📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Martínez soube mexer na pressão e Portugal fez xeque-mate

- Advertisement -

Portugal venceu a Polónia por 5-1, mas esteve empatado até ao intervalo. Na segunda parte, depois das mudanças no meio-campo, a seleção das quinas dominou os polacos por completo.

O Estádio do Dragão parece estar sempre pronto a dar alegrias à seleção portuguesa. Depois de terem vencido a Liga das Nações, em 2019, na invicta, carimbaram agora o apuramento para a próxima fase do torneio. Contudo, apesar da goleada, Portugal teve uma exibição penosa, na primeira parte. Não conseguia fazer uma pressão eficaz, com o meio-campo a ficar sempre descompensado, e era muitas vezes apanhado em contra pé, permitindo aos polacos receber no meio, quase sempre Romanczuk, e este lançar os avançados na profundidade.

Durante toda a primeira parte, Bruno Fernandes e Bernardo Silva pressionavam a mesma ala, formando uma linha de cinco com os dois extremos e avançado. João Neves tapava um médio da Polónia, mas sobrava sempre um outro, Romanczuk, como já referido. Entre muitos lances de perigo, cuja ineficiência da pressão de Portugal não conseguia contrariar, destacam-se o remate de Bereszynski aos 28’ e o de Piatek (este, ao poste) aos 38’.

Cristiano Ronaldo Portugal
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Na segunda parte, Roberto Martinez, conforme explicou em conferência de imprensa, passou para uma pressão com 4 jogadores, tal como tinha acontecido no primeiro jogo entre as duas seleções, o que resultou na perfeição: “Na segunda parte fizemos uma pressão alta com quatro jogadores (…) Fizemos a pressão alta no primeiro jogo com a Polónia e correu bem. Hoje a Polónia contrariou isso muito bem e tivemos que ajustar”. Vitinha entrou para o lugar de João Neves e Bruno Fernandes ou Bernardo Silva, dependendo da ala que estivesse a ser pressionada, tapavam o meio e não permitiam que os polacos aproveitassem o espaço no meio.

Depois da mudança, a goleada. Martinez mexeu no xadrez e Portugal fez xeque-mate. Passou a assumir o jogo, na segunda parte, e não deu hipótese aos Polacos de criar perigo até ao final do jogo.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta sobre Viktor Gyokeres: «Temos de colocar o jogador na melhor condição possível para explodir e atingir o seu potencial»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, falou sobre Viktor Gyokeres. Declarações surgem na antevisão ao jogo com o Wolves.

Leões com jogo teoricamente acessível em casa | Sporting x AVS 

Para o campeonato português, (este "novo") AVS e Sporting defrontaram-se apenas duas vezes e foram na época passada.

Futsal Feminino: Portugal já conhece adversários da Ronda de Elite que organizará

Portugal jogará contra a Finlândia e Países Baixos na Ronda de Elite de acesso ao Euro 2027. Falta saber uma Seleção.

Eis o preço que o River Plate está disposto a pagar para garantir o empréstimo de Gianluca Prestianni junto do Benfica

Gianluca Prestianni está a ser alvo do River Plate. Emblema argentino fez proposta ao Benfica pelo extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez confirma que levaria Paulinho ao Mundial 2026: «Hoje era uma opção dentro dos 26»

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.

Roberto Martínez explica estatuto de Cristiano Ronaldo na seleção: «O problema do Cristiano é que toda a gente tem uma opinião e não vê...

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.

Roberto Martínez lembra Diogo Jota: «É a nossa força e uma responsabilidade poder cumprir o sonho dele de ganhar o Mundial»

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.