Do provável ao improvável | Primeira Liga Portuguesa

A Primeira Liga iniciou e com ela a expectativa nas estreias dos três crónicos candidatos ao título no futebol português. Dois deles convenceram e o outro acabou por decepcionar os seus adeptos.

Em Alvalade, o Sporting bateu o Rio Ave e, no mesmo sentido, os Dragões defrontaram o Gil Vicente e também amealharam os três pontos. Já o Benfica foi a Famalicão e foi surpreendido pelos comandados de Armando Envagelista.

Vamos então à análise aos duelos desta 1.ª jornada da Liga:

Sporting 3-1 Rio Ave – Entrada à campeão

O atual campeão nacional abriu as hostilidades da Liga Portuguesa com uma exibição à sua imagem. Autoritários, pressionantes e é por aí que saem os golos, contra um Rio Ave que não soube dar resposta. A equipa de Luís Freire foi errática e frente aos leões, todo o cuidado, é pouco. Aderllan Santos e Jhonatan tiveram uma noite para esquecer.

Foi incrível assistir ao trabalho de Morita e Hjulmand no meio-campo sportinguista. Sabiam sempre onde estar, principalmente na hora de pressionar, sem deixar que houvesse espaço entrelinhas para os vilacondenses, algo que facilitou o trabalho dos colegas e equilibrou a equipa fosse ao nível ofensivo e defensivo. Os centrais, neste requisito, também foram fundamentais, pois conseguiram ser coordenados em relação aos médios.

Por fim, fica a nota positiva para Pote que foi o autor de dois golos, Trincão que, principalmente na segunda parte, deu continuidade no que fez nos seis últimos meses da temporada e, logicamente, Quenda, o menino de apenas 17 está a ser um autêntico “espalha-brasas”. Em tão tenra idade, não esperava que se impusesse no Sporting como está a fazer e isso é de louvar, tanto o jogador que tem essa qualidade e personalidade como o treinador que coloca à disposição as ferramentas necessárias para que o jovem se desenvolva.

Este duelo serviu para deixar bem claro que Geny Catamo sente-se desconfortável como ala esquerdo e tanto a equipa, mas sobretudo o jogador sai a perder nesta alteração.

FC Porto 3-0 Gil Vicente – O primeiro golo desbloqueou o jogo

A “era” de Vítor Bruno começou no dragão frente ao Gil Vicente e de forma risonha para os azuis e brancos. Após a conquista histórica da Supertaça foi altura de focar na primeira jornada da Primeira Liga Portuguesa

À entrada para este jogo surpreendeu o onze lançado pelo novo treinador do FC Porto com Galeno a defesa esquerdo, algo que em Aveiro já tinha corrido bem e voltou a ser uma aposta bem sucedida e apesar de ser notória a falta de algumas bases, do jogador brasileiro, para jogar na posição foi percetível o “porquê” desta escolha. Com Ivan Jaime e Gonçalo Borges por dentro, Martim Fernandes e internacional canarinho ficavam com as alas ao seu dispor.

Ao longo do jogo faltou qualidade individual, em certos momentos, mas fica bem patente as ideias de Vítor Bruno nesta equipa. Foi uma vitória incontestável, onde os azuis e brancos tiveram muita posse de bola, conseguiram encontrar espaços para criar oportunidades e mesmo com o resultado avolumado, nunca desistiram de fazer mais golos e isso é um ponto a favor.

De relembrar que o Gil Vicente é, atualmente, um adversário bastante frágil, tendo em conta a semana conturbada que viveu com a saída, inesperada, de Tozé Marreco.

Famalicão 2-0 Benfica – A paciência com fim à vista

É verdade, um dos três candidatos teria que escorregar, algo que nos últimos anos tem sido recorrente na primeira jornada da Primeira Liga. Os encarnados foram a Famalicão e saíram derrotados de forma categórica por duas bolas a zero.

Faltou tudo ao Benfica. Desde o setor defensivo ao ofensivo, mas principalmente o meio-campo, houve várias falhas que justificam o resultado. Tendo por base um jogo pressionante, Roger Schmidt não pode entrar em campo com João Mário, Barreiro, Florentino e Aursnes, no mesmo onze. Todos eles jogadores de equilíbrio e não de desequilíbrio. O excesso de jogadores no corredor central foi evidente e não teve sucesso.

Ao longo dos 90 minutos foi visível, por diversos momentos, que as águias perfilaram-se num 4-2-4 pondo à prova os seus médios que não conseguiram acompanhar, logicamente, o ritmo do Famalicão que tinha sempre superioridade numérica. À semelhança da época transata, Schmidt não surpreendeu os adeptos e muito menos o adversário.

Do lado do Benfica, o único que aproveitou a oportunidade foi Tomás Araújo que fez uma exibição bastante interessante.

 E claro, o mérito famalicense também tem que ser destacado. A estratégia montada por Armando Envagelista, deu frutos e contou com grandes performances individuais, à cabeça Zaydou (jogão), Gustavo Sá, De Haas e Mihaj. A ideia foi atrair a marcação benfiquista e ser objetivo na procura da baliza, fosse com passes em profundidade (o primeiro golo demonstra isso) ou entrelinhas para aproveitar o espaço que se abria atrás de Florentino e Barreiro. Por sinal, e surpreendentemente para os mais distraídos, o meio-campo do Famalicão joga mais que o do Benfica. 

Uma primeira jornada onde ficou patente as debilidades que já existiam na temporada passada.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosario a um passo do FC Porto: quem é o novo médio dos dragões?

Pablo Rosario está muito perto de assinar pelo FC Porto, deixando o Nice em definitivo para se juntar novamente a Francesco Farioli atual técnico dos dragões.

José Mourinho indicou que não conhece vice-presidente do Fenerbahçe mas fotos provam o contrário

José Mourinho indicou durante a antevisão da partida frente ao Benfica que não conhece Hamdi Akin, mas existem fotos que os colocam juntos.

Estugarda obrigado a ir às grandes penalidades para vencer Braunschweig

O Estugarda conseguiu o apuramento para a segunda eliminatória da Taça da Alemanha, depois de vencer o Braunschweig.

Pafos conquista apuramento para a Champions League

O Pafos e o Estrela Vermelha empataram a uma bola durante esta terça-feira e os cipriotas conseguiram apurar-se para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.