📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal mostra duas caras na Guatemala

- Advertisement -

cab futsal

Este torneio, que ainda não tem a chancela da FIFA e que se organiza anualmente desde 2010, não correu de feição às cores portuguesas. No entanto, este mundial pode ser dividido em duas fases: a fase de grupos e a fase a eliminar, onde as prestações das nossas guerreiras foram bastante díspares. Na fase inicial da competição, calhámos em sorte no grupo A, com o todo-poderoso Brasil, a Costa Rica e o Irão. Apesar do equilíbrio existente nos jogos de futsal, e porque não se pode subestimar nenhum oponente nas fases prévias destas grandes competições, o certo é que a qualidade dos resultados e das exibições, incluindo um empate perante o grande dominador desta competição, o Brasil, apenas consentido nos segundos finais, deixava antever uma prestação magnífica na Guatemala e aumentava (e muito) as expetativas, que já no início eram bastante elevadas, de poder superar o segundo lugar alcançado em 2010, 2012 e 2014.

Era, assim, um Portugal renovado e cheio de confiança que atacava as meias-finais da competição, perante o líder do grupo B, a Rússia. Mas o certo é que um jogo menos conseguido da nossa parte possibilitou o apuramento para a final da equipa do leste da Europa, numa clara derrota (7-2), que ditou o adeus do sonho luso de poder estrear o seu nome na lista de vencedores, que apenas conhece o Brasil até à data. Para terminar a participação, aconteceu o jogo de atribuição do terceiro lugar perante Espanha. Foi mais um jogo fraco das nossas jogadoras, a provar que a eliminação do jogo decisivo foi um rude golpe para as aspirações nacionais, e mais uma goleada (9-1) a impedir a presença portuguesa no pódio, tendo de se contentar com o quarto posto, igualando a pior prestação de sempre em 2013.

Um começo brilhante que acabou por não ter sequência Fonte: Seleções de Portugal
Um começo brilhante que acabou por não ter sequência
Fonte: Seleções de Portugal

No jogo mais desejado, a grande final, mais um resultado previsível, com o Brasil a ganhar por 3-0 à Rússia e a confirmar assim o seu domínio absoluto na modalidade (em seis presenças, outros tantos troféus de campeão). Fica assim um grande amargo de boca, pois estivemos quase a garantir a vitória sobre o campeão incontestado da competição na fase de grupos, no entanto uma má abordagem à fase a eliminar ditou um adeus sem glória a um campeonato onde tínhamos grandes (e legítimas) aspirações.

Foto de capa: Seleções de Portugal

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta sobre Viktor Gyokeres: «Temos de colocar o jogador na melhor condição possível para explodir e atingir o seu potencial»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, falou sobre Viktor Gyokeres. Declarações surgem na antevisão ao jogo com o Wolves.

Leões com jogo teoricamente acessível em casa | Sporting x AVS 

Para o campeonato português, (este "novo") AVS e Sporting defrontaram-se apenas duas vezes e foram na época passada.

Futsal Feminino: Portugal já conhece adversários da Ronda de Elite que organizará

Portugal jogará contra a Finlândia e Países Baixos na Ronda de Elite de acesso ao Euro 2027. Falta saber uma Seleção.

Eis o preço que o River Plate está disposto a pagar para garantir o empréstimo de Gianluca Prestianni junto do Benfica

Gianluca Prestianni está a ser alvo do River Plate. Emblema argentino fez proposta ao Benfica pelo extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez confirma que levaria Paulinho ao Mundial 2026: «Hoje era uma opção dentro dos 26»

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.

Roberto Martínez explica estatuto de Cristiano Ronaldo na seleção: «O problema do Cristiano é que toda a gente tem uma opinião e não vê...

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.

Roberto Martínez lembra Diogo Jota: «É a nossa força e uma responsabilidade poder cumprir o sonho dele de ganhar o Mundial»

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.