Olivier Giroud retira-se da seleção francesa

Olivier Giroud não vai voltar a representar a seleção francesa. O jogador do Los Angeles FC anunciou a sua retirada esta segunda-feira.

Olivier Giroud anunciou esta segunda.feira que não voltará a vestir a camisola da seleção francesa. O atleta encontra-se com 37 anos de idade e representa o Los Angeles FC. O atleta vestiu a camisola da França em 137 ocasiões, com 57 golos marcados (o melhor registo goleador do país). Esteve presente em quatro Campeonatos da Europa e três Mundiais.

O atleta deixou um longo comunicado sobre o tema:

«Chegou o momento temido: o momento de dizer adeus à seleção francesa.
Seis anos depois da conquista do Campeonato do Mundo. Foi a 15 de julho de 2018.

As memórias voltam à tona … 12 de julho de 1998. Eu tinha 12 anos. Na noite do título, jurei a mim próprio que um dia também eu seria Campeão do Mundo.

13 anos mais tarde, a 11 de novembro de 2011, esse sonho tornou-se realidade. Tenho muito orgulho em vestir a camisola azul e representar a França!

Quando entrei para esta equipa, encontrei uma segunda família com os jogadores e a equipa técnica. Sempre nos apoiámos uns aos outros, nas alegrias e nas desilusões, nas vitórias e nas derrotas, nos risos e nas lágrimas, mas sempre unidos e solidários.

Tornámo-nos um grupo inseparável de companheiros sob o olhar atento de um homem: o treinador, Didier Deschamps, a quem gostaria de agradecer a confiança depositada.
Apesar dos nossos altos e baixos, ele ajudou-me a tornar-me o melhor marcador de sempre dos Bleus, com 57 golos em 143 jogos.

Gostaria também de agradecer a todas as pessoas nos bastidores que, com a sua simpatia e profissionalismo, garantiram a nossa segurança e bem-estar.

A minha carreira na seleção francesa nem sempre foi fácil. Por vezes, tive dúvidas e sofri críticas, mas no fundo nunca deixei de acreditar. O trabalho árduo, a humildade e a oração ajudaram-me a ultrapassar os momentos difíceis.

Graças ao apoio inabalável da minha mulher e dos meus quatro filhos maravilhosos, encontrei sempre a força para lutar e regressar mais forte de cada vez.

Não posso esquecer os fãs, a quem agradeço do fundo do coração. Sinto-me feliz por ter podido proporcionar-lhes tanta felicidade.

Quatro datas ficarão sempre gravadas na minha memória.

  • A 19 de novembro de 2013, a união sagrada com os franceses quando vencemos a Ucrânia por 3-0.
  • Euro 2016. Apesar da nossa derrota na final, que ficará na história como uma das maiores desilusões da equipa francesa, vivemos uma aventura humana inesquecível durante toda a competição.
  • 15 de julho de 2018… O graal! O golo de uma vida! Ainda me lembro do momento em que caímos todos nos braços uns dos outros e gritámos: “Conseguimos! Sim, tínhamos conseguido.
    Éramos campeões do mundo!
  • Finalmente, o Campeonato do Mundo de 2022. Apesar da enorme desilusão de ter perdido na final, esta competição ficará para sempre como uma das memórias mais fortes da minha carreira. Marquei quatro golos, incluindo o terceiro, que quebrou o recorde de Thierry Henry. Depois, o quarto golo contra a Inglaterra, que nos levou às meias-finais.

Agora, uma nova página foi virada… Vou partir para outras aventuras. A partir de agora, serei o primeiro adepto dos Bleus.

Esta equipa francesa, que servi durante 13 anos, ficará para sempre gravada no meu coração. É o meu maior orgulho e a minha maior alegria.»

Banner LeBull

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.