João Nivea aponta 4 referências na carreira e traça objetivo: «Quero chegar à Primeira Liga nos próximos cinco anos»

- Advertisement -

João Nivea falou em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador está sem clube depois de dois anos no Lusitano de Évora.

João Nivea, treinador português de 33 anos, orientou o Lusitano de Évora nas últimas duas temporadas e falou em exclusivo ao Bola na Rede. Depois do Campeonato de Portugal, o técnico falou do próximo passo.

«Desde a minha saída do Lusitano, recebi várias propostas de clubes do Campeonato de Portugal, que não pude aceitar, pois chegou o momento de procurar desenvolver o meu trabalho em divisões superiores. Fui abordado com propostas financeiramente muito vantajosas de clubes europeus e do continente asiático, mas penso que este ainda não seja o momento de sair do país. Nesta altura, o meu foco passa por continuar a demonstrar a qualidade, competência e singularidade das minhas ideias e do meu trabalho, trabalho esse que já me fez atingir marcas fantásticas e bater recordes em Portugal. Quero chegar à Primeira Liga nos próximos cinco anos», referiu João Nivea.

João Nivea falou ainda das principais referências na sua carreira e apontou dois treinadores portugueses – Rúben Amorim e José Mourinho – e dois italianos – Roberto de Zerbi e Thiago Motta.

«São quatro os treinadores que tenho como referência, todos eles por diferentes motivos. A nível geral, por ser uma lenda, pelo seu percurso e conquistas, José Mourinho. Tecnicamente falando, a nível ofensivo, Roberto de Zerbi é alguém que tenho como referência e tem sido, uma linha que tenho seguido no reinventar das minhas dinâmicas ofensivas de primeira e segunda fase. Defensivamente, Thiago Motta é sem dúvida quem mais me inspira, pela particularidade das minhas equipas não defenderem homem a homem, nem zona pura, mas sim uma defesa à zona orientada, o que se verifica também nas equipas dele. Por fim, a nível da comunicação, Rúben Amorim, pois veio dar uma lufada de ar fresco, na forma como um treinador interage com os demais agentes desportivos, imprensa e adeptos, falando abertamente de uma forma simples de todos os assuntos técnicos e de gestão grupal», destacou o treinador que traçou as principais características do seu estilo de jogo.

«Relativamente ao estilo de jogo das minhas equipas, procuramos ser competentes em todos os momentos do jogo, estando confortáveis e preparados para controlar com e sem bola. Quando temos a bola em nosso poder procuramos levar as equipas adversárias para situações (previamente identificadas) onde são mais frágeis e desequilibrá-las a partir daí. Outra característica bastante perceptível nas minhas equipas é a forte capacidade de reação à perda, o que permite recuperar rapidamente a bola e, em zonas adiantadas do terreno», destacou João Nivea.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Zlatan Ibrahimovic recorda José Mourinho e revela seleção por quem vai torcer no Mundial 2026

Zlatan Ibrahimovic destacou a sorte de ter trabalhado com alguns dos treinadores mais conceituados e revelou que irá apoiar o Brasil no Mundial 2026.

Paulo Fonseca fala sobre internacional português: «Poderia ser Bola de Ouro, mas as coisas são como são»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou sobre Rafael Leão, avançado que orientou no AC Milan.

Frenkie de Jong critica Villarreal x Barcelona nos Estados Unidos da América: «Depois estamos sempre a reclamar do calendário»

Frenkie de Jong deixou críticas à decisão de permitir que o Villarreal x Barcelona seja disputado nos Estados Unidos da América.

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «Um dia gostava de treinar a seleção da Ucrânia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «O Afonso Moreira pode ser um grande jogador do Lyon»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim no Manchester United: «Iria fazer bons estragos»

Roy Keane apontou Diego Simeone como possível sucessor de Rúben Amorim no comando técnico do Manchester United.

Jeremiah St. Juste poucas horas depois da lesão ter sido notícia: «Não acreditem em tudo o que leem na imprensa»

Jeremiah St. Juste deixou uma mensagem nas redes sociais. Depois de ter sido noticiada uma lesão, o central deixou palavras sobre a imprensa.