GP EUA: Max Verstappen vence pela 50.ª vez na carreira

    modalidades cabeçalho

    Depois de ter vencido a corrida sprint sem grandes dificuldades, Max Verstappen venceu a corrida principal do Grande Prémio dos Estados Unidos, em Austin. Esta foi a 50ª vitória do neerlandês na Fórmula 1. No entanto, a corrida não foi tão tranquila como no dia anterior e como várias de suas vitórias durante esta temporada. O campeão do mundo cruzou a linha com uma diferença de apenas 2.2 segundos sobre Lewis Hamilton. Contudo Hamilton foi desclassificado da corrida horas depois do seu termino, perdendo assim o seu lugar no pódio. Leclerc, assim como o heptacampeão do mundo, também se viu desclassificado depois de terminar a corrida em sexto. As penalizações deram-se por irregularidades técnicas. Lando Norris, que tinha acabado em terceiro, subiu a segundo permitindo a entrada de Carlos Sainz no pódio, em uma das corridas mais disputadas de uma temporada que tem sido marcada pelo domínio de Verstappen e da equipa da Red Bull.

    A CORRIDA: Verstappen vence após largar em sexto, numa das melhores corridas do ano

    A corrida começou com Charles Leclerc na frente, depois de ter conseguido a 21ª pole position da carreira na sexta-feira, mas não conseguiu travar Lando Norris que, após um bom arranque, assumiu a liderança na travagem para a primeira curva. O segundo britânico destinado ao pódio, Lewis Hamilton, não teve um início tão fulgurante quanto seu compatriota. Sob a pressão de Carlos Sainz, Hamilton cedeu a sua posição inicial, encontrando-se momentaneamente atrás dos dois carros da Ferrari logo após a primeira curva. Hamilton reagiu e mostrou desde cedo ser um dos candidatos a vencer em Austin. Max Verstappen saiu da sexta posição, passando a quinto ainda nos primeiros metros da corrida e de forma gradual foi construindo a sua vitória. O começo da corrida ficou ainda marcado por partirem pela via das boxes Magnussen, Hulkenberg, Alonso e Stroll.

    Max Verstappen conseguiu superar Hamilton na primeira paragem nas boxes, depois de um pequeno impasse da Mercedes sobre qual estratégia utilizar, ficando assim em segundo lugar concentrando-se depois em apanhar Lando Norris. Após 28 voltas, o piloto neerlandês conquistou a liderança da corrida e manteve-a até a bandeira quadriculada do Grande Prémio.

    Tanto a Mercedes com Hamilton, como a McLaren com Norris, ao longo da corrida, em diferentes fases, ameaçaram executar uma estratégia de apenas uma paragem, mas o desgaste dos pneus gerados pelas condições da pista não favoreceram tal abordagem.

    O momento mais emocionante da corrida, para mim, ficou guardado para os últimos momentos do Grande Prémio, quando a seis voltas do fim Hamilton ultrapassou Norris com uma bela manobra, subindo ao segundo lugar que viria a perder por desqualificação depois da corrida. Vale lembrar que na segunda paragem, na volta 39, Lewis montou médios no seu Mercedes, o que lhe permitiu fazer um final de corrida impressionante.

    Após uma das corridas mais emocionantes do ano, os comissários detetaram irregularidades na espessura dos respetivos pisos, na parte inferior dos carros de Hamilton e Leclerc, que vieram a ser desclassificados do Grande Prémio.

    Com a desclassificação do segundo (Hamilton) e sexto (Leclerc) classificados da corrida o top dez sofreu algumas alterações. Sainz acabaria por subir ao último degrau do pódio, Perez, Russell e Gasly acabariam por ficar em quarto, quinto, sexto, respetivamente depois das desqualificações, numa corrida em que não houve a necessidade de utilização de bandeiras amarelas ou períodos do Safety Car.

    Yuki Tsunoda ficou com a volta mais rápida do Grande Prémio, conseguida na última volta da corrida. Depois de terminar a corrida em décimo subiu a oitavo depois da aplicação das regras. Stroll, nono inicialmente, acabou em sétimo.

    Quem viria a ganhar, e muito, foi a Williams que conseguiu colocar os dois carros nos dez primeiros do Grande Prémio. Com isso Albon volta a pontuar este ano e Logan Sargeant conquista, no seu país, o primeiro ponto na Fórmula 1.

    Com esta vitória Max igualou o seu recorde de 15 vitórias numa temporada. Esta foi a 50ª vez que o neerlandês venceu na Fórmula 1, ficando apenas a uma vitória de igualar Alain Prost como quarto maior vencedor de sempre na competição rainha do automobilismo.

    PILOTO DO DIA

    Lando Norris – O britânico confirmou o seu grande momento de forma e voltou a subir ao pódio, pela sexta vez este ano. Norris, a realizar o seu 100º Grande Prémio na Fórmula 1, fez uma das corridas mais sólidas da sua carreira. Norris subiu ao sexto posto do campeonato e parece não querer ficar por aí.

    DESILUSÃO DO DIA

    Charles Leclerc – Depois de ter conseguido uma fabulosa pole position não conseguiu seguir na frente depois da primeira curva. Ao contrário do que aconteceu no dia anterior não conseguiu lutar por nenhum lugar do pódio e acabou mesmo o Grande Prémio atrás do seu colega de equipa. As coisas ficaram ainda piores depois de ser desclassificado do Grande Prémio. Essa penalização permitiu Lando ultrapassá-lo na classificação por pilotos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares