Portugal no Euro 2024: uma convocatória fácil de se adivinhar?

Portugal está qualificado para o Campeonato da Europa de 2024. Serve este artigo para abordar as possíveis escolhas de Roberto Martínez.

Portugal alcançou a qualificação direta para o Campeonato da Europa de 2024, que se irá realizar na Alemanha. A turma de Roberto Martínez realizou uma fase imaculada até ao momento, proporcionando algumas goleadas e exibições consistentes, ainda que se tenha a noção de que os adversários não eram de uma grande envergadura.

O selecionador nacional tem nas mãos o apogeu de uma das melhores gerações de sempre e conta ainda com elementos em crescimento, como João Neves ou Rafael Leão. Porém, o espanhol, tal como exibiu na Bélgica, gosta de ter um conjunto fechado, onde é muito difícil de entrar, caso se tenha falhado a primeira convocatória.

Isto torna as escolhas de Roberto Martínez muito simples de se adivinharem, com somente uma ou duas dúvidas, que serão dissipadas no anúncio dos convocados. Portugal divide-se em dois quando se fala do catalão: os que toleram a sua decisão de manter um grupo, como quase se tratasse de um plantel de um clube, e os que sugerem que Martínez deveria dar oportunidades a elementos que estão em forma e uma chamada para representar Portugal seria uma espécie de condecoração pelo bom trabalho realizado nas semanas/meses anteriores.

A verdade é que Portugal somente venceu no registo que é utilizado, por muito que não se concorde com o mesmo, o que dá margem ao técnico que sucedeu a Fernando Santos de manter o mesmo padrão.

Na minha opinião, apenas existem grandes dúvidas em uma posição, a de lateral esquerdo (e outra entre dois elementos). Roberto Martínez tem deixado Mário Rui ou Nuno Santos de fora (Nuno Mendes tem estado lesionado), preferindo chamar elementos que joguem a lateral direito, mas que possam atuar do lado contrário, como nos casos de João Cancelo ou mais recentemente João Mário. Isto permite que geralmente existam três laterais direitos na convocatória. Nos últimos tempos têm sido elegidos: João Cancelo, Diogo Dalot e Nélson Semedo. Se os dois primeiros são claramente os melhores atletas nacionais na sua posição, o jogador do Wolverhampton Wanderers FC não está nesse patamar e não se percebe qual o motivo da sua chamada (entende-se mais a postura por Toti Gomes, que atua com o pé esquerdo, embora seja uma insistência com poucas boas justificações).

Estatísticas de Raphael Guerreiro. Fonte: FBREF

Se todos estiverem a 100%, Roberto Martínez terá que chamar dois laterais direitos e dois laterais esquerdos. Mesmo não conhecendo os adversários de Portugal na competição, sabemos que serão muito mais complicados do os do grupo J do apuramento para o Campeonato da Europa 2024. João Cancelo, Diogo Dalot, Raphael Guerreiro e Nuno Mendes, todos em forma, serão eleitos. Caso exista o desejo de se atuar com um lateral esquerdo de pé contrário, João Cancelo poderá desempenhar tal função, não havendo necessidade de chamar outro elemento.

Uma outra dúvida que paira no ar é a escolha entre Otávio e Matheus Nunes. Não sendo jogadores exatamente iguais, há uma vaga que estará entre eles, porque os restantes postos estão todos ocupados. Acredito que Matheus Nunes acabe por ser o eleito, já que está num nível competitivo muito maior, onde poderá lutar por todos os títulos da Europa, ao serviço do Manchester City FC. A quantidade de jogos que os ingleses terão que disputar na segunda metade da época, levará a que Pep Guardiola utilize recorrentemente o português e que o mesmo consiga assumir o protagonismo em certas partidas. Otávio, no Al Nassr FC, apesar de mostrar um gráfico muito superior, não terá partidas da mesma exigência, o que pode ser um ponto chave para a escolha de Roberto Martínez (o mesmo se aplica a Rúben Neves). No entanto, se Otávio for o escolhido, não haverá nenhum sentimento de surpresa.

Estatísticas comparadas de Matheus Nunes e Otávio. Fonte: FBREF

Ainda assim, as dúvidas são poucas e a estrutura base está mais que montada. Atletas como Pedro Gonçalves, Mário Rui ou Paulinho mereciam ter sido chamados ao longo desta caminhada, mas tiveram sempre as portas fechada. Roberto Martínez é inflexível neste aspeto e isso não irá mudar em junho de 2024. A lista que escrevi, provavelmente não seria a que eu escolheria para levar a Alemanha, mas estará muito próxima à que iremos ter.

Possível convocatória:

Guarda-redes: Diogo Costa, Rui Patrício, José Sá;

Defesas: João Cancelo, Diogo Dalot, Pepe, António Silva, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, Raphael Guerreiro, Nuno Mendes;

Médios: Danilo, João Palhinha, João Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Matheus Nunes, Vitinha;

Avançados: Cristiano Ronaldo, Rafael Leão, Ricardo Horta, Gonçalo Ramos, João Félix;

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

João Almeida desiste do Tour de France 2025

João Almeida não vai continuar a correr no Tour de France 2025. Queda na sexta-feira justificou a desistência do português.

À atenção de Benfica e FC Porto: Aston Villa define preço de Enzo Barrenechea

Enzo Barrenechea é alvo do Benfica e do FC Porto no mercado. Aston Villa aceita vender o médio e já definiu o seu preço.

Mário Branco é o novo diretor geral do Benfica e há um mês garantiu: «O mercado do Benfica será exigente. Terá o mercado limitado economicamente»

Mário Branco foi entrevistado no dia 16 de junho, antes de saber que seria o novo diretor-geral do Benfica. Dirigente previu mercado das águias.

Mariana Cabral revela conversas com Ruben Amorim: «Dizíamos que éramos dois benfiquistas no Sporting»

Mariana Cabral concedeu uma entrevista ao jornal A Bola. Antiga treinadora do Sporting falou no futebol feminino.

PUB

Mais Artigos Populares

Mariana Cabral volta a falar na saída do Sporting: «A minha psicóloga queria que eu saísse antes»

Mariana Cabral concedeu uma entrevista ao jornal A Bola. Antiga treinadora do Sporting falou no futebol feminino.

Benfica define 3 prioridades no mercado

O Benfica quer fechar vários reforços no mercado. Prioridades das águias são Enzo Barrenechea, Thiago Almada e João Félix.

Salvador Agra despede-se do Boavista: «Obrigado por nunca deixarem de acreditar»

Salvador Agra está de saída do Boavista. Extremo português deixou mensagem sentida para o clube e para os adeptos.