Os 5 piores jogos do FC Porto esta época

- Advertisement -

Não foi desta que Sérgio Conceição conseguiu conquistar o primeiro bicampeonato pelo Futebol Clube do Porto, enquanto treinador. O técnico azul e branco admitiu algum demérito da equipa, em alguns jogos, especialmente na primeira volta do Campeonato.

Na Liga dos Campeões, o percurso começou torto, porém endireitou-se a tempo. Mesmo assim, fica a sensação que o Porto poderia ter eliminado o Inter e ter alcançado, pelo menos, os quartos de final, se houvesse maior risco ofensivo da formação portista. 

As taças acabaram por ser o refúgio de títulos do clube. No entanto, a época não pode ser completamente positiva pela falta do principal troféu nacional. Não foi desta que o treinador do Porto conseguiu um bicampeonato pelo clube, algo que escapa desde 2012/2013.

O Bola na Rede faz uma lista dos cinco jogos mais negativos da época portista.

1.

João Mário Aziz FC Porto Rio Ave FC
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Rio Ave 3-1 FC Porto – Na quarta jornada, houve o primeiro deslize e logo frente a uma equipa vinda da Segunda Liga. Os azuis e brancos já tinham mostrado alguns sinais preocupantes no movimento ofensivo na primeira deslocação da época em Vizela. No entanto, frente ao Rio Ave, o Porto mostrou problemas nos corredores defensivos, especialmente do lado direito, algo já comum nos últimos anos.

Ao intervalo, a formação azul e branca perdia por 3-0 e apesar de ter havido uma mudança de atitude e três alterações no onze ao intervalo, os azuis e brancos não evitaram a derrota e ficavam em desvantagem pontual para o Benfica, até ao final.

2.

Pepê Mignolet Club Brugge KV FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

FC Porto 0-4 Club Brugge KV – Um dos jogos que fica na lista negra europeia do Porto e onde figuram encontros como a derrota frente ao Artmedia, igualmente no Estádio do Dragão, ou o desaire contra o APOEL, no Chipre.

O golo de Jutglà acabou por destruir a inspiração inicial portista e os erros foram-se acumulando.

Mesmo com algumas mudanças ao intervalo, a derrocada no resultado veio a seguir. O Porto mostrou mais uma vez sinais preocupantes, com David Carmo a aumentar a desconfiança dos sócios e adeptos azuis e brancos, na contratação mais cara de sempre do clube… Já parecia incontestável que faltava um elemento como Vitinha que tinha saído para a Paris Saint Germain, no verão, e a forma de jogar da equipa alterou-se com um prejuízo para a qualidade da equipa.

3.

Francisco Geraldes Stephen Eustáquio FC Porto Estoril
Fonte: Zito Delgado/Bola na Rede

GD Estoril Praia 1-1 FC Porto – Depois da derrota frente ao campeão belga, esperava-se a reação habitual pós-ressaca europeia no Campeonato. A verdade é que os portistas não se adaptaram as movimentações do meio-campo e dos extremos estorilistas. Mesmo assim, o Porto até conseguiu introduzir duas bolas na baliza, cujos lances acabaram por ser anulados.

Tiago Gouveia, emprestado pelo Benfica à formação da linha de Sintra, deu a vantagem à equipa da casa ainda na primeira parte. Os comandados de Sérgio Conceição voltaram com vontade, mas sem grande inspiração. Taremi, de penalti, já nos descontos, acabou por fazer o empate e reduzir a perda de pontos face ao rival Benfica.

4.

Mehdi Taremi FC Porto Gil Vicente
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

FC Porto 1-2 Gil Vicente FC – O Estádio do Dragão é a fortaleza do Futebol Clube do Porto e dificilmente quando se coloca a ganhar, não deixa escapar essa vantagem. Contudo, este encontro foi a exceção à regra.

Taremi colocou os azuis e brancos a vencerem logo no início e houve oportunidades para o Porto alargar a distância no marcador. Só que a formação treinada por Daniel Sousa começou a estar mais à vontade para atacar e obviamente explorar as laterais da defesa portista. Fran Navarro empatou ainda antes da meia hora de jogo e deixou os dragões intranquilos.

A expulsão de João Mário e o golo de penálti dos gilistas já nos descontos antes do intervalo tornaram a missão muito difícil para resgatar os três pontos. A verdade mesmo é que os portistas ainda ficaram reduzidos a nove e ficaram muito limitados na resposta ofensiva, acabando pelo resultado não se alterar. Provavelmente, este foi o resultado que acabou por ser decisivo em definitivo para o título encarnado. A reação de revolta foi do treinador ao presidente, mas especialmente contra a equipa de arbitragem….

5.

SC Braga 0-0 FC Porto O Porto vinha de um empate nos oitavos de final da Champions a zeros frente ao Inter, mas sabia que em Braga estava obrigado a ganhar para não se afastar mais na luta pelo título. No entanto, os jogadores portistas mostraram-se letárgicos a nível ofensivo e só perto do final do jogo é que tiveram uma oportunidade clara de golo.

Uma equipa campeã que quer revalidar o título não pode falhar nesses jogos. A formação treinada por Sérgio Conceição pareceu mais preocupada em não sofrer com as suas fragilidades defensivas e a armada atacante bracarense. Faltou coragem, discernimento e assertividade. Estas duas estiveram presentes na série vitoriosa, nas nove jornadas finais da Liga Portuguesa.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Morten Hjulmand admite poucas oportunidades e analisa: «Diria que foi um jogo aborrecido»

Morten Hjulmand analisou o desfecho do Arsenal x Sporting. Leões foram eliminados pelos Gunners na Champions League.

Declan Rice elogia Sporting: «É uma equipa muito boa e mostrou ter jogadores realmente muito bons»

Declan Rice analisou o desfecho do Arsenal x Sporting. Leões foram eliminados pelos Gunners na Champions League.

Arsenal x Sporting | A melhor campanha de sempre do Leão na Champions League

Portugal aponta agora miras ao antepenúltimo embate da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, onde irá defrontar a Hungria

Rui Borges responde ao Bola na Rede após o Arsenal x Sporting: «Era importante instalar, quebrar e ficar com bola, com ataques demorados»

Rui Borges respondeu ao Bola na Rede após o Arsenal x Sporting. Jogo terminou 0-0 e os leões foram eliminados da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges em conferência de imprensa após eliminação do Sporting da Champions League: «Merecíamos pelo menos o prolongamento»

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Sporting eliminou o Arsenal e apurou-se para as meias-finais da Champions League.

Eis o Ranking UEFA depois do empate do Sporting e da eliminação da Champions League

O Sporting empatou com o Arsenal na eliminação da Champions League. Leões somaram pontos a Portugal no Ranking UEFA.

Eis o quadro das meias-finais da Champions League

Já são conhecidos os quatro clubes apurados para as meias-finais da Champions League 2025/2026.