O Sporting CP e a constante superioridade tática frente ao Casa Pia

O Sporting CP continua feliz na Liga graças a novas nuances táticas que prometem tornar a equipa mais perigosa.

Um dos maiores desafios ao implementar um 3-4-3 é o enorme espaço que os dois médios-centro têm de cobrir, assim como o facto de, nessa zona do terreno, a equipa (quase) nunca estar em vantagem numérica. Isso aconteceu no Sporting em 2022/23, levou Rúben Amorim a testar na pré-época o 4-4-2 e, ainda que com alguns soluços, o técnico está a conseguir trazer ao de cima as maiores vantagens desses dois sistemas.

Começando pelo meio do terreno, com o Casa Pia, Morita e Pote foram titulares, com o português a destacar-se pela sua facilidade em cair para o corredor esquerdo (por onde o Sporting muito atacou) e em juntar-se ao ataque. Depois, aquilo que se viu menos na época passada, foi o cuidado de Marcus Edwards em pisar terrenos interiores afastados da área. Por vezes, era Paulinho quem descia para apoiar o meio-campo, enquanto Edwards ou ia para a frente, ou ficava no apoio aos médios.

Isto conferia ao Sporting uma vantagem numérica avassaladora perante os dois médios-centro do Casa Pia – Beni e Pablo – que tiveram muitas dificuldades em defender e em sair a jogar. Assim, com posse, o Sporting trocava bem a bola e variava de flanco.

Para além desse posicionamento e do bis que apontou no 100.º jogo pelos leões, Paulinho também se destacou com o entendimento que demonstrou ter com Gyokeres. O sueco já começa a justificar o investimento feito nele. A marca de um ótimo jogador é não só a sua qualidade individual, mas sim a forma como melhora aqueles à sua volta. E o sueco joga e faz os outros jogarem.

Forte no duelo físico assim como na velocidade, Gyokeres dá algo que Rúben Amorim nunca teve, ao permitir que o Sporting ataque as costas da defesa adversária, arrastando-a ao ritmo do avançado e permitindo que um jogador apareça em posição privilegiada à entrada da área – como se viu no primeiro golo de ontem, apesar do fora-de-jogo que ficou por assinalar.

Um 4-4-2 “clássico” poderia não funcionar por afastar jogadores como Trincão e Edwards da área, “colando-os” a uma ala. Mas Rúben Amorim viu muito bem os benefícios que uma parceria Gyokeres-Paulinho poderia trazer e, depois do jogo de ontem, certamente será algo a repetir. Os dois jogadores trocaram de posições de olhos fechados e dão uma nova maleabilidade ofensiva ao Sporting.

Para além disso, prevejo que também Pote beneficie desta parelha, já que ele também aparece muito bem na área e tem uma excelente capacidade de finalização.

Este é um Sporting que soube crescer na pré-época. Apesar disso, no passado, a defesa já deu mais segurança e poderá ser um problema. Se o Sporting o resolver e os novos reforços para além de Gyokeres se entrosarem com o resto da equipa, será certamente uma equipa que pode lutar pelo campeonato.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Marcos Peña reforça o meio-campo do Famalicão

O Famalicão oficializou um novo reforço para o meio-campo. Marcos Peña, médio espanhol, chega proveniente do Almería.

Newcastle rejeita oferta de 138 milhões de euros do Liverpool por Alexander Isak

O Liverpool oferece 138 milhões de euros ao Newcastle por Alexander Isak. Magpies recusam, apesar de o avançado querer a mudança.

Douglas Luiz foi associado ao Sporting e pode regressar à Premier League

Douglas Luis aceita mudança para o Notttingham Forest de Nuno Espírito Santo. Internacional brasileiro já foi apontado ao Sporting.

Barcelona assegura renovação de craque: «Sim, vou assinar um novo contrato»

Frenkie De Jong vai mesmo renovar contrato com o Barcelona. Médio neerlandês confirma que assinará novo vínculo com o clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Diretor desportivo do Lecce revela como descobriu Morten Hjulmand: «É extraordinário em todos os sentidos»

Morten Hjulmand trocou o Lecce pelo Sporting em 2023. Pantaleo Corvino, diretor desportivo do clube italiano, deixou elogios ao médio.

João Félix é o 4.º jogador que mais dinheiro movimentou na história: Eis o top-10

João Félix já fez movimentar cerca de 225,7 milhões de euros. Cristiano Ronaldo está no pódio e Neymar Júnior lidera a lista.

Pedro Proença comenta ausência de Cristiano Ronaldo no funeral de Diogo Jota: «Foi das pessoas que mais sentiu»

Pedro Proença deu uma entrevista ao Expresso. Presidente da FPF falou sobre ausência de Cristiano Ronaldo no funeral de Diogo Jota.