Volta a França #1: As figuras de destaque da primeira semana

modalidades cabeçalho

A Volta a França já começou e a todo o gás. A primeira semana apenas tem uma amostra da dureza das seguintes, apesar de não ter sido nada fácil.

O início inédito em Itália permitiu descobrir percursos diferentes que levaram dificuldades diferentes aos protagonistas.

O que parece certo é que Jonas Vindegaard terá maiores dificuldades este ano para revalidar a camisola amarela final porque o lote de candidatos está mais forte.

O Bola na Rede descreve os cinco maiores destaques dos primeiros dias da prova mais reputada do ciclismo mundial.

Romain Bardet

Na sua derradeira participação, o francês da equipa Team dsm-firmenich PostNL conseguiu o que nunca alcançado nas dez edições anteriores do Tour. Bardet conseguiu na etapa inaugural a vitória na etapa e o feito de vestir, pela primeira vez, a camisola amarela.

O segundo classificado do Tour 2016 contou com a ajuda do colega de equipa, Van der Broeck, para que a fuga ao pelotão tivesse sucesso na chegada a Rimini e Bardet fizesse o que nunca tinha feito. O ciclista da antiga Ag2R conseguiu a quarta vitória em etapas na Volta a França. A última tinha sido já em 2017.

Biniam Girmay

O ciclista da Wanty Intermarché conseguiu-se estrear a vencer no Tour e não contente foi o único a fazer o bis, na primeira semana do Tour.

No ano passado, o sprinter estreou-se na prova e o melhor que conseguiu foi um terceiro lugar na sétima etapa, na chegada a Bordéus. Aos 24 anos, Girmay conseguiu ser o primeiro ciclista do seu país, a Eritreia, e o primeiro africano negro a vencer uma etapa no Tour.

Teremos sprinter para os próximos anos? Parece que sim, mas para este ano, as oportunidades de se destacar irão contar-se pelos dedos porque a montanha irá dominar na maioria das etapas. Contudo, Biniam Girmay tem uma vantagem importante na camisola verde dos pontos, de quase 100 pontos para Philipsen e tem oportunidade de alcançar mais um marco histórico.

Tadej Pogačar

O esloveno parece vir com energias renovadas para alcançar a camisola amarela final que lhe escapa desde 2022 para Jonas Vindegaard.

A UAE Team Emirates parece ter uma estrutura montada mais forte do que nos últimos anos, em que Pogačar não tinha gregários que o protegiam nas grandes montanhas, quando o pelotão ficava reduzido aos principais candidatos.

No Col du Galibrer, o vencedor das edições 2020 e 2021 atacou e ninguém conseguiu parar o ciclista que já venceu este ano o Giro d´Itália.

Nota menos positiva no contrarrelógio da sétima etapa em que Remco Evenepoel ganhou 12 segundos a Pogačar que ficou em segundo no crono. No entanto, o camisola amarela conseguiu juntar mais 25 segundos de vantagem de Vindegaard e 22 de Roglič.

À partida para a segunda semana de competição, o líder da UAE Team Emirates tem 33 segundos de vantagem para o belga da Soudek Quick-Step e mais de um minuto para o vencedor em título da Team Visma e o compatriota da Red Bull – Bora – hansgrohe.

João Almeida

O português está a fazer a sonhar os portugueses no Tour, como já não se via desde as primeiras temporadas de Rui Costa na prova.

O companheiro de Pogačar conseguiu um oitavo lugar na etapa que atirou o líder da UAE Team Emirates para a camisola amarela e desde aí se fixou no top 10 geral.

João Almeida ainda alcançou mais um oitavo lugar no crono e parte para a segunda semana na sexta posição. O ciclista é uma alternativa na equipa, caso haja algum percalço a Pogačar e Ayuso, mas é um sério candidato a alcançar o top 10 final da geral. A rivalidade com o espanhol é bem visível e é algo que não o deve desconcentrar da corrida propriamente dita.

Só Alves Barbosa, Joaquim Agostinho e José Azevedo conseguiram esse feito.

Caso consiga acabar nos dez primeiros da geral, João Almeida será também o primeiro português a fazer top10 na geral das três principais grandes voltas, Tour, Giro e Vuelta.

Remco Evenepoel

Na sua estreia no Tour, o belga da Soudek Quick-Step tem demonstrado as qualidades que já tinha revelado noutras grandes provas.

O ciclista de 24 anos lidera a camisola da juventude e é o segundo da geral a quase meio minuto de distância do líder da geral. Apesar de ter boa qualidade enquanto trepador, é no contrarrelógio que se destacou.

Não deixando o crédito em mãos alheiros, o vencedor de três Voltas ao Algarve, 2020, 2022 e 2024, ganhou a sétima etapa no crono individual que ligou Nuits-Saint-Georges a Gevrey-Chambertin.

Vindegaard não tem, por isso, “só” Pogačar pela frente, na luta pela camisola amarela final.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix mantém o seu desejo de regressar ao Benfica

João Félix vai ser apresentado em breve como reforço do Al Nassr. Ainda assim, o jogador quer regressar ao Benfica nos próximos anos.

Bruma já foi operado e tem regresso marcado para 2026

Bruma foi operado com sucesso à lesão grave que sofreu. O internacional português vai regressar aos relvados em 2026.

Gonçalo Guedes vai regressar à La Liga e já tem clube praticamente confirmado

Gonçalo Guedes está muito perto de regressar à La Liga. O avançado prepara-se para assinar com a Real Sociedad.

Tour de France #3: O que há neles é sobretudo cansaço

Consta que Fernando Pessoa não estaria a competir na terceira semana do Tour de France 2025 quando escreveu o icónico poema “O que há em mim é sobretudo cansaço”.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto sondou defesa da Liga Argentina

O FC Porto realizou uma sondagem por Mariano Troilo. O defesa-central pertence aos quadros do Belgrano, conjunto da Liga Argentina.

Como joga Luis Suárez, o novo avançado do Sporting: «Tem características diferentes de Gyokeres»

Luis Suárez foi oficializado como novo jogador do Sporting. O avançado chega do Almería para render Viktor Gyokeres.

Eis todos os detalhes da contratação de Luis Suárez pelo Sporting

Luis Suárez foi oficializado como novo jogador do Sporting. Leões divulgaram todos os detalhes do negócio.