Voltam as emoções e os golos | Primeira Liga Feminina Portuguesa

    Este sábado, dia 16 de setembro, voltou a tão esperada Primeira Liga Feminina Portuguesa, e com ela voltam as emoções, os golos, os sorrisos, os abraços e acima de tudo… as craques. Depois de uma histórica e inédita participação das “navegadoras” no Campeonato do Mundo realizado na Nova Zelândia e na Austrália, as atenções voltam-se agora para dentro de portas.

    A nova temporada está aí ao virar da esquina e com ela chegam muitas novidades e caras novas. Tendo em conta o ritmo de crescimento do futebol feminino em Portugal, é de esperar que o campeonato fique cada vez mais competitivo, e este ano não será exceção. Comprovamos essa teoria se olharmos com atenção para a forma como as equipas se reforçaram neste defeso por exemplo, mas mais à frente falamos disso. Neste artigo vou tentar fazer um breve resumo das 12 equipas que integram a Primeira Liga Feminina Portuguesa começando pelas recém-promovidas do Racing Power FC e acabando nas tricampeãs nacionais do SL Benfica. Além disso darei a minha opinião sobre as jogadoras a seguir com mais atenção e ainda os meus palpites para jogadora revelação. Passemos ao que interessa.

    Racing Power FC

    O projeto “Racing Power” promete ser uma das grandes surpresas desta temporada. Fundado em 2020, o clube sediado em Setúbal vai participar pela primeira vez na Primeira Liga Feminina Portuguesa depois de ter conquistado (e cilindrado autenticamente) a Segunda Liga Feminina. No ano passado além de conquistar o campeonato com umas impressionantes 20 vitórias em 22 jogos realizados (63 golos marcados e apenas quatro sofridos!), juntaram ainda a conquista da taça Feminina da AF Setúbal e as meias-finais da Taça de Portugal Feminina onde perderam por uma bola a zero (no agregado) com o SC Braga.

    Para esta temporada as “Power Rangers” contrataram 17 jogadoras, das quais Babi (ex-FC Famalicão), Beatriz Rodrigues (ex-SC Braga) ou Carolina Santana (ex-Vitória FC), entre muitas outras, e viram sair 11 atletas, uma autêntica revolução no plantel. A minha aposta? Vão ser a equipa revelação do campeonato.

    Jogadoras em destaque: Evy Pereira, Doly Wabeua e Dulce Quintana

    Marítimo SC

    Foi preciso ir aos play-offs de manutenção para o Marítimo SC garantir a presença na Liga Feminina Portuguesa deste ano. Uma vitória por seis bolas a duas (no agregado) frente ao Futebol Benfica garantiu, às madeirenses, a permanência no topo do futebol português.

    Para esta temporada as maritimistas reforçaram-se com sete atletas, das quais destaco: Laura Luís e Nicole Nunes (ex-SC Braga), Mariana Jaleca (ex-Sparta Praha) e Sofia Silva (ex-Sporting CP).

    Jogadoras em destaque: Telma Encarnação, Érica Costa e Mariana Jaleca

    Atl. Ouriense

    Assim como o Marítimo SC, o CA Ouriense garantiu a manutenção na primeira liga feminina de futebol depois de vencer o Gil Vicente por três bolas a duas (no agregado). Posto isto, e para evitar novos dissabores, a formação de Ourém reforçou-se com 16 jogadoras. Deste reforço destaco: Margarida Caniço (ex-Marítimo), Leonor Seiça (ex-SL Benfica) e Catarina Mairos (ex-Sporting CP). Será esta equipa capaz de fazer um campeonato mais tranquilo?

    Jogadoras em destaque: Leonor Seiça, Jéssica Pastilha e Catarina Mairos

    Valadares Gaia

    As nortenhas ficaram apenas um lugar acima dos lugares de risco e, portanto, decidiram reforçar se com 15 novas jogadoras (!), das quais destaco: Marthe Enlid (ex-Ovarense); Mégane Sauve (ex-AS Blainville) e Malu Schmidt (ex-Lank Vilaverdense). Conseguirá o Valadares Gaia uma classificação superior ao 9° lugar conquistado na época passada?

