📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A relação Pinto da Costa e Sérgio Conceição: quem depende de quem?

- Advertisement -

Pinto da Costa é presidente do FC Porto desde 1982, enquanto que Sérgio Conceição é técnico principal dos dragões desde 2017.

Pinto da Costa é presidente do FC Porto desde 1982 e se houve tema em que quase nunca falhou foi na escolha do treinador principal dos dragões. Desde o regresso de José Maria Pedroto, passando pela contratação de Bobby Robson (despedido do Sporting por Sousa Cintra, devido à eterna paixão por Carlos Queiroz, em uma decisão que mexeu no que é o futebol moderno português) até à aposta em José Mourinho, o dirigente foi sempre exímio na sua seleção, muitas vezes apostando em nomes surpreendentes, como Fernando Santos ou Paulo Fonseca.

Em 2017, Sérgio Conceição foi o eleito por Pinto da Costa, para o ocupar a vaga deixada por Nuno Espírito Santo. Depois de passagens em emblemas como o Olhanense, a Académica, o Braga, o Vitória SC ou o Nantes, o antigo extremo chegara ao clube do seu coração, numa fase em que o Benfica tinha assumido a liderança do futebol nacional. Sérgio Conceição era considerado um bom treinador, com margem de evolução. Assistimos seu desenvolvimento e confirmou-se que  é um dos melhores técnicos portugueses da atualidade, depois da conquista de três Primeiras Ligas, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

No entanto nem tudo é um “mar de rosas”. É óbvio que Sérgio Conceição evoluiu muito mais do que o FC Porto enquanto instituição nos últimos anos. O conjunto do Dragão é acusado de fazer uma má gestão dos seus ativos, levando muitos críticos a afirmar que a gestão financeira pode ser considerada “danosa”. Por outro lado, o técnico é visto como um “salvador da pátria”, conseguindo fazer muito com plantéis curtos e sem qualidade. Ora, uma mentira contada muitas vezes não se torna verdade. Se é um facto que o FC Porto vende mal, também o é que os azuis e brancos têm investido forte em vários reforços: David Carmo, Gabriel Veron, Nico González, Alan Varela… só para citar os mais recentes. Se Sérgio Conceição os aproveita ou não, é outra conversa. O que é certo é que o antigo internacional português está muito bem cotado no universo portista, que por vezes teima em não olhar para o “lado negro”.

Pinto da Costa tem vindo a ser criticado nas últimas épocas. Outrora aclamado, com um discurso forte e cheio de dicas para os adversários, hoje em dia “esconde-se” atrás de uma direção que é frágil e de uma gestão do futebol que está bem longe da qualidade da de outrora. Era impensável ver um FC Porto fragmentado há 10 anos atrás. Era altamente provável que o FC Porto conseguisse fazer uma ou duas vendas por valores bem acima da média a cada mercado. Hoje em dia a instituição está totalmente quebrada, algo que ficou a nu com a ascensão de André Villas-Boas (outrora ao lado do presidente), que recebeu apoios importantes, como de Jorge Costa (com a célebre frase: “Este não é o FC Porto que defendi com alma e coração durante anos”), capitão vários anos da turma portista. Além disso, foi facilmente ultrapassado por Benfica e Sporting no que se trata de mercado.

Com tudo isto, os adeptos e sócios precisaram de encontrar um novo herói, alguém para defender até à morte e “contra tudo e contra todos”. Sérgio Conceição foi eleito essa figura. Transformou-se no protagonista do FC Porto. Se o natural é o presidente estar no topo da pirâmide, neste caso é por demais evidente que é o técnico o líder máximo, no que ao futebol diz respeito (o caso do Sporting tem várias parecenças, mas como não existe crise, não se nota tanto).

2023/24 não está a ser um bom ano para o FC Porto de Sérgio Conceição. Eliminados da Taça da Liga, no terceiro posto da Primeira Liga (a cinco pontos do primeiro lugar, mesmo distância para o quinto posto) e um futebol muito pobre, face aos protagonistas existentes. Pontos positivos: estão nos oitavos de final da Champions League (irão encontrar-se com o Arsenal) e mantêm-se na luta pela Taça de Portugal. Alguns aficionados acham este balanço pobre, nomeadamente os que no Estádio do Bessa mostraram lenços brancos a Sérgio Conceição, depois do empate face ao Boavista.

Só existe uma maneira de Sérgio Conceição sair do Dragão, que é apresentando a demissão e isso seria a “morte antecipada” de Pinto da Costa. Há eleições em abril de 2024 e um dos seus pontos a favor (na ótica dos sócios) é o treinador. Caso o antigo internacional português abandonasse a turma da Invicta, Pinto da Costa teria que encontrar um novo treinador e já não tinha essa “carta na manga” contra André Villas-Boas.

A presença de Sério Conceição é vital para Pinto da Costa voltar a vencer umas eleições, ainda para mais aquelas que prometem ser as mais renhidas desde que chegou à direção da instituição. Neste momento, é absolutamente seguro dizer que o presidente necessita mais do treinador do que o revés. Conceição terá bastante mercado no dia em que saia. Num balanço de todos os anos em que esteve no FC Porto, o saldo é positivo. Se terá sucesso em outro lugar, isso é um outro tema. Aqui a afirmação mais fácil de se fazer é que Sérgio Conceição só sai quando quiser, enquanto Pinto da Costa estiver no poder.

Caso em abril de 2024 o trono passe a ser ocupado por outro, nem Pinto da Costa nem Sérgio Conceição terão razões para sorrir. Afinal, quem pode julgar um novo presidente demitir um treinador que esteja a realizar uma temporada abaixo das expectativas, ou que queira uma “lufada de ar fresco” no projeto?

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes não aceita convite de Rui Costa relativo ao Benfica x Casa Pia

João Noronha Lopes não vai ver o encontro entre o Benfica e o Casa Pia no camarote presidencial, mantendo-se no seu lugar habitual.

AS Roma vence Udinese e assume liderança da Serie A

A AS Roma é a nova líder da Serie A. O conjunto romano bateu a Udinese e aproveitou a derrota do Nápoles para subir na tabela.

Famalicão x FC Porto começou com polémica envolvendo arbitragem

O encontro entre o Famalicão e o FC Porto está a ser disputado no final de tarde deste domingo, em jogo da Primeira Liga.

Já é conhecido o dia do julgamento de Andreas Schjelderp devido a partilha de vídeo sexual de menores de idade

Andreas Schjelderup vai a julgamento no dia 19 de novembro. Extremo do Benfica terá de se apresentar no Tribunal Municipal de Copenhaga.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogo 1000 da carreira de Pep Guardiola celebrado com vitória por 3-0 do Manchester City contra o Liverpool

O dia era de celebração e o Manchester City cumpriu. Na receção ao Liverpool, triunfo da equipa de Pep Guardiola por incontornáveis 3-0.

Alarme no Dragão: Jan Bednarek sai lesionado na primeira parte do Famalicão x FC Porto

Jan Bednarek deixou o relvado do Estádio Municipal de Famalicão com queixas físicas. O internacional polaco foi substituído por Pablo Rosário.

Eis os 5 destaques do empate entre o Estrela da Amadora e o CD Nacional

O Estrela da Amadora empatou por 1-1 com o CD Nacional. Eis os cinco destaques do empate na Primeira Liga.