📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

HTV Cup: A “Grande Volta” do Vietname que tem mais etapas do que o Tour de France

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

As três corridas mais importantes do ciclismo, o Giro d’Italia, o Tour de France, a Vuelta a España, são conhecidas pela sua extensão de 21 dias, tendo nalgumas edições chegado aos 22 dias de prova. Mas a corrida com mais dias de competição do Mundo não é nenhuma destas três e nem sequer é uma prova europeia. Essa honra cabe à Ho Chi Minh City TV Cup (HTV Cup), uma prova de 25 dias que decorre no Vietname. É a prova de ciclismo mais antiga, assim como a mais importante, do país e tem o intuito de celebrar a unificação entre Vietname do Norte e Vietname do Sul no ano de 1975.  Conta já com 35 edições, tendo a primeira sido em 1988, com o número de dias a variar bastante de ano para ano.

 Em 2020, foi a primeira corrida de ciclismo a decorrer após a interrupção das competições durante vários meses, devido à pandemia da COVID-19 e contou com 18 etapas. 2 anos antes, na 31ª edição da HTV Cup, a corrida teve 30 dias e passou também por Laos e Camboja, demonstrando o caráter transfronteiriço tão habitual nas Grandes Voltas. De acordo com a Viêt Nam News, o vencedor da camisola amarela da edição de 2023 recebeu 200 milhões de dólares vietnamitas o que equivale a pouco mais de 7,5 mil euros.

Para além do caráter festivo e patriótico, de acordo com a Cycling Weekly, a HTV Cup foi criada por uma razão bastante logística: ajudar os funcionários da Ho Chi Minh City Television a ganhar experiência na transmissão de eventos em direto. Para além disto, também se pretendia promover a estação que era (e ainda é) a transmissora oficial da prova.

O PERCURSO

A HTV Cup decorre, tradicionalmente, durante o mês de abril e foi ganhando popularidade ao longo dos anos, levando não só ao aumento do número de etapas, mas também a que a corrida adquirisse o tal caráter transfronteiriço, nomeadamente a partir de 2006.  Ao nível de percurso, a HTV Cup é predominantemente constituída por etapas planas, sendo que também existem dias bastante acidentados, até mesmo com subidas bastante extensas, como é o caso do Ngoan Muc Pass, com cerca de 20 km, também marcada pelas estradas perigosas.

À semelhança do Tour, a HTV Cup também termina, tradicionalmente, no mesmo local: no Palácio da Independência em Ho Chi Minh City, com a particularidade de acabar sempre ao meio-dia de 30 de abril, data que assinala o aniversário da unificação do Vietname.

O PELOTÃO

No que ao pelotão diz respeito, em 2023, a corrida contou com 98 ciclistas espalhados por 18 equipas, todas oriundas do Vietname. Mas estas equipas não contêm apenas atletas vietnamitas, sendo que à partida alinharam 9 ciclistas de outras nacionalidades, nomeadamente 6 europeus, com quatro ciclistas da Rússia, um espanhol e um francês a integrarem o pelotão da prova asiática. Os outros três “forasteiros” eram oriundos da Mongólia.

E curiosamente, é preciso recuar a 2018, o tal 30º aniversário da corrida para se encontrar o último vietnamita a conquistar a amarela: Thanh Tam Nguyen, que conta com vitórias de etapa na Volta à Tailândia e ainda um campeonato nacional do Vietname, em 2015.

De resto, Hoang Sang Nguyen foi o último ciclista do Vietname a fechar pódio na prova, mais concretamente em 2021, com o melhor colocado em 2023 a ter sido Thang Nguyen que terminou na 6ª posição.

No que aos vencedores diz respeito, o atual campeão é Petr Rikunov, russo de 26 anos que conquistou 11 etapas da prova, incluindo um contrarrelógio por equipas. O pódio da edição de 2023 foi completamente russo, com Igor Frolov (vencedor em 2022) e Vladislav Duiunov a completarem o top 3.

O nome mais recente a conseguir revalidar o título é o de Javier Sarda Pérez, espanhol de 33 anos, que conquistou a classificação geral da HTV Cup em 2019 e em 2020. A última corrida que Pérez fez na Europa, de acordo com o First Cycling, foi no ano de 2017, mais concretamente, o Memorial Juan Santiesteban, em Espanha, o qual fechou na 4ª posição. Foi nesse ano que começou a correr ao serviço da Victoire Hiroshima, equipa japonesa.  Ao Cycling Weekly, Pérez comparou a experiência de correr na Europa com a de correr no Vietname

“Aqui [no Vietname] passamos muito tempo com a equipa (…) Normalmente treinamos juntos todos os dias, o que nos ajuda a trabalhar em conjunto e torna mais fácil defender a camisola numa corrida. Penso que na Europa os ciclistas olham mais para si próprios do que para a equipa.”

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Quaresma e a Seleção Nacional: «Com a qualidade e jogadores que há, temos que dar mais»

Ricardo Quaresma, antigo internacional português, não está convencido com o desempenho recente da Seleção Nacional.

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

Ruben Amorim continua a não contar com jogador, que deixará Manchester United

Tyrell Malacia vai sair do Manchester United. Lateral neerlandês continua fora dos planos de Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

José Mourinho e os últimos jogos do Benfica: «Com o Nápoles foi conseguido do primeiro ao último minuto»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.