Ferdi Kadioglu e o Euro 2024 como alavanca para outros voos

O Euro 2024 tem sido deslumbrante com confrontos extremamente competitivos, evidenciando uma aproximação em termos qualitativos e táticos entre as nações participantes.

As seleções tradicionalmente mais fracas têm dificultado a tarefa das equipas de maior dimensão, estando a competição a ser marcada por um enorme equilíbrio e imprevisibilidade. Para além da Áustria de Ralf Rangnick e da seleção suíça de Murat Yakin, a Turquia foi outra das principais sensações deste campeonato da Europa.

O técnico italiano Vincenzo Montella agregou experiência com um núcleo jovem de jogadores, e o seu conjunto manifestou um crescimento positivo ao longo da prova. A seleção turca caiu aos pés dos Países Baixos nos quartos de final da competição, num jogo imensamente disputado, onde os turcos até estiveram em vantagem.

A derrota por duas bolas a uma frente aos neerlandeses não invalida a excelente campanha turca, que serviu ainda para notabilizar determinados jogadores. Além do talento prodigioso de Arda Güler e de Kenan Yildiz, nomes como Mert Muldur, Baris Yilmaz e, especialmente, Ferdi Kadioglu demonstraram uma enorme capacidade ao longo de todo o torneio.

O lateral-esquerdo do Fenerbahçe assumiu elevada preponderância no momento ofensivo da equipa de Montella, essencialmente através da condução de bola e do seu ótimo jogo associativo. As ótimas prestações de Kadioglu neste campeonato da Europa têm atraído o interesse de diversos emblemas, tornando cada vez mais incerta a sua continuidade no Fenerbahçe.

Um destro que atua à esquerda

Kadioglu é um futebolista extremamente técnico, imensamente capaz em espaços curtos, o que se explica, em parte, pelo seu percurso pouco convencional. Iniciou a sua carreira a nível sénior ao serviço do NEC Nijmegen, atuando como um número dez tradicional. A sua boa capacidade de decisão no último terço, optando inteligentemente entre a finalização e o passe, era um dos seus traços distintivos.

Um montante relativamente reduzido foi suficiente para que Kadioglu se transferisse para o Fenerbahçe. Contudo, os seus primeiros anos ficaram marcados por uma tremenda dificuldade em obter tempo de jogo. Uma constante no panorama do futebol turco, é a prescindibilidade do talento jovem nacional em prol de jogadores renomeados em declínio de carreira. Tem-se verificado um declínio desta tendência com Arda Güler e Semih Kilicsoy como exemplos recentes de contraste, porém Kadioglu ainda foi vítima deste fenómeno.

Na temporada 2021/2022, Kadioglu fez a transição definitiva para a posição de defesa-esquerdo e desde então tem se destacado como um dos laterais mais interessantes a atuar fora das cinco principais ligas europeias.

Semelhante à grande maioria dos laterais da nova geração, Ferdi Kadioglu destaca-se mais pela sua habilidade no momento ofensivo, comparativamente ao processo defensivo. É um jogador que acrescenta uma enorme flexibilidade tática à sua equipa. Tanto oferece largura como ocupa zonas interiores do terreno de jogo. É muito criativo no drible e agressivo nos movimentos sem bola, desbloqueando linhas de passe para os colegas.

O turco expressa-se de forma ilustre ao nível do passe. O seu posicionamento ocasional em espaços centrais permite-lhe quebrar linhas com maior facilidade.  

Ferdi não só facilita a progressão da sua equipa com passes precisos, destacando-se também pela forma como conduz a bola. O turco combina velocidade, um controlo de bola excelente e uma bela capacidade em termos de drible. No último terço, gosta de se associar com os seus companheiros através de tabelas.

No aspeto defensivo, Kadioglu apresenta algumas lacunas. Exibe índices bastante elevados de agressividade e intensidade, no entanto, salienta alguns problemas posicionais. Nos duelos de um para um e no jogo aéreo revela também algumas dificuldades.

No gráfico acima, podemos visualizar as estatísticas de Kadioglu em relação à temporada 2023/2024, comparadas às dos outros laterais da Super Liga turca. O jogador de 24 anos destaca-se na grande maioria de ações com bola, o que realça o seu perfil de lateral extremamente ofensivo. A criatividade com bola, a segurança que oferece em posse e a sua eficácia no passe são bem patentes com as estatísticas apresentadas no gráfico acima. As suas carências do ponto de vista defensivo também são percetíveis pela observação do gráfico.

Próximo passos para Kadioglu

O nome de Ferdi Kadioglu vai ser bastante badalado este verão, sendo tremendamente incerta a sua permanência no conjunto agora orientado por José Mourinho. Borussia Dortmund, Manchester United e Brighton parecem ser os clubes mais interessados no internacional turco.

O gigante alemão vai ser treinado pelo turco, Nuri Şahin, e a saída de Maatsen abre espaço para Kadioglu. Os ingleses do Brighton já possuem dois laterais-esquerdos que são garantias de excelência. Estupinan e Barco asseguram qualidade no curto e no longo-prazo.

A meu ver, o Dortmund é a opção com um maior grau de racionalidade para Kadioglu. O seu perfil adequa-se ao futebol germânico e a perspetiva de muitos minutos é um fator diferenciador.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.