A sina de Pepê | FC Porto 4-0 Cardiff City

- Advertisement -

O relógio apontava as 19 horas e o termómetro 29 graus. Halim Shirzad, árbitro do Afeganistão, apitou para o início da partida que opôs FC Porto e Cardiff City FC, num estádio do Algarve que contou com menos de “meia casa” a assistir. O resultado e a exibição não deixaram espaços para dúvidas – FC Porto 4-0 Cardiff City FC, golos de Toni Martinez (2), Taremi e do reforço Fran Navarro, num jogo em que a equipa vice-campeã nacional foi claramente superior, controladora e eficaz.

Mas este jogo teve mais temas de interesse que não o resultado. Naquele que foi o primeiro teste do FC Porto 23/24 à porta aberta, Sérgio Conceição fez alinhar de início uma equipa que se espera ser a base do elenco azul e branco no decorrer da época com, por exemplo, Diogo Costa na baliza, o capitão Pepe em dupla com Marcano, Gujic no meio campo, e Taremi jogadores de ataque. Estes seis são quase indiscutivelmente jogadores que terão preponderância na equipa durante os próximos dez meses de temporada futebolística, mas o que me chama à atenção neste onze inicial é Pepê

Pepê FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Apresenta-se à direita, numa defesa a quatro. Não surpreende, porque vimos esta adaptação ganhar vida e acontecer com muita (!) regularidade no decorrer da época transata. As questões que se colocam são – É o plano A para a ala direita do FC Porto este ano? Com o regresso de João Mário, Pepê poderá ter protagonismo noutra posição? Darão estes dois jogadores (um adaptado à posição, outro a voltar de lesão prolongada) as garantias necessárias para enfrentar todos os desafios que a temporada proporciona?

Num FC Porto que utiliza o famoso 4-4-2 como sistema tático, muitas das dinâmicas da equipa parecem estar influenciadas por esta posição de lateral direito. Passo a explicar – neste jogo os médios de corredor central foram, de início, Gujic e Romário Baró, sendo que André Franco alinhou descaído para o corredor direito nessa linha de quatro médios. Esta posição de Franco, muitas vezes ocupada por Otávio (jogador que, quando os jogos forem “a sério” entrará de certeza no onze dos dragões) envolve sobretudo movimentações de corredor central, isto é – com bola, o Porto jogou com Franco sempre descaído para o corredor central deixando toda a lateral direita ao cuidado de Pepê que em momento ofensivo se envolve com muita largura e profundidade em zonas atacantes.

Este posicionamento com bola proporciona aos adversários do Porto uma oportunidade a explorar – as costas do lateral Pepê. Não só o Porto está constantemente exposto no seu corredor direito no momento em que perde bola, como as constantes acelerações do brasileiro (ora para se colocar em soluções ofensivas, ora para recuperar terreno quando a equipa adversária recupera a bola) não lhe permitem ter a frescura necessária em momentos em que podia ser decisivo com dribles e/ou finalizações.

Fica a ideia de que o jogador, apesar do notório crescimento e adaptação ao lugar, não dá as totais garantias defensivas que uma equipa deste calibre necessita nesta posição e, ao mesmo tempo, não explora todas as suas capacidades ofensivas, uma vez que qualidade técnica e velocidade são armas de desequilíbrio que Pepê utiliza com grande propriedade em zonas mais adiantadas do terreno de jogo. Poderia, nesta 3ª época de dragão ao peito, completamente adaptado ao futebol europeu, ao clube e ao campeonato português, jogando em zonas mais avançadas, ter o impacto (golos + assistências) que teve, por exemplo, Galeno na temporada anterior? Na segunda parte, já com o internacional português Otávio em campo, a ocupar a posição que há pouco entregávamos a André Franco, as mesmas dinâmicas pareceram mais bem oleadas, ainda que as questões se mantenham à tona. O que não levanta nenhuma questão é a qualidade inegável de Diogo Costa – duas enormes defesas, uma delas a remate fora da área de Sheyi Ojo, momento do jogo!

Artigo da autoria de Pedro Belo, redator do Bola na Rede

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mário Branco suspenso 30 dias e com multa superior aos 10 mil euros depois de palavras no Arouca x Benfica: «Eu vou começar a...

Mário Branco foi suspenso e terá pela frente uma multa. Em causa, declarações dirigidas a José Bessa, árbitro do Arouca x FC Porto.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do FC Porto e dos jogos da Europa League e da Conference League

O Ranking UEFA voltou a sofrer alterações durante esta quinta-feira, com Portugal a conseguir mais pontos.

Gverreiros apresentam a resposta que a eliminatória pediu | Braga 4-0 Ferencváros

O carimbo para os quartos-de-final da Europa League não foi fácil de adquirir, mas a resposta dos gverreiros em Braga não deixou quaisquer dúvidas sobre qual das equipas mereceu mais a passagem à próxima fase

Sebastian Hoeness considera resultado injusto e deixa mensagem: «Espero que o Francesco Farioli e o FC Porto vençam a Liga»

Sebastian Hoeness analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli e a exibição de Diogo Costa: «Foi a melhor maneira de celebrar e honrar a memória do Silvino»

Francesco Farioli analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.

Victor Froholdt marcou golaço pelo FC Porto e admite: «Tivemos dificuldades em alguns momentos, mas temos de estar orgulhosos das nossas exibições»

Victor Froholdt analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.

William Gomes e a vitória do FC Porto: «Sabíamos que ia ser um jogo de duelos. Foi difícil como o jogo de ida, mas...

William Gomes analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.