📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Toyota: finalmente o regresso?

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Há cerca de três semanas, a Toyota anunciou o desenvolvimento do TMG GT86 CS, para a categoria de R3, que, em 2014, passará a chamar-se RC3. Uma notícia recebida com muito agrado por todos os amantes de ralis. Mas uma ainda melhor chegou ontem: a marca japonesa vai construir um Yaris WRC, o que indica que o regresso ao WRC pode estar para breve. Para já, apenas está confirmada a construção do carro e os respetivos testes para o próximo ano, o que garante que apenas em 2015, na melhor das hipóteses, a formação nipónica voltará à elite dos ralis mundiais.

Mas, afinal, qual o porquê de toda esta satisfação com o regresso da Toyota? Basicamente porque foi, muito provavelmente, a equipa mais marcante da década de 1990; os amantes da Subaru e Mitsubishi que me perdoem, pois foram também equipas muito marcantes.

A Toyota, quando, em 1988, apostou no Celica GT-Four, deu um passo que mudou para sempre a sua relação com os ralis. A primeira geração do carro, o ST165, estreou-se nesse mesmo ano no Tour de Corse. Foi preciso esperar mais de um ano para a primeira vitória, que aconteceu em 1989, no Rali da Austrália, por Juha Kankkunen. Depois deste triunfo, a Toyota conseguiu mais 29 vitórias com as três versões do Celica, até 1995. Além destas conquistas em ralis, conseguiu quatro títulos de pilotos por Carlos Sainz (1990 e 1992), Juha Kankkunen (1993) e Didier Auriol (1994), assim como o título de construtores de 1993 e 1994.

Carlos Sainz no Rally de Portugal 1992. A versão ST 185 “deu” três titulos de pilotos e dois de construtores à Toyota. http://rallyazores.blogspot.pt
Carlos Sainz no Rally de Portugal 1992. A versão ST 185 “deu” três titulos de pilotos e dois de construtores à Toyota
Fonte: rallyazores.blogspot.pt

Em 1996, a equipa nipónica foi impedida de correr, por ter sido apanhada com um restritor de ar não permitido no Rali da Catalunha de 1995. Na temporada de 1997, no Rali da Finlândia, a Toyota voltou ao Mundial, entretanto denominado WRC, com o Corolla WRC.

Este carro não teve tanto sucesso como os anteriores mas, ainda assim, venceu mais quatro ralis até à retirada e o título de construtores de 1999, o último ano em que a Toyota correu de forma oficial no WRC, pois abandonou a modalidade nessa altura para apostar na Fórmula 1.

Matos Chaves no Rali de Portugal de 1999 http://ralifoto.blogspot.pt
Matos Chaves no Rali de Portugal de 1999
Fonte: ralifoto.blogspot.pt

Também em Portugal a Toyota esteve presente nos ralis. A marca nipónica foi campeã, e falando apenas nestes dois modelos, em 1992, com Joaquim Santos, e em 1999 e 2000, quando Pedro Matos Chaves venceu já com o Corolla WRC.

Também Rui Madeira correu pela Toyota, em 1996 e 1998, fazendo algumas rondas do WRC.

Que seja um regresso forte da Toyota, e que seja apenas mais uma das muitas equipas cujo regresso seria fantástico. É aquilo que todos os amantes dos ralis desejam.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.