SL Benfica x Sporting CP: Águias conquistam Supertaça sete anos depois

modalidades cabeçalho

O SL Benfica voltou a conquistar a Supertaça depois de ter vencido pela última vez em 2016. No primeiro jogo oficial da época 2023/2024, as águias levaram a melhor sobre o seu eterno rival, Sporting CP, conseguindo uma vitória por 5-4, já em tempo de prolongamento. Com este resultado, a equipa orientada por Mário Silva leva para a casa a nona Supertaça.

LEI DA PERSISTÊNCIA

Para quem não acompanhou o jogo em direto, posso dizer-vos que a cinco minutos de jogo o Sporting já vencia por 3-0. Certamente muitos acreditavam, por essa altura, que a Supertaça já tinha dono. Porém, a lei da persistência dos encarnados permitiu-lhes serem eles a sorrir após o apito final. Para contextualizar: Sporting a vencer por 3-0, Benfica reduz para 3-2 antes do intervalo. No segundo tempo, os leões fazem o 4-2. Em resposta, o clube da luz virou para 4-5.  Mérito do Benfica ou demérito do Sporting? Acredito que seja um pouco dos dois. Muito mérito para quem não baixa os braços estando a perder por três bolas tão cedo na partida. Mas muito demérito também para o Sporting, que deixa perder uma vantagem destas, num jogo destes, estando eles tão familiarizados com estes tipos de palcos.

GERAÇÃO DE OURO

Dou destaque para dois jovens jogadores que foram importantes no jogo para as respetivas equipas: Diogo Santos (SCP), 20 anos; e Carlos Monteiro (SLB), 21 anos. Cada vez mais a formação tem dado frutos, algo que nos últimos anos não andava a ser tão frequente. Nos dias de hoje, vemos muitos mais treinadores a apostarem em jovens jogadores, que fazem questão de se mostrar preparados. Tanto o Diogo como o Carlos fizeram o gosto ao pé nesta Supertaça. Diogo fez o 4-2 para o Sporting, num lance em que aproveitou as costas, e, de primeira em zona lateral, atirou a contar. Já Carlos fez o 4-4 que levou o jogo a prolongamento. Numa jogada em que o Benfica usava o guarda-redes subido, o jovem ala aproveitou uma recarga para empatar a partida. Não sei quando é que foi a alguma vez que isto aconteceu, ou se realmente aconteceu. Mas dois jogadores tão novos a marcar por cada uma das equipas numa Supertaça deve ser, no mínimo, muito raro. Dou ainda especial destaque a Carlos Monteiro, que foi dos jogadores mais perigosos das águias.

HENRIQUE RAFAGNIN: ENTRE HERÓI E VILÃO

Existia muita expectativa na estreia oficial deste guarda-redes brasileiro. Qualquer um que viesse para o Sporting teria a difícil a tarefa de suceder o “São” Guitta. Eu pessoalmente estava com o pé atrás sobre esta aquisição leonina, daquilo que já tinha visto. Depois do jogo de hoje, posso afirmar que o Sporting tem nas suas mãos um bom guarda-redes. Porém, ter um bom guarda-redes ou ter o melhor do mundo, (Guitta), ainda é uma diferença considerável. Eu serei sempre defensor dos guarda-redes, e, como tal, não consigo colocar a culpa no Henrique sobre a derrota. Teve momentos dois momentos infelizes que deram em golo. Se esses momentos mudaram o rumo do jogo? Sim. Mas fora isso o novo guardião esteve à altura, a meu ver. Mas como estamos a falar da posição mais ingrata da modalidade, claro que os adeptos irão olhar para este jogo e pensar nos dois golos sofridos em vez de pensar nas boas defesas e no golo marcado. Acredito que este guarda-redes venha a ser muito importante para o Sporting. Apesar das infelicidades, mostrou qualidade durante o jogo. Infelizmente para ele, terá de lidar com a sombra de Guitta. Irei esperar para ver. A época é longa, e Henrique ainda pode surpreender muita gente… ou desiludir. A seu tempo saberei.

FIGURA DA PARTIDA

Para terminar, venho eleger aquele que, na minha opinião, foi o melhor do jogo: Jacaré. O pivô brasileiro de 24 anos fez o gosto ao pé por três vezes. Não são todos os dias que se aponta um hat-trick numa final. Foi Jacaré que desbloqueou o jogo para as águias, fazendo o 1-3 no primeiro lance infeliz de Henrique. E foi também o mesmo que fez o golo da vitória. Destes três golos, dois deles foram em alturas cruciais do jogo. Foi certamente o jogador mais decisivo dos encarnados, assumindo um papel fundamental para esta reviravolta.

Tiago Figueiredo Rosário
Tiago Figueiredo Rosário
Tiago Rosário é licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Atualmente é, ainda, aluno na Pós-graduação em Jornalismo Desportivo, também na ESCS. Foi no Jornalismo que encontrou o espaço para se manter ligado a algo que o apaixona tanto: o desporto. No Bola na Rede, Tiago tem a liberdade e o à vontade para escrever/falar sobre qualquer tema de qualquer desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Jéssica Silva defende Francisco Neto e atira: «Se calhar, eu também não vou estar cá»

Jéssica Silva reagiu à eliminação de Portugal do Euro 2025 Feminino. A avançada portuguesa defendeu Francisco Neto.

André Lima critica postura de Viktor Gyokeres: «Está a ser um garoto estúpido»

André Lima criticou a postura de Viktor Gyokeres. O antigo jogador e treinador do Futsal do Benfica falou da divergência do avançado com o Sporting.

Álvaro Carreras viaja para Espanha neste sábado para assinar pelo Real Madrid

Álvaro Carreras está perto de ser confirmado como reforço do Real Madrid. O lateral-esquerdo espanhol vai deixar o Benfica.

União de Leiria ganha corrida ao Farense por extremo espanhol

A União de Leiria deverá avançar em breve a contratação de Pablo Fernández. O jogador estava ser pretendido pelo Farense.

PUB

Mais Artigos Populares

Joana Marchão: «Tanto nós como os portugueses, acho que merecíamos mais»

Joana Marchão falou depois do encontro entre Portugal e a Bélgica, relativa à terceira jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Pedro Neto enaltece Nuno Mendes antes do Chelsea x PSG: «Vai ser uma batalha muito boa»

O Chelsea vai enfrentar o PSG na final do Mundial de Clubes 2025. Pedro Neto deixa vários elogios a Nuno Mendes.

Pedro Neto acredita no Chelsea a conquistar Mundial de Clubes 2025 mas alerta: «PSG é a melhor equipa do mundo»

O Chelsea vai enfrentar o PSG na final do Mundial de Clubes 2025. Pedro Neto deixa vários elogios a Nuno Mendes.