GP Bélgica: A sorte de um Mercedes é o azar do outro

    modalidades cabeçalho

    A CORRIDA: NUM GRANDE PRÉMIO COM MUITOS CANDIDATOS, RUSSELL TEVE A MELHOR ESTRATÉGIA E CELEBROU… MAS DEPOIS FOI DESCLASSIFICADO

    A Fórmula 1 está espetacular em 2024 e o Grande Prémio da Bélgica, com a Mercedes em destaque, foi mais uma prova disso mesmo. Com a chuva a não se fazer sentir, ao contrário do que é habitual em Spa, tivemos uma corrida de 44 voltas em que oito pilotos podiam lutar pela vitória. No final, foi o mais jovem dos pilotos da Mercedes a festejar, seguindo a estratégia menos convencional, mas mais inteligente… até que foi desclassificado por uma infração técnica.

    George Russell tinha conquistado a sua segunda vitória deste ano, depois da Áustria, fazendo aquilo que se pensava que não era possível, executando uma estratégia de uma só paragem. O britânico partia apenas da sexta posição, tendo feito a sua única paragem nas boxes à volta 10, sendo dos pilotos que parou mais cedo. Seja como for, Russell teve o mérito de saber gerir os pneus, sugerindo a estratégia de uma só paragem à sua equipa, algo que lhe valeu o triunfo provisório. Infelizmente para Russell, as inspeções técnicas verificaram que o seu carro estava abaixo do peso mínimo, levando à vitória do seu colega de equipa.

    Lewis Hamilton partia da terceira posição, mas ganhou logo um lugar a Sergio Pérez no arranque e ultrapassando Charles Leclerc para chegar à liderança na terceira volta. A partir daí, Hamilton parecia ser o principal candidato à vitória, protegendo-se de uma tentativa falhada de undercut por parte de Leclerc. Hamilton apenas não esperava que a estratégia de Russell fosse tão eficiente, com o mais velho dos britânicos a conseguir apanhar o seu colega de equipa, mas não o conseguiu ultrapassar. Seja como for, a desclassificação de Russell valeu-lhe o triunfo.

    Oscar Piastri foi o melhor dos McLaren no dia de hoje, assegurando o último lugar do pódio (que depois passou a ser segundo), com destaque para uma boa ultrapassagem sobre Charles Leclerc. O australiano ainda se aproximou dos Mercedes, mas não os conseguiu passar. Leclerc acabou por ser terceiro, à frente de um Max Verstappen que partia de 11.º e minimizou danos, terminando inclusivamente à frente de Lando Norris.

    A corrida do britânico da McLaren começou a correr mal no arranque e pior ficou quando Verstappen lhe fez um undercut, com a McLaren a optar por parar Norris cinco voltas depois, esperando que Lando conseguisse aproveitar a vantagem de pneus para passar o neerlandês em pista. Verstappen nunca deixou que isso acontecesse, mantendo a posição, com Norris a não ficar sequer com o ponto extra da volta mais rápida, ‘roubada’ no final por Sergio Pérez, que partia de segundo, mas voltou a ter um ritmo pobre e terminou em oitavo (sétimo após a desclassificação).

    Carlos Sainz foi o sexto classificado, numa estratégia que parecia ser semelhante à de Russell, mas que depois levou a uma segunda paragem que deixou o espanhol sem opções de um bom resultado. Atrás de Sainz e de Pérez, Fernando Alonso, Esteban Ocon e Daniel Ricciardo a completaram os lugares pontuáveis.

    PILOTO DO DIA

    George Russell – Depois de a sua primeira vitória do ano na Mercedes ter surgido em circunstâncias fortuitas, com o acidente de Verstappen e Norris na Áustria, a de hoje é brilhante do ponto de vista da estratégia e da gestão dos pneus, com Russell a conseguir executar uma estratégia de apenas uma paragem na box. A desclassificação é bastante amarga para ele, mas surge devido a um erro da equipa, com o britânico a fazer tudo bem do ponto de vista da pilotagem.

    DESILUSÃO DO DIA

    Ferrari – Sobretudo pelo lado de Carlos Sainz, mas a escuderia também podia ter hipóteses de vencer o Grande Prémio neste domingo (um dos carros começava da pole position e o outro poderia ter executado uma estratégia semelhante à de Russell) e acabou por deitar essa hipótese ao lixo.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Portugal entra na Champions League em grande: ocupa os lugares de vaga extra para 2025/26

    Portugal viu Sporting e Benfica a vencerem na primeira jornada da Champions League. As equipas representam o país na competição.

    Champions League: eis a classificação ao final da primeira jornada

    A Champions League já se encontra a ser disputada, tendo esta quinta-feira finalizado a primeira jornada da competição.

    Bruno Lage sobre reforço de verão: «Não há jogadores do mister Roger Schmidt ou do Bruno Lage»

    Bruno Lage sucedeu a Roger Schmidt no comando técnico do Benfica. O português abordou a utilização de Jan-Niklas Beste.

    Espelho meu, espelho meu, o Real Madrid não jogou melhor do que eu | Sporting

    O Sporting foi derrotado pelo Real Madrid na primeira mão do playoff de acesso à Champions League Feminina.

    Eis o ranking UEFA depois da primeira jornada da Champions League

    O ranking UEFA é fundamental para se decidirem quantos postos nas competições europeias são entregues a cada país.
    Bernardo Figueiredo
    Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
    O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.