Benfica 3-0 P. Ferreira: Jonas dá o mote para Madrid

cabeçalho benfica

Para espanto de muitos, e aqui me incluo, Rui Vitória repetiu o onze que já tinha mandado para jogo no Dragão, há uma semana. André Almeida era claramente um elemento estranho na equipa, pelo menos seguindo o raciocínio de Rui Vitória nos primeiros jogos da época, pensei antes de o jogo começar.

Nos primeiros quinze minutos, a equipa empolgou-se e empolgou o estádio (por vezes passa-se o inverso e por isso se diz, não por acaso, que somos uma família). A eficácia de passe estava próxima do máximo, os jogadores esticavam o jogo, abriam espaços. Pena que o famoso “quarto de hora” à Benfica tenha durado apenas isso mesmo. Mesmo sem criar nenhuma oportunidade clara de golo, à exceção de uma tentativa de chapéu de Gaitán a Marafona, que acabou por sair por cima (o argentino viria a aprender mais tarde como realmente se faz), assistiu-se a um período de futebol agradável, com qualidade na troca de bola e um fio de jogo algo consistente. Afinal, já estamos a entrar em Outubro e, portanto, exige-se outra solidez.

Os pacenses começaram a crescer no jogo, muito por culpa da falta de concentração na construção do processo de jogo encarnado. Jardel continua a tentar apelar à qualidade técnica que sabemos que não tem e vai perdendo bolas em zona proibida, que neste jogo deram a Christian e Diogo Jota, dois jogadores rápidos, espaço para incomodar Júlio César. Os “castores” até viriam a marcar à meia hora, mas o golo foi anulado, e bem, por fora de jogo. Foi o clique de que o Benfica precisava para marcar. Minutos mais tarde, entra em campo a genialidade de Jonas, característica com que foram abençoados muito poucos jogadores e que tantas vezes decide jogos. Neste caso, ajudou a desbloquear o marcador. O brasileiro recebe a bola e temporiza, driblando. Olha de relance para a baliza. Percebe que o guarda-redes está um pouco adiantado e remata, em jeito, fazendo um arco perfeito, que faz a bola entrar depois de chocar com a trave.

O ritmo de jogo voltou a baixar, porque o Benfica não o quis acelerar, diga-se, confirmando-se assim que Vitória continua a liderar uma equipa com crises de bipolaridade, que têm forçosamente de começar a ser menos frequentes. Num campeonato tão exigente como já se percebeu que será este, a inconsistência pode ser o pecado mortal. Só aos 60 minutos se voltou registar um momento de emoção. A equipa da casa saiu em contra ataque, a bola foi parar aos pés de Gaitán e este isolou Mitroglou, que à saída de Marafona não conseguiu marcar. Confesso que o avançado grego ainda não me convenceu. Para além da qualidade indiscutível que mostra no jogo aéreo, traz pouco ao jogo e raramente se consegue soltar do colete de forças em que é colocado pelos defesas adversários. Ou o treinador lhe começa a exigir mais mobilidade (essencial para desmontar algumas organizações defensivas mais fechadas) ou então há que passar o testemunho a Jiménez para o ex-Atlético de Madrid mostrar o que vale. Isto porque não faz sentido que um jogador com a qualidade de Jonas corra quilómetros durante a partida, vindo constantemente ajudar a defesa (tem 31 anos, lembre-se), quando faz tanta falta na frente.

Jonas bisou e voltou a ser decisivo; Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Jonas bisou e voltou a ser decisivo;
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

Entretanto, o minuto 67 vai ficar marcado para sempre na carreira de Gonçalo Guedes, que voltou a fazer uma boa exibição. Foi o primeiro golo no campeonato pela equipa principal. Um golo que teve um toque de magia de Gaitán e alguma sorte. A sorte que, diz-se, protege os audazes e, acrescento eu, premeia os jogadores talentosos e esforçados, como é o caso. Por esta altura o Paços já estava balanceado no ataque, navegando na lógica do “já não há nada a perder”. Isso deixava espaços atrás, que o Benfica gosta de explorar. A vinte minutos do fim, Gaitán volta a bailar na ala esquerda, cruza para o lado contrário e Guedes, já dentro da área, ensaia um remate/cruzamento, que Jonas não consegue finalizar. Logo a seguir, esta jogada repete-se. Parece quase tirada a papel químico. Mas com uma diferença importante: desta vez, o brasileiro não desperdiça e remata para o 3-0.

Uma nota de profunda incompreensão para a forma como Rui Vitória tem remetido Pizzi ao banco de suplentes, quando o ano passado tal cenário seria impensável. Enquanto o jogador português fica no banco, Talisca vai somando mais uns minutos e cada vez confirma que dificilmente sairá da absoluta nulidade que vem mostrando. À parte disso, viram-se hoje momentos de bom futebol e, com um público sempre fiel (45 mil nas bancadas), há que manter a trajetória no percurso sinuoso rumo ao tri.

A Figura
Jonas e Gaitán – Não é justo ter de escolher. De um lado, umas das melhores e mais económicas (custo zero) contratações dos últimos anos, um poço sem fundo de genialidade e dedicação. Do outro, um mágico dos relvados, que com as suas fintas, acelerações, triangulações e mais uns quantos truques soberbos, leva um simples jogo para um outro patamar.

O Fora-de-Jogo
Eliseu – O açoriano corre, protesta, entrega-se de corpo e alma. Disso não tenho dúvidas. Mas, para jogar no Benfica, não é suficiente. Ainda hoje ficaram visíveis as suas debilidades a fechar o corredor, porque se encosta demasiado aos centrais, permitindo depois que os adversários ganhem a linha de fundo. Recupera rapidamente, Sílvio.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Tiago Caeiro
Tiago Caeirohttp://www.bolanarede.pt
É frequente dar por ele a contar as horas até começar o próximo jogo do glorioso Benfica, que não perde por nada. Lá fora, apoia Arsenal, Milan e Bayern só porque os seus jogadores vestem a magnífica cor vermelha.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique e AC Milan vão reunir por Rafael Leão e há 40 milhões de euros a separar os dois clubes

O Bayern Munique está muito interessado em garantir Rafael Leão. O jogador pertence aos quadros do AC Milan.

Lamine Yamal elogia Cristiano Ronaldo e fala da Bola de Ouro: «Para mim é para o melhor jogador do ano»

Lamine Yamal deixou grandes elogios a Cristiano Ronaldo e falou sobre a corrida à próxima edição à Bola de Ouro.

Casa Pia diz adeus a ex-Benfica e posição será reforçada

O Casa Pia não vai continuar com Cauê nos seus quadros. O jogador esteve emprestado por meia época pelo Lommel.

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.

Iván Fresneda quer subir o nível: «O meu próximo objetivo é a seleção de Espanha»

Iván Fresneda acabou por ser um elemento importante para o Sporting na última temporada. O lateral quer chegar à seleção.

Wellington Carvalho renova contrato com o Chaves

Wellington Carvalho vai continuar a vestir a camisola do Chaves. O extremo é mais uma das renovações flavienses.