Os 5 pontos-chave da derrota de Portugal contra a Dinamarca | Andebol

modalidades cabeçalho

Não foi o melhor fim para a seleção das quinas na primeira fase de grupos do Europeu de Andebol de 2024. Depois de duas vitórias, terminou a fase de grupos com uma derrota por 37-27 contra a Dinamarca. Todavia, o objetivo de Portugal já estava garantido: a passagem à main round.

Quando os portugueses entraram no jogo, sabiam que o apuramento estava garantido, mas queriam dar tudo para ter um bom resultado contra a atual tricampeã do mundo (2019, 2021 e 2023), Dinamarca, que quer conquistar o Europeu de Andebol, um título que lhe escapa há uma década, desde 2012. A seleção dinamarquesa conta com Mikkel Hansen e Niklas Landin, dois jogadores que já venceram o prémio de melhor jogador de andebol do mundo.

5. PRIMEIRO CASTIGO CONDICIONOU INÍCIO DE PARTIDA AOS PORTUGUESES

A seleção nacional masculina de andebol começou bem a partida, com um empate a duas bolas nos primeiros minutos. No entanto, a vida complicou-se com a exclusão de dois minutos deAlexandre Cavalcanti, por ter rematado uma bola que foi à cara de Nicklas Landin.Ao fim dos dois minutos de Portugal a jogar com menos um, o resultado estava 5-3 para os dinamarqueses. A partir daí, Portugal esteve sempre em desvantagem no marcador.

Ao todo, a partida contou com seis exclusões de dois minutos – cinco para Portugal (Alexandre Cavalcanti em duas ocasiões, Leonel Fernandes, Pedro Oliveira e Salvador Salvador) e duas para a Dinamarca (Henrik Molgaard e Rasmus Lauge).

4. MARTIM COSTA FOI O MELHOR DE PORTUGAL

Martim Costa, lateral de 21 anos que representa o Sporting CP, foi o grande destaque da seleção das quinas. Os nove golos marcados foram suficientes para diminuir os estragos causados pelos avançados dinamarqueses. Um dos golos foi o 1000.º golo marcado por Portugal em Europeus de Andebol.

Depois de ter sido decisivo na vitória contra a Chéquia com 11 golos, Martim mostra, novamente, que é uma peça crucial na seleção. Descansou nos últimos minutos do jogo quando era quase impossível a Dinamarca desperdiçar a vantagem em poucos minutos.

3. INÍCIO DA SEGUNDA PARTE DE PORTUGAL TERMINOU COM A ESPERANÇA

Portugal acabou bem a primeira parte, com apenas um golo de desvantagem contra a tricampeã do mundo. Todavia, o esforço que os lusitanos fizeram na primeira parte não foi o mesmo no início da segunda parte, o cansaço dos jogadores portugueses era vísivel.

Numa altura em que a seleção nacional rematava muitas vezes à distância e sem eficácia, os dinamarqueses aproveitavam para contra-atacar e marcavam. Nos primeiros 10 minutos da segunda parte, a Dinamarca alargou a vantagem para quatro golos, complicando uma missão que já era difícilima para os portugueses.

2. NIKLAS LANDIN A MOSTRAR QUE MERECE SER O MELHOR DO MUNDO

Niklas Landin é o guarda-redes titular da seleção dinamarquesa masculina de andebol e é o melhor jogador da modalidade. Foi eleito como melhor jogador do mundo para a IHF em 2022 e 2023, vencendo o prémio consecutivamente. Se algum português questionou, antes do jogo, a eleição do guarda-redes como melhor do mundo, o mesmo reconheceu que o prémio foi merecido. Defendeu 16 dos 41 remates dos portugueses, ou seja, quase 40% dos remates que foram à baliza de Landin eram defendidos. Uma muralha dentro de campo.

1. FINALIZAÇÃO DA DINAMARCA ESTAVA EM DIA

A tricampeã do mundo fez o melhor jogo, até ao momento, neste Europeu de Andebol. Dos 48 remates da Dinamarca, 38 entraram na baliza da seleção nacional, ou seja, uma eficácia de 77%. Números absurdos. A aposta de Portugal em jogar sem guarda-redes em certas situações beneficou o ataque dinamarquês. Mathias Gidsel (11 golos), Simon Pytlick (sete golos) e Mikkel Hansen foram os principais castigadores.

O jogo de hoje, contra a Dinamarca, vai ser muito semelhante aos jogos da main round. As melhores seleções da Europa vão estar presentes. Paulo Pereira, selecionador nacional, e os restantes elementos técnicos vão ter de definir a melhor estratégia para os próximos jogos.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.