📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A primeira pedra no caminho da glória | Portugal x Finlândia

- Advertisement -
Jogo Particular:  terça-feira, 4 de junho de 2024, 19h45.

A ANTEVISÃO:  PRIMEIRO TESTE (AINDA AMIGÁVEL) NO CAMINHO RUMO AO EUROPEU

Voltou a seleção de Portugal, desta vez para ficar. Voltam a aparecer as bandeiras nas varandas, volta a vontade de vestir as ‘quinas’ com a camisola do nosso jogador favorito, voltam aquelas tardes de comes e bebes com amigos à espera do jogo da Seleção Nacional, volta Portugal a ter uma cor diferente. 

Mas, ainda não é para já, vamos ter de aguardar mais uns dias. Antes disso, há a necessidade de recuperar as rotinas dentro de campo, sem um grau competitivo de exigência máxima. Entram os jogos amigáveis pré-europeu 2024. Com três jogos em Portugal, os vencedores do Euro 2016 recebem a Finlândia (hoje em Alvalade), a Croácia (próximo sábado no Jamor) e a República da Irlanda (11 de Maio em Aveiro). 

É hora de afinar a pontaria, de relembrar a movimentação do colega e de testar aquela bola nas costas, porque se for para falhar, que seja agora. O Europeu 2024 afigura-se como uma das competições mais equilibradas e competitivas dos últimos 20 anos no velho continente. Os gauleses, outrora favoritos crónicos em competições passadas, estão num processo de rejuvenescimento e contam com algumas peças novas, tal como Itália, Alemanha, Inglaterra e Espanha, o que poderá abrir a porta a uma seleção Portuguesa ainda com muitas pedras basilares de um passado recente. 

Diretamente do norte da Europa, é altura também de dar as boas-vindas a Portugal à distante seleção da Finlândia. Liderados por Teemo Pukki e Lukas Hradecky, capitão de equipa, a 61.ª seleção do ranking FIFA chega a Lisboa depois de deixar fugir a qualificação para o Europeu, às mãos do País de Gales (que acabou por cair para a seleção da Polónia). 

Para Portugal, esta é a oportunidade perfeita para lançar da melhor maneira a preparação para o Europeu. Em teoria, e sem querer inferiorizar o adversário, uma vez a magia do futebol não nos permite afirmar qual será o vencedor, este será o adversário mais acessível para Portugal nos próximos três jogos. É essencial vencer e convencer. 

A chegada tardia de diversos atletas ao estágio poderá ditar uma maior rotatividade do que estamos habituados da parte de Roberto Martínez, habitualmente muito conservador nas suas escolhas. É provável que jogadores como José Sá, Nélson Semedo, António Silva, João Palhinha, João Neves, Pedro Neto e Diogo Jota (fisicamente apto) integrem o lote de titulares do jogo, tendo sido os primeiros atletas a integrarem os trabalhos da seleção Portuguesa. É também sabido que Cristiano Ronaldo e Rúben Neves só integrarão o grupo após o jogo de hoje, Pepe e Nélson Semedo continuam a recuperar das respectivas lesões, e Matheus Nunes substitui o lesionado Otávio na convocatória final.  O árbitro da partida será Christian-Petru Ciochirca, austríaco de apenas 34 anos. 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 10.º jogo entre Portugal e Finlândia.
  2. Portugal apenas venceu cinco dos dez jogos realizados frente aos finlandeses.  
  3. A única vitória da Finlândia aconteceu em 2002 (1-4) no Estádio do Bessa.
  4. As duas seleções não medem forças desde 2011, ou seja, há 13 anos. 
  5. Portugal conta apenas com uma derrota nos últimos 18 meses. 
  6. A Finlândia conta apenas com uma participação nos Europeus de Futebol, em 2020. Já Portugal, coleciona oito participações, com um troféu conquistado.
  7. O último jogador a faturar frente à Seleção Finlandesa foi Rúben Micael, com um bis em 2011, no Estádio Municipal de Aveiro.
  8. O melhor marcador da história da Finlândia é Teemu Pukki, com 40 golos.
  9. O melhor marcador da Seleção Portuguesa é Cristiano Ronaldo, com 128 golos marcados. 
  10.  Há nove anos que o Estádio José Alvalade não vê uma derrota da Seleção Nacional.

JOGADORES A TER EM CONTA

Bernardo Silva a jogar por Portugal
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Bernardo Silva – Difícil seria escolher o jogador português a surgir neste tema, dada a qualidade que existe. Optamos então por Bernardo Silva. Após mais uma época ao mais alto nível ao serviço do campeão inglês Manchester City (possivelmente a última), onde esteve envolvido em 22 golos marcados pelos ingleses. É um jogador cerebral, de baixa estrutura, que simplesmente muda o jogo de qualquer equipa. Fundamental no modelo de Pep Guardiola. Taticamente muito inteligente, tecnicamente, ainda melhor, é um jogador que facilmente progride com bola e tem facilidade em criar lances de perigo no último terço, seja com a assistência, ou o golo.

Lùkás Hradecky – O guarda-redes finlandês chega como detentor da dobradinha alemã, tendo completado a melhor temporada na carreira ao serviço do Bayer Leverkusen, sendo o quinto guarda-redes das cinco principais ligas europeias com maior percentagem de defesas efetuadas (77%). O capitão do Bayer Leverkusen foi o guarda-redes com mais “cleansheets” (jogos sem sofrer golos) no Campeonato Alemão (15 jogos). Chega numa forma muito interessante, e pode dificultar a vida aos portugueses.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, António Silva, Gonçalo Inácio, João Cancelo, João Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes, João Félix, Rafael Leão e Gonçalo Ramos.

Treinador: Roberto Martínez

««Temos um percurso de preparação muito importante. O objetivo é ter os jogadores individualmente a um nível ótimo. Gostei muito da vontade e empenho no primeiro treino. É continuar».

FC Porto: Lukas Hradecky, Nikolai Alho, Robert Ivanov, Miro Tenho, Matti Peltola, Richard Jensen, Robin Lod, Anssi Suhonen, Benjamin Kallman, Teemu Pukki e Oliver Antman.

Treinador: Markku Kanerva

«É uma boa forma para ver o ponto em que estamos. Vai ser uma grande experiência. Temos de enfrentar a situação e fazer o que temos de fazer. O ideal era ter todos os jogadores disponíveis desde o primeiro dia, mas temos de dar o nosso melhor».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 4-0 Finlândia

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.