e que puxam pela equipa. Lutaram juntos com os jogadores e com a equipa. Os nossos adeptos são a identidade do clube e estiveram sempre do nosso lado. Só temos a agradecer todo o apoio que nos deram.

FC FAMALICÃO

BnR: Após a expulsão optou por baixar o Ivo Rodrigues no terreno em vez de colocar um médio mais posicional, porquê?

João Pedro Sousa: Se optássemos por fechar espaços para controlar as ações ofensivas do adversário e colocar um ponto final nas nossas ações, eu colocava um médio defesivo. Nunca isso me passou pela cabeça, juntamos os três médios e os três tiveram um comportamento, quer ofensivo, quer defensivo, muito bom. Mas como eu disse, não iriamos abdicar de atacar, mesmo com dez jogadores.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.