Que a ganância não nos vença

hic

Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e… Invicta. Gosto de pensar que a cultura do norte é diferente. Gosto de pensar que os gentios do norte são mais agressivos (no bom sentido), mais aguerridos, não dão uma luta por perdida. E que berram e reclamam quando as coisas não correm bem.

Gosto de pensar que os jogadores do norte suam sangue, morrem em campo, dão-se ao clube por amor à camisola. E que isso não chega para vencer mas já é o suficiente para assustar o adversário. Gosto ainda de pensar que o habitat natural de um dragão é um temido covil e que nem a princesa, que neste caso é redonda, vale o inglório esforço de quem a tenta raptar.

Na vida desportiva todos ganham e todos perdem. A perfeição não existe e estaria a ser demasiado injusto se não compreendesse a dificuldade que é jogar com obrigação de vencer. Não há como roubar títulos à cidade mas que ela sirva de inspiração por bons e largos anos. Cem, se puder ser.

Quero “fechar” a época desportiva com esta crónica. E pedir ao Futebol Clube do Porto que procure ser invicto. Invicto na vida, na sociedade, no contexto onde está inserido. Que não se cinja apenas à nomenclatura de “máquina de fazer dinheiro” mas que procure recordar-se de que, acima de tudo, é um clube de futebol. E um clube de futebol é composto pela SAD, pelo treinador, pelos jogadores… e pelos adeptos.

1
Pedroto e Pinto da Costa: uma dupla imbatível
Fonte: fcporto.pt

O Futebol Clube do Porto, como o próprio nome indica, é um clube desportivo. Um clube do povo e para o povo, impulsionador de uma rivalidade história. Porquê? Porque foi competente. Porque foi rigoroso. Porque ambicionou voar mais alto e, acima de tudo, foi um apaixonado. Apaixonou-se pelos títulos, pelo Olimpo do futebol. Conheceu os deuses e com eles travou amizade.

Assim, quero hoje pedir que o dinheiro que se encaixou na Liga dos Campeões não seja motivo de satisfação. É fundamental para um alívio económico e nada mais. O Futebol Clube do Porto tem de ser capaz de mais, muito mais. Não pode ser apenas uma “máquina de fazer dinheiro”. Não pode ser burguês. Não pode defender-se com os títulos do passado.

No fundo… tem de se manter invicto a vícios do presente. E que a ganância não nos vença.

Foto de capa: fcporto.pt

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Giovanni Simeone deixa Nápoles por 8 milhões de euros e continua na Serie A

Giovanni Simeone vai mesmo deixar o Nápoles. O avançado argentino vai jogar no Torino a título definitivo.

Nicolò Zaniolo foi oferecido ao Benfica mas os encarnados rejeitaram a abordagem

O Benfica recebeu uma abordagem para acolher Nicolò Zaniolo. No entanto, as águias rejeitaram a proposta.

Há novidades sobre o futuro de Jack Grealish: há proposta para continuar na Premier League

O futuro de Jack Grealish pode passar pela Premier League. O avançado internacional inglês está na mira do Everton.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo fecha guarda-redes formado no Manchester City

O Nottingham Forest garantiu a contratação de Angus Gunn. Guarda-redes de 29 anos junta-se ao clube com efeitos imediatos.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas paga quase 10 milhões de euros por médio que joga em Inglaterra

O Besiktas garante a contratação de Wilfred Ndidi ao Leicester City. Transferência a rondar os 9,5 milhões de euros.

Harry Maguire não quer «desculpas» no Manchester United: «Quero fazer parte de uma equipa de sucesso»

Harry Maguire deu uma entrevista aos meios de comunicação do Manchester United. Defesa quer uma temporada de sucesso.

Bernardo Silva sobre ser o novo capitão do Manchester City: «Vou tentar ser um exemplo todos os dias»

Bernardo Silva é o novo capitão do Manchester City. Internacional português reagiu à responsabilidade, entre outros temas.