Rui Costa falou após o encontro entre o Benfica e a Juventus, relativo à oitava jornada da Champions League.
Rui Costa falou com os jornalistas após o Juventus 0-2 Benfica, válido pela oitava jornada da Champions League.
«Agradecer aos adeptos presentes, aos que acreditaram que passaríamos à próxima fase, pela importância que tiveram mais uma vez no jogo e este jogo marcava um dos objetivos da época: passar esta fase. Infelizmente tivemos de o fazer na última jornada, mas com todo o mérito. Pena termos perdido alguns pontos em casa, nomeadamente o último jogo, estaríamos numa posição mais confortável e talvez até nos 8 primeiros classificados, mas o primeiro objetivo desta competitiva está alcançado».
O presidente do clube falou da conversa entre Bruno Lage e alguns adeptos:
«Foi uma semana difícil. Quando o Benfica perde é uma semana difícil. Passou-se esta história do áudio, que o Bruno Lage já explicou o conteúdo do áudio e até tudo o que tinha a explicar sobre a situação. Foi no parque de estacionamento do Estádio da Luz que está aberto e portanto estavam lá adeptos. Foi uma conversa, depois gravada em áudio, como já houve muitas conversas no passado. Não será uma coisa nova. O facto de ter sido naquele tom de voz não o torna uma conversa violenta, até porque quando saíram dali saíram todos com o otimismo que se espera no Benfica. A equipa chegou ainda com o parque aberto e foi uma conversa dentro daquele espaço. Não foi uma situação que foi autorizado a passar determinada gente. Apareceu o áudio. Foi uma conversa feita depois da derrota, onde há adeptos mais desiludidos, um treinador mais chateado pelo resultado e causou todo este embaraço. Como foi prometido, não teria implicações no relacionamento equipa-treinador e acho que provou-se isso hoje».
O dirigente admitiu que a conversa criou algum alarido:
«Não estou a dizer que não tenha criado alarido, criou. Melhor evitar estes alaridos como é óbvio, mas a preocupação de muitos e a afirmação que criaria um problema entre treinador equipa, nós sabemos com quem trabalhamos e a relação que ambos têm. Se havia alguma dúvida, a prova foi cabal hoje».
Rui Costa confirmou que já falou com Bruno Lage sobre as declarações:
«Já falei com o Bruno Lage, com a equipa, com quem tinha de falar e o que pretendemos é que a equipa tenha estes comportamentos. Se há uma coisa que eu garanto é que não há atrito entre jogadores e treinadores e repito, se houvesse alguma dúvida a prova de exibição, união que todo o grupo teve em campo, é uma prova cabal».
O dirigente admitiu que a direção sabe perfeitamente o que está a fazer:
«Ouço tanta gente na imprensa, tanta gente a tentar tirar partido de qualquer episódio do Benfica que seja menos positivo, mas nós é que vivemos aqui dentro e sabemos o que estamos a fazer».
Rui Costa confessou que o episódio não foi positivo:
«Mas eu já disse isto, eu já admiti isto. É a primeira vez que isso acontece no Benfica e noutros clubes? Até pela estrada há estas conversas com os adeptos. Sei do grau de exigência trabalhar neste clube, parece-me muito estranho que cada vez que o Benfica perde um ponto ou tem um episódio menos positivo que se tenha de despedir treinador, o presidente.».
O presidente afirmou que