SL Benfica x Sporting CP: Águias conquistam Supertaça sete anos depois

modalidades cabeçalho

O SL Benfica voltou a conquistar a Supertaça depois de ter vencido pela última vez em 2016. No primeiro jogo oficial da época 2023/2024, as águias levaram a melhor sobre o seu eterno rival, Sporting CP, conseguindo uma vitória por 5-4, já em tempo de prolongamento. Com este resultado, a equipa orientada por Mário Silva leva para a casa a nona Supertaça.

LEI DA PERSISTÊNCIA

Para quem não acompanhou o jogo em direto, posso dizer-vos que a cinco minutos de jogo o Sporting já vencia por 3-0. Certamente muitos acreditavam, por essa altura, que a Supertaça já tinha dono. Porém, a lei da persistência dos encarnados permitiu-lhes serem eles a sorrir após o apito final. Para contextualizar: Sporting a vencer por 3-0, Benfica reduz para 3-2 antes do intervalo. No segundo tempo, os leões fazem o 4-2. Em resposta, o clube da luz virou para 4-5.  Mérito do Benfica ou demérito do Sporting? Acredito que seja um pouco dos dois. Muito mérito para quem não baixa os braços estando a perder por três bolas tão cedo na partida. Mas muito demérito também para o Sporting, que deixa perder uma vantagem destas, num jogo destes, estando eles tão familiarizados com estes tipos de palcos.

GERAÇÃO DE OURO

Dou destaque para dois jovens jogadores que foram importantes no jogo para as respetivas equipas: Diogo Santos (SCP), 20 anos; e Carlos Monteiro (SLB), 21 anos. Cada vez mais a formação tem dado frutos, algo que nos últimos anos não andava a ser tão frequente. Nos dias de hoje, vemos muitos mais treinadores a apostarem em jovens jogadores, que fazem questão de se mostrar preparados. Tanto o Diogo como o Carlos fizeram o gosto ao pé nesta Supertaça. Diogo fez o 4-2 para o Sporting, num lance em que aproveitou as costas, e, de primeira em zona lateral, atirou a contar. Já Carlos fez o 4-4 que levou o jogo a prolongamento. Numa jogada em que o Benfica usava o guarda-redes subido, o jovem ala aproveitou uma recarga para empatar a partida. Não sei quando é que foi a alguma vez que isto aconteceu, ou se realmente aconteceu. Mas dois jogadores tão novos a marcar por cada uma das equipas numa Supertaça deve ser, no mínimo, muito raro. Dou ainda especial destaque a Carlos Monteiro, que foi dos jogadores mais perigosos das águias.

HENRIQUE RAFAGNIN: ENTRE HERÓI E VILÃO

Existia muita expectativa na estreia oficial deste guarda-redes brasileiro. Qualquer um que viesse para o Sporting teria a difícil a tarefa de suceder o “São” Guitta. Eu pessoalmente estava com o pé atrás sobre esta aquisição leonina, daquilo que já tinha visto. Depois do jogo de hoje, posso afirmar que o Sporting tem nas suas mãos um bom guarda-redes. Porém, ter um bom guarda-redes ou ter o melhor do mundo, (Guitta), ainda é uma diferença considerável. Eu serei sempre defensor dos guarda-redes, e, como tal, não consigo colocar a culpa no Henrique sobre a derrota. Teve momentos dois momentos infelizes que deram em golo. Se esses momentos mudaram o rumo do jogo? Sim. Mas fora isso o novo guardião esteve à altura, a meu ver. Mas como estamos a falar da posição mais ingrata da modalidade, claro que os adeptos irão olhar para este jogo e pensar nos dois golos sofridos em vez de pensar nas boas defesas e no golo marcado. Acredito que este guarda-redes venha a ser muito importante para o Sporting. Apesar das infelicidades, mostrou qualidade durante o jogo. Infelizmente para ele, terá de lidar com a sombra de Guitta. Irei esperar para ver. A época é longa, e Henrique ainda pode surpreender muita gente… ou desiludir. A seu tempo saberei.

FIGURA DA PARTIDA

Para terminar, venho eleger aquele que, na minha opinião, foi o melhor do jogo: Jacaré. O pivô brasileiro de 24 anos fez o gosto ao pé por três vezes. Não são todos os dias que se aponta um hat-trick numa final. Foi Jacaré que desbloqueou o jogo para as águias, fazendo o 1-3 no primeiro lance infeliz de Henrique. E foi também o mesmo que fez o golo da vitória. Destes três golos, dois deles foram em alturas cruciais do jogo. Foi certamente o jogador mais decisivo dos encarnados, assumindo um papel fundamental para esta reviravolta.

Tiago Figueiredo Rosário
Tiago Figueiredo Rosário
Tiago Rosário é licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Atualmente é, ainda, aluno na Pós-graduação em Jornalismo Desportivo, também na ESCS. Foi no Jornalismo que encontrou o espaço para se manter ligado a algo que o apaixona tanto: o desporto. No Bola na Rede, Tiago tem a liberdade e o à vontade para escrever/falar sobre qualquer tema de qualquer desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai subir a parada por Yeremay Hernández

O Sporting prepara-se para realizar uma segunda proposta por Yeremay Hernández, jogador que representa o Deportivo de La Coruña. O extremo tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Luuk de Jong entrou e conseguiu conectar-se muito bem com os colegas de equipa»

Francesco Farioli respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, após a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 2-0.

Benfica decide emprestar lateral ao AVS SAD e acordo conta com opção de compra

O Benfica vai anunciar até ao final do mercado de transferências o empréstimo de Diogo Spencer ao AVS SAD. O acordo entre as duas partes contempla uma opção de compra para os nortenhos.

César Peixoto responde ao Bola na Rede: «Nós sabíamos que o FC Porto queria atrair-nos na pressão e tentámos fechar o espaço interior»

César Peixoto respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, após a derrota do Gil Vicente frente ao FC Porto por 2-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Suárez: Um avançado completo

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP. Iniciou a carreira de treinador no Luxemburgo, sendo que a sua primeira experiência sénior foi no Muhlenbach, tendo estado também no US Mondorf-les-Bains. Esteve na Arábia Saudita onde foi coordenador de formação no Al Wehda e treinador no Al Najran e Al-Khaleej. Orientou ainda o Al Jabalain.

Rio Ave: avançado continua com interessados e clube pede 15 milhões de euros

Clayton continua a contar com interessados no mercado. O jogador ainda pode deixar o Rio Ave nas próximas semanas. O emblema de Vila do Conde está a pedir 15 milhões de euros pelo ponta de lança.

Renato Sanches conta com 2 clubes interessados e um deles tem treinador português

Renato Sanches tem mercado na Turquia e na Grécia. Trabzonspor e o Panathinaikos de Rui Vitória interessados no médio.