Os 5 piores jogos do FC Porto esta época

    Não foi desta que Sérgio Conceição conseguiu conquistar o primeiro bicampeonato pelo Futebol Clube do Porto, enquanto treinador. O técnico azul e branco admitiu algum demérito da equipa, em alguns jogos, especialmente na primeira volta do Campeonato.

    Na Liga dos Campeões, o percurso começou torto, porém endireitou-se a tempo. Mesmo assim, fica a sensação que o Porto poderia ter eliminado o Inter e ter alcançado, pelo menos, os quartos de final, se houvesse maior risco ofensivo da formação portista. 

    As taças acabaram por ser o refúgio de títulos do clube. No entanto, a época não pode ser completamente positiva pela falta do principal troféu nacional. Não foi desta que o treinador do Porto conseguiu um bicampeonato pelo clube, algo que escapa desde 2012/2013.

    O Bola na Rede faz uma lista dos cinco jogos mais negativos da época portista.

    1.

    João Mário Aziz FC Porto Rio Ave FC
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Rio Ave 3-1 FC Porto – Na quarta jornada, houve o primeiro deslize e logo frente a uma equipa vinda da Segunda Liga. Os azuis e brancos já tinham mostrado alguns sinais preocupantes no movimento ofensivo na primeira deslocação da época em Vizela. No entanto, frente ao Rio Ave, o Porto mostrou problemas nos corredores defensivos, especialmente do lado direito, algo já comum nos últimos anos.

    Ao intervalo, a formação azul e branca perdia por 3-0 e apesar de ter havido uma mudança de atitude e três alterações no onze ao intervalo, os azuis e brancos não evitaram a derrota e ficavam em desvantagem pontual para o Benfica, até ao final.

    2.

    Pepê Mignolet Club Brugge KV FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    FC Porto 0-4 Club Brugge KV – Um dos jogos que fica na lista negra europeia do Porto e onde figuram encontros como a derrota frente ao Artmedia, igualmente no Estádio do Dragão, ou o desaire contra o APOEL, no Chipre.

    O golo de Jutglà acabou por destruir a inspiração inicial portista e os erros foram-se acumulando.

    Mesmo com algumas mudanças ao intervalo, a derrocada no resultado veio a seguir. O Porto mostrou mais uma vez sinais preocupantes, com David Carmo a aumentar a desconfiança dos sócios e adeptos azuis e brancos, na contratação mais cara de sempre do clube… Já parecia incontestável que faltava um elemento como Vitinha que tinha saído para a Paris Saint Germain, no verão, e a forma de jogar da equipa alterou-se com um prejuízo para a qualidade da equipa.

    3.

    Francisco Geraldes Stephen Eustáquio FC Porto Estoril
    Fonte: Zito Delgado/Bola na Rede

    GD Estoril Praia 1-1 FC Porto – Depois da derrota frente ao campeão belga, esperava-se a reação habitual pós-ressaca europeia no Campeonato. A verdade é que os portistas não se adaptaram as movimentações do meio-campo e dos extremos estorilistas. Mesmo assim, o Porto até conseguiu introduzir duas bolas na baliza, cujos lances acabaram por ser anulados.

    Tiago Gouveia, emprestado pelo Benfica à formação da linha de Sintra, deu a vantagem à equipa da casa ainda na primeira parte. Os comandados de Sérgio Conceição voltaram com vontade, mas sem grande inspiração. Taremi, de penalti, já nos descontos, acabou por fazer o empate e reduzir a perda de pontos face ao rival Benfica.

    4.

    Mehdi Taremi FC Porto Gil Vicente
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    FC Porto 1-2 Gil Vicente FC – O Estádio do Dragão é a fortaleza do Futebol Clube do Porto e dificilmente quando se coloca a ganhar, não deixa escapar essa vantagem. Contudo, este encontro foi a exceção à regra.

    Taremi colocou os azuis e brancos a vencerem logo no início e houve oportunidades para o Porto alargar a distância no marcador. Só que a formação treinada por Daniel Sousa começou a estar mais à vontade para atacar e obviamente explorar as laterais da defesa portista. Fran Navarro empatou ainda antes da meia hora de jogo e deixou os dragões intranquilos.

    A expulsão de João Mário e o golo de penálti dos gilistas já nos descontos antes do intervalo tornaram a missão muito difícil para resgatar os três pontos. A verdade mesmo é que os portistas ainda ficaram reduzidos a nove e ficaram muito limitados na resposta ofensiva, acabando pelo resultado não se alterar. Provavelmente, este foi o resultado que acabou por ser decisivo em definitivo para o título encarnado. A reação de revolta foi do treinador ao presidente, mas especialmente contra a equipa de arbitragem….

    5.

    SC Braga 0-0 FC Porto O Porto vinha de um empate nos oitavos de final da Champions a zeros frente ao Inter, mas sabia que em Braga estava obrigado a ganhar para não se afastar mais na luta pelo título. No entanto, os jogadores portistas mostraram-se letárgicos a nível ofensivo e só perto do final do jogo é que tiveram uma oportunidade clara de golo.

    Uma equipa campeã que quer revalidar o título não pode falhar nesses jogos. A formação treinada por Sérgio Conceição pareceu mais preocupada em não sofrer com as suas fragilidades defensivas e a armada atacante bracarense. Faltou coragem, discernimento e assertividade. Estas duas estiveram presentes na série vitoriosa, nas nove jornadas finais da Liga Portuguesa.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Portugal entra na Champions League em grande: ocupa os lugares de vaga extra para 2025/26

    Portugal viu Sporting e Benfica a vencerem na primeira jornada da Champions League. As equipas representam o país na competição.

    Champions League: eis a classificação ao final da primeira jornada

    A Champions League já se encontra a ser disputada, tendo esta quinta-feira finalizado a primeira jornada da competição.

    Bruno Lage sobre reforço de verão: «Não há jogadores do mister Roger Schmidt ou do Bruno Lage»

    Bruno Lage sucedeu a Roger Schmidt no comando técnico do Benfica. O português abordou a utilização de Jan-Niklas Beste.

    Espelho meu, espelho meu, o Real Madrid não jogou melhor do que eu | Sporting

    O Sporting foi derrotado pelo Real Madrid na primeira mão do playoff de acesso à Champions League Feminina.

    Eis o ranking UEFA depois da primeira jornada da Champions League

    O ranking UEFA é fundamental para se decidirem quantos postos nas competições europeias são entregues a cada país.
    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.