📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Eusébio no Panteão: Do Panteão para Portugal, do Panteão para o Mundo

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Ainda ontem, no dia 2 de Julho de 2015, revi pela 128ª vez todas as imagens respeitantes às exéquias fúnebres de Eusébio da Silva Ferreira. Sempre com um olhar carregado, como que não acreditando ainda que esta lenda nos abandonou, muito nostálgico. Dir-me-ão que fico assim porque sou benfiquista da cabeça aos pés e eu responderei que talvez isso tenha muita influência, mas mesmo que fosse adepto de um outro clube…penso que admiraria sempre o Pantera Negra. Escrevo este artigo ainda antes da cerimónia de trasladação ter início, por isso não descreverei nada daquilo que se irá passar.

Quando se deu a trasladação dos restos mortais de Amália Rodrigues para o Panteão Nacional, no dia 8 de Julho de 2001, eu virei-me para o meu pai e soltei um “tenho a certeza de que com o Eusébio vai acontecer o mesmo”, apesar da minha ainda prematura idade. E tal como eu previ há quase catorze anos, isso vai mesmo acontecer. E como podia não acontecer? Estamos a falar de um homem que fez com que fosse possível um norte-americano conhecer Portugal, estamos a falar de um homem que prendeu milhões de portugueses ao transístor, estamos a falar de um homem que reúne consensos na sociedade portuguesa como quase ninguém conseguiu até hoje. Futebol não é cultura? Será indecente tratar Eusébio como se trataram (ou não se trataram) escritores, grandes nomes da música e do cinema? Não, não é indecente. Eusébio é e sempre será um símbolo deste país à beira-mar plantado, Eusébio foi um homem amado e venerado em complicados tempos ditatoriais, Eusébio era visto pelo povo com um dos seus, um homem que a pulso singrou na vida e que com a sua humildade continuou a manter exactamente as mesmas rotinas.

transferir
O Benfica e a bola: os dois amores do King
Fonte: terceirotempo.bol.uol.com.br

Sinto-me um adepto abençoado. Felizmente foi no Sport Lisboa e Benfica que o Pantera Negra fez carreira, não há ninguém maior do que ele na história do clube, falar-se do Benfica é falar-se de Eusébio. Tal como escrevi no ano passado, a morte de Eusébio provocou momentos arrepiantes em grandes palcos como o Santiago Bernabéu e Old Trafford, foi motivo de notícia em todo o mundo, colocou em suspenso toda uma cidade de Lisboa debaixo de um temporal impiedoso. Os céus revoltaram-se contra a morte ainda prematura de uma lenda, de um dos grandes ícones do século XX português, um dos últimos heróis do povo a abandonar-nos. Impossível Eusébio da Silva Ferreira não merecer todo este aparato, todas estas cerimónias, é o mínimo que se pode fazer por alguém que catapultou Portugal para além do miserabilismo latente que por cá vigorava, dalguém que fez parar por milhentas vezes uma nação adormecida.

Tenho 26 anos, mas mal comecei a ver futebol vi em Eusébio uma referência. Sempre vi vídeos seus, sempre comprei cassetes e dvd’s referentes a este monstro sagrado do futebol mundial, sempre que o via a falar na tv parava, como que em sinal de continência. No dia em que ele morreu petrifiquei, não saí do sofá, fiquei incrédulo. No dia seguinte não pensei em mais nada, só quis estar presente no Estádio da Luz e no funeral. Debaixo de uma chuva incessante, vendo ali milhares de pessoas não se importando com isso, eu voltei a constatar o quanto Eusébio da Silva Ferreira era respeitado no nosso país. Voltaria a fazer tudo de novo, de uma forma quase estúpida não me perdoo por nunca tê-lo visto jogar, mas todo o legado que ele deixou foi mais do que suficiente para me apaixonar pela sua história de vida.

Hoje é um dia especial. Hoje é mais um dia de Eusébio da Silva Ferreira. Os seus restos mortais irão para o Panteão Nacional, casa dos deuses, dos nunca esquecidos. Do Panteão para todo o país, para todo o mundo, tal como só os heróis o conseguem. Não irei alongar-me muito mais, tal como já disse esta sexta-feira é do homem que saltou de Mafalala para o resto do planeta, mas sempre que escrevo sobre ele vêm-me à cabeça imagens sem fim.

11402984_469753396539389_8203607434345526161_n
A morte de Eusébio parou o país
Fonte: Facebook Oficial Museu Cosme Damião

Aquele momento, após o Inglaterra 2-1 Portugal das meias-finais do Mundial 66, em que Eusébio da Silva Ferreira chorou de uma forma compulsiva depois da eliminação da selecção portuguesa acompanha-me desde que me lembro de mim próprio. Lágrimas de tristeza, lágrimas derramadas há 49 anos atrás, lágrimas que se perpetuaram no tempo e que hoje são comungadas por mim e por uma imensidão de gente.

Obrigado, Eusébio. Obrigado por me fazeres sentir que falarei sobre ti exactamente da mesma forma até ao fim dos meus dias. Obrigado pelos teus préstimos ao Sport Lisboa e Benfica e a Portugal. Obrigado por seres um dos meus ídolos. Enfim, obrigado por tudo. Um ser humano só pode agradecer por teres feito parte deste mundo.

João Rodrigues
João Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Olá, Erling Haaland: Onde ver o Manchester City x Borussia Dortmund?

O Manchester City joga esta quarta-feira contra o Borussia Dortmund na Champions League. Haverá reencontro com Erling Haaland.

Benfica já treinou esta terça-feira e há grande novidade

O Benfica treinou na véspera de receber o Bayer Leverkusen para a Champions League. Amar Dedic está recuperado de lesão.

O tributo do Real Madrid a Diogo Jota e a mensagem de Trent Alexander-Arnold: «Fazes tanta falta…»

O Real Madrid prestou tributo a Diogo Jota e André Silva em Anfield. Trent Alexander-Arnold esteve presente e deixou mensagem.

Paulo Fonseca liga a jogador do Real Madrid para transferência em janeiro

Paulo Fonseca falou com Endrick por telefone. Avançado brasileiro pode ser emprestado pelo Real Madrid ao Lyon em janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola diz que Haaland está no nível de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi: «Basta olhar para os números dele»

Pep Guardiola deixa fortes elogios a Erling Haaland. Técnico recorda Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, em termos de capacidade goleadora.

Stefano Pioli despedido da Fiorentina após 0 vitórias em 10 jogos

Stefano Pioli foi despedido pela Fiorentina. Técnico italiano deixa cargo com efeitos imediatos, derivado dos resultados.

Sporting indignado com tentativa de pressão do FC Porto a Fábio Veríssimo: «Situações destas são um claro retrocesso no futebol português»

O Sporting mostra-se indignado pelas notícias que dão conta de uma tentativa de pressão do FC Porto e Fábio Veríssimo.