Gonçalo Pereira: «O futebol da Finlândia tem muito mais qualidade do que nós portugueses estamos à espera»

- Advertisement -
Atualidade cabeçalho

Gonçalo Pereira é treinador atual do KPV da Segunda Liga da Finlândia. O Bola na Rede teve a oportunidade de o entrevistar.

Gonçalo Pereira é atualmente o treinador do KPV, clube que está em 2.º lugar da Segunda Liga da Finlândia. O português teve a primeira experiência como treinador principal de uma equipa A no Floro (Noruega) e agora está no KPV da Finlândia. Gonçalo Pereira falou com o Bola na Rede sobre a experiência nestes países, dando como exemplo alguns jogadores bem conhecidos:

«Já há muitos anos que ando pela Escandinávia. O futebol da Finlândia era o que eu conhecia menos, tive a mesma sensação de quando cheguei à Noruega: que o futebol tem muito mais qualidade do que nós portugueses estamos à espera e que o jogador finlandês tem um potencial de desenvolvimento. Agora vemos Schjelderup no Benfica, o que Gyokeres (sueco) está a fazer no Sporting, Haaland e Odegaard na Premier League, por exemplo. São mercados emergentes e tem muito potencial para crescer. Não é uma Liga como Portugal ou os big-5, mas é um futebol que se está a desenvolver muito».

«Neste ano, estamos bastante bem nos lugares cimeiros do campeonato. Na Taça, chegámos aos quartos-de-final, onde ganhámos a equipas da primeira e segunda liga. Foi bom para crescer. A época tem sido bastante positiva. Estes primeiros sete meses tem sido uma aventura muito positiva», acrescentou Gonçalo Pereira.

Gonçalo Pereira falou sobre o KPV e a luta para subir à Primeira Liga da Finlândia:

«O KPV é um clube com alguma história. Está numa fase de restauração financeiro e estrutural, o que afeta também o plano desportivo. As coisas tem sido bem feitas com muita calma. Definimos o que queríamos para esta época: conseguir estar na luta pela subida de divisão. Subindo ou não (não sendo a coisa mais vital do mundo) queremos lutar e é lógico que começamos a apontar e pensar na subida. Só sobe um direto e é muito complicado, mas mesmo que tenhamos de jogar um play off, estamos confortáveis com isso. Estar na luta foi sempre importante».

Gonçalo Pereira refletiu sobre a diferença entre o futebol português e o futebol finlândes:

«Faço essa comparação mais a nível cultural. O futebol é vida em Portugal. A partir dos 4 ou 5 anos é ir para a rua jogar. Aqui na Escandinávia são um pouco diferente. É uma cultura muito disciplinar. Há muitos miúdos que vão para o hóquei do gelo e outros desportos, até chegar ao desporto. A grande diferença é a intensidade e o entendimento do jogo. O entendimento do jogo do jogador finlandês não é o mesmo do que o do português. Aqui é um futebol mais de posse, pausado e com menos agressividade (no sentido em que são mais de esperar pelo erro em vez de forçar o erro). É um pouco mais lento, mas estamos a tentar mudar isso e transformar num futebol mais português».

Gonçalo Pereira abordou também objetivos a médio e longo prazo na sua carreira:

«Quero chegar muito rápido a uma primeira divisão europeia. Acho que tenho condições para isso e quero que isso suceda o mais rápido possível. Trabalho desde contexto de miúdos praticamente todos os escalões de formação até ao sénior, observação, treinador adjunto e agora principal. Tenho aprendizagens e capacidade para lá chegar. Mais a longo prazo quero estar em equipas que disputam competições europeias. Mas mais importante que isso quero estar preparado ao máximo para não chegar lá, estar um ou dois anos e ter de baixar o nível».

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Alisson Santos já está em Itália: os valores do negócio entre o Nápoles e o Sporting

Alisson Santos aterrou na manhã desta segunda-feira em Nápoles, de maneira a reforçar o conjunto de Antonio Conte, por empréstimo do Sporting.

José Mourinho e a confiança da equipa do Benfica: «Acho que não vai cair»

José Mourinho reagiu ao empate entre o Benfica e o Tondela, encontro válido pela 20.ª jornada da Primeira Liga.

José Mourinho questionado sobre peso de resultados menos positivos: «Seguramente que tem peso»

José Mourinho foi questionado sobre o peso de resultados menos positivos do Benfica contra equipa com objetivos inferiores.

José Mourinho e a arbitragem: «Em qualquer jogo vamos sempre para os seis, sete ou oito minutos de desconto. Hoje havia motivos para mais...

José Mourinho reagiu ao empate entre o Benfica e o Tondela, num encontro relativo à 20.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória larga dos Boston Celtics sobre os Milwaukee Bucks com a ajuda de Neemias Queta

Este domingo, Neemias Queta apontou 14 pontos e 8 ressaltos na vitória confortável dos Boston Celtics por 107-79 frente aos Milwaukee Bucks.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Fresneda tem o cheiro de atacar a área muito bom»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Tiago Margarido responde ao Bola na Rede: «Os jogadores estão de parabéns pelo trabalho que fizeram»

Tiago Margarido analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.