A variabilidade tática nas alas do FC Porto

FC Porto Cabeçalho

O FC Porto de Vítor Bruno tem uma cara lavada e o mercado de transferências trouxe alguns rostos que podem ser variáveis interessantes no modelo de jogo que o treinador quer implementar no Dragão. Para o lado esquerdo da defesa, os Dragões contam com Francisco Moura e Wendell com Zaidu a ser o terceiro lateral e uma alternativa de recurso.

No lado direito, os portistas contam com os jogadores made in Olival. João Mário e Martim Fernandes assumem o lado direito da defesa portista, com Pepê a conseguir também fazer essa posição com qualidade. Na frente, Galeno, Ivan Jaime, Gonçalo Borges, Fábio Vieira e também o brasileiro versátil Pepê prometem assumir as despesas do processo ofensivo da equipa.

Vitor Bruno tem um leque de alternativas com características diferentes que podem tornar imprevisível o estilo com que a equipa se apresenta em cada jogo. De um lado, jogando com Francisco Moura e Iván Jaime, por exemplo, os portistas têm um lateral que ataca muito bem a profundidade, que procura jogar mais encostado à linha e que chega com relativa facilidade à linha de fundo, cruzando com bastante qualidade. Com o jogador espanhol a jogar por dentro, Francisco Moura tem espaço para atacar e a equipa ganha um criativo que joga muito bem por dentro. Já com Wendell e Galeno poderá acontecer o inverso.

O lateral brasileiro gosta mais de jogar por dentro e ocupar muitas vezes a posição de terceiro médio, abrindo assim mais uma linha de passe por dentro. Com Galeno a equipa ganha mais capacidade de explosão e do ataque à profundidade uma vez que o brasileiro faz movimentos de rotura com qualidade, potenciados pela sua velocidade.

Do outro lado de campo, Pepê e Fábio Vieira são jogadores que se sentem mais confortáveis a jogar por dentro e a procurar desequilibrar nessa zona do campo, enquanto que Gonçalo Borges é o “chamado” extremo puro. Fábio Vieira e Pepê são jogadores semelhantes. Ambos gostam de ter e conduzir a bola por terrenos mais interiores enquanto que João Mário e Martim Fernandes procuram jogar pelo corredor e criar oportunidades para cruzamento.

Com Gonçalo Borges a jogar, acredito que se torna mais benéfico para a equipa, recuar Pepê. O jovem jogador formado no Olival não tem estado em destaque no início da época, mas é um extremo diferente dos demais e pode trazer coisas diferentes ao jogo quando for necessário.

Acredito que com estas nuances, o jogo do FC Porto se torne mais imprevisível. Seria interessante perceber como é que a equipa se comportava jogando de maneira diferente nos dois lados do campo.

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela viaja até Espanha e procura melhorar resultados em relação ao começo de 2025/26

O Tondela vai realizar um particular contra o Ferrol na quarta-feira. O jogo vai ser disputado n'A Malata, casa dos galegos.

Barcelona de olho em avançado que só pode contratar no verão de 2026

Etta Eyong está a impressionar na frente de ataque do Levante e o Barcelona encontra-se a avaliar a sua possível contratação.

Julian Draxler recorda passagem pelo Benfica: «Um clube realmente fantástico»

Julian Draxler, atualmente ao serviço do Al Ahli do Qatar, recordou com carinho a época que passou no Benfica, em 22/23, por empréstimo do PSG.

Lucas D’Agrella estreia-se nos convocados da Seleção Sub-20

O defesa do Farense, Lucas D’Agrella, foi chamado pela primeira vez à Seleção Sub-20. O jogador tem vindo a destacar-se ao serviço do emblema algarvio.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal está seguro sobre a situação de Viktor Gyokeres

O Arsenal está satisfeito com o começo de Viktor Gyokeres no clube, já que o jogador se encontra numa fase de integração.

Podcast À Prova de Bola #13 –  Análise ao Clássico entre o FC Porto e o Benfica

O À Prova de Bola analisa o Clássico entre o FC Porto e o Benfica deste domingo e as implicações para as formações de Francesco Farioli e de José Mourinho.

Manchester United entra na corrida por jovem prodígio mexicano

O Manchester United está atento à nova sensação do futebol mexicano, Gilberto Mora, avançado de apenas 16 anos que atua no Club Tijuana.