Daniel Sousa responde ao BnR: «Sabemos que somos muito fortes a sair rápido para o ataque, com combinações entrelinhas e a acelerar»

Daniel Sousa e Vasco Seabra fizeram o rescaldo do Estoril Praia x Arouca. Os técnicos responderam à pergunta do Bola na Rede na conferência de imprensa.

Daniel Sousa e Vasco Seabra falaram ao Bola na Rede no final do encontro da 18ª jornada entre o Estoril Praia e o Arouca, que terminou com a vitória dos visitantes por 2-1. Daniel Sousa enalteceu a vitória dos arouquenses.

Pergunta do Bola na Rede: O Arouca procurou constantemente acionar os elementos da frente, quer com uma bola mais longa na profundidade procurando ruturas de vários jogadores, mas principalmente do Mujica, quer colocando um dos jogadores entrelinhas, com o Sylla capaz de receber nas costas dos médios num movimento de fora para dentro. Qual o objetivo desta estratégia e pergunto-lhe se com um jogo tão direto não receou que o Arouca ficasse sem bola demasiado rapidamente?

Daniel Sousa: «Efetivamente, nós nos últimos jogos acabámos por não ter tanta bola como costumamos ter e como é nosso padrão, mas aquilo que ressalvo disto é que a equipa está preparada para fazer coisas diversas, e isso é muito importante. Primeiro, não conseguimos ter bola o tempo todo e depois quando não a temos é preciso saber o que fazer. Depois há sempre o adversário e a qualidade que ele tem. Para todos os efeitos demonstrámos uma grande capacidade de sacrifício e de trabalho, de estar compactos e isso é uma coisa que nós procuramos também sempre. Obviamente que quanto mais bola tivermos melhor, é isso que nós queremos, mas também sabemos que somos muito fortes a sair rápido para o ataque, com combinações entrelinhas e a acelerar. Quando conseguimos encontrar esses espaços, procuramos acelerar jogo, porque é um espaço privilegiado para criar desequilíbrios, daí que quando entramos aí tentamos acelerar um pouco o jogo».

Pergunta Bola na Rede: Na segunda parte o Estoril Praia procurou libertar completamente os alas e assumiu um desenho semelhante ao 4-1-4-1 com o Mateus Fernandes a lateralizar à esquerda, o Raúl Parra a abrir à direita e os dois extremos por dentro. Na segunda parte o Estoril Praia esteve por cima, mas mesmo com a mudança sentiu problemas em superar a primeira linha de pressão do Arouca que tinha quatro elementos. Tentou mudar alguma coisa ao intervalo e sente que a mudança trouxe melhorias?

Vasco Seabra: «Nós mantivemos aquilo que foi o plano de jogo da primeira para a segunda parte. Só que na primeira parte acho que roubámos mais bolas na primeira fase de pressão e ao roubarmos mais bolas não conseguimos instalar o Mateus tantas vezes quanto queríamos para criar essa tal superioridade à esquerda, porque como roubávamos muito alto, o Mateus já estava mais alto, mais projetado e acabávamos por chegar mais depressa à baliza. Nós na primeira parte também fomos dominadores do jogo, acho que também estivemos por cima do jogo e o Arouca acabou por estar essencialmente na primeira bola, porque jogou mais longo para a primeira e a segunda bola e depois não vamos negar que o Arouca tem muitos jogadores bons individualmente. Acho que muitas das coisas que aconteceram tiveram a ver com a característica individual, com a capacidade individual dos jogadores. Na segunda parte continuámos dominadores, mas instalámo-nos ainda mais no meio-campo ofensivo, porque em termos de números de oportunidades na segunda parte penso que temos ainda mais do que na primeira, mas na primeira parte também tivemos oportunidades. A nível de plano não mudou tanto assim, penso que foi mais relacionado ao momento onde roubámos a bola».

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim prepara traição e quer contratar jogador ao Manchester City

O Manchester United iniciou as negociações com os representantes de Stefan Ortega. Guarda-redes representa o Manchester City.

Era alvo do FC Porto para o meio-campo e está a caminho do Ipswich Town por 23 milhões de euros

O Ipswich Town garantiu a contratação de Hayden Hackney. O médio era alvo do FC Porto, mas vai continuar no Championship.

Bruno Lage comenta saída de Orkun Kokç e reflete sobre o mercado do Benfica: «Faltava algo mais»

Bruno Lage esteve presente na sala de imprensa do Seixal, de maneira a realizar a antevisão da final da Supertaça de Portugal.

Comunicados, arbitragem e eleições? Bruno Lage garante: «Qualquer ataque que chegue aos jogadores vão ter de levar comigo»

Bruno Lage esteve presente na sala de imprensa do Seixal, de maneira a realizar a antevisão da final da Supertaça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage: «Não vai servir de desculpa, mas é mais um adversário a vencer»

Bruno Lage esteve presente na sala de imprensa do Seixal, de maneira a realizar a antevisão da final da Supertaça de Portugal.

Fredrik Aursnes: «Extremo? Vamos ver amanhã. Estou confortável a jogar aí e de mente aberta para jogar em qualquer lugar»

Fredrik Aursnes esteve presente na sala de imprensa do Seixal, de maneira a realizar a antevisão da final da Supertaça de Portugal.

Rui Borges sobre Conrad Harder e Luis Suárez: «Tanto um como o outro têm margem»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta quarta-feira, de maneira a realizar a antevisão da final da Supertaça de Portugal.