    Jogadoras em destaque: Marthe Enlid, Malu Schmidt e Inês Queiroga

    Clube de Albergaria

    Outrora uma das equipas mais fortes do futebol feminino nacional, agora a lutar pela manutenção, esta é a história deste grande clube que tantas craques catapultou para o estrelato. O Clube Albergaria ficou num modesto 8° lugar na temporada passada e apesar de ter perdido grande parte das suas figuras, vem à procura de fazer uma campanha mais tranquila para que não se tenha de agarrar à calculadora no final do campeonato. O clube do distrito de Aveiro reforçou se com oito jogadoras, das quais destaco: Maria Dias (ex-FC Famalicão); Mariana Couto (ex-FC Famalicão) e Catriona Sheppard (ex-New Hampshire Wildcats).

    Jogadoras em destaque: Alexandra Henriques, Nika Babnik e Jaime Turrentine

    Torreense

    Na época passada o Torreense venceu seis jogos, empatou quatro e perdeu 12, o que lhe garantiu um modesto 9° lugar no campeonato.

    Esta época, com um dos equipamentos mais bonitos da Europa e do mundo, a equipa de Torres Vedras quer entrar na nova temporada com uma atitude completamente revigorada. Para tal, reforçou se com várias jogadoras, tais como: Samara Lino (ex-Clube Albergaria); Lara Pontassilgo (ex-Benfica e Janaina Weimer (ex- Racing Power)

    Jogadoras em destaque: Rafa Sudré, Samara Lino e Janaina Weimer

    Lank Vilaverdense

    A equipa de Vila Verde passou por algumas situações prejudiciais na temporada passada (pontos deduzidos) mas mesmo assim conseguiu ficar no sexto lugar do campeonato. Um feito que por si só já merece ser valorizado. Nesta temporada o objetivo será certamente outro, e passará muito provavelmente pela luta pelo top-5. Neste sentido o Lank Vilaverdense reforçou-se com sete atletas, onde se destacam: Iara Ribeiro (ex- Hernani Gonçalves), Matilde Pereira (ex-SC Braga) e Francisca Veiga (ex-Vitoria SC).

    Jogadoras e destaque: Maria Ribeiro, Huynh Nhu e Francisca Veiga

    Damaiense

    22 jogos, dez vitórias, seis empates e seis derrotas, num total de 36 pontos. Foi este o resultado desta formação proveniente da Amadora e que mostrou semana após semana uma regularidade e uma competitividade impressionantes. Para a nova época o Damaiense decidiu focar-se mais na mão de obra que tem em casa, não deixando nunca de olhar ao mercado. Foi o caso de Daniela Santos (ex-Benfica); Catarina Carmo (ex-Amora); Carlota Cristo (ex-Amora); Adriana Rocha (FC Famalicão) e Lidiane (ex-Karanba)

    Jogadoras em destaque: Ana Assucena, Beatriz Cameirão e Summer Green

    FC Famalicão

    O Famalicão está à procura de se afirmar como a 4ª equipa mais forte em Portugal, logo atrás de SC Braga, e nesse sentido fez uma autêntica revolução no seu plantel. Foram quase 20 as jogadoras que se mudaram para a vila de Famalicão, entre elas: Vanessa Marques (ex-SC Braga); Amber Tripp (ex-Sparta Praha) e Matilde Fidalgo (ex-Betis). Na temporada passada foram 22 jogos realizados, 12 vitórias, quatro empates e seis derrotas, que valeram uma vantagem confortável no quarto lugar.

    Jogadoras em destaque: Vanessa Marques, Maria Rodrigues e Betinha

    SC Braga

    A temporada passada foi dura para as bracarenses. Chegam à final da Taça de Portugal Feminina… derrota por dois a zero frente ao Famalicão FC. Chegam à final da Taça da Liga Feminina… derrota por três a um frente ao SL Benfica.  Já no campeonato as gverreiras do minho fizeram o que lhes competia e mostraram ao que vinham, deixando a promessa de que este é apenas o início de uma bela história. Foram 22 jogos disputados onde venceram 16 e apenas perderam três. Nestes 22 jogos marcaram 60 golos e sofreram 26.

    Para esta temporada o Braga decidiu reforçar-se bem, alguns dos nomes são: Sissi, Carolina Rocha e maria Miller, entre outras.

    Jogadoras em destaque: Carolina Kehrer, Beatriz Fonseca e Ana Rute

    Sporting CP

    As Leoas de Mariana Cabral não começaram o ano da melhor maneira, mas a vontade de “vingar” a época passada continua intocável. No início da temporada 2021/22 perderam a Supertaça frente ao SL Benfica nas grandes penalidades (4-1), depois de um empate a uma bola nos 120 minutos. O mesmo se passou esta temporada. Final entre SL Benfica e Sporting CP, empate a uma bola nos 120 minutos… e mais uma vitória das águias nas grandes penalidades, desta feita por 3-0. Na temporada passada o Sporting venceu 17 dos 22 jogos que realizou, marcando 67 golos e sofrendo apenas por 14 vezes.

    O Sporting CP quer encurtar a distância para o Benfica, e parte chave desse objetivo é o reforço da equipa. Neste seguimento a formação sportinguista contratou: Jacynta Gala (ex-Celtic), Olívia Smith (ex- Penn State Nittany Lions e Fátima Pinto (ex-Alavés)

    Jogadoras em destaque: Diana Silva, Brenda Pérez e Ana Borges

    SL Benfica

    O ano transato foi quase perfeito para as águias onde conseguiram conquistar a supertaça frente ao Sporting CP (1-1 na final, vitória por 4-1 nas grandes penalidades), a taça da liga feminina (3-1 frente ao SC Braga e no campeonato foi um domínio absurdo. Foram 22 jogos realizados, 21 vitórias, uma derrota, 99 golos marcados, 7 golos sofridos. Além do domínio coletivo, ainda se fez sentir o domínio individual com as três melhores marcadoras do campeonato a serem águias (Cloe Lacasse com 22 golos, Jessica Silva com 16 golos e Kika Nazareth com 15 golos). Esta temporada as águias já conquistaram uma supertaça, em Aveiro e com 10000 pessoas nas bancadas, e além disso estão a “desbravar” caminho até à fase de grupos da liga dos campeões feminina, eliminando até agora o Riga SFK e o Cliftonville Ladies. Para continuar a vencer em todas as frentes é necessário reforçar a equipa, e foi exatamente isso que as Águias fizeram, deixo aqui três exemplos: Andrea Falcón, Marie-Yasmine Alidou e Paige Almendariz.

    Jogadoras em destaque: Kika Nazareth, Jéssica Silva e Andreia Faria

    Para terminar deixo aqui as minhas apostas para Jogadoras revelação:

    -Lara Martins (SL Benfica)

    -Olivia Smith (Sporting CP)

    -Doly Wabeua

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Rui Costa justifica resultado líquido negativo do Benfica: «Deve-se ao desempenho da SAD»

    O Benfica apresentou um resultado líquido negativo de 21,122 milhões de euros referentes à temporada passada. Rui Costa justificou.

    1.º Dezembro elimina Oliveirense na Taça de Portugal com golo aos 96 minutos

    O 1.º Dezembro venceu esta noite o Oliveirense por 2-1 na segunda ronda da Taça de Portugal. Golo tardio aos 96 minutos.

    Sevilha derrotado e alimenta registo negativo na La Liga

    O Sevilha perdeu com o Alavés por 2-1 na jornada 6 da La Liga. A equipa tem apenas uma vitória no campeonato nacional.

    Braga dá gás ao acelerador e vence Nacional nos últimos 15 minutos

    O Braga venceu esta noite o Nacional da Madeira por 3-0 na jornada 6 da Liga Portugal. Os três golos surgiram na parte final do jogo.

    Portugal elimina Itália e está na final do Mundial Feminino de Hóquei em Patins

    Portugal venceu esta noite a Itália por 2-0 nas meias-finais do Mundial Feminino de Hóquei em Patins. Estão na final.
    Renato Alexandre Soares
    Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
    O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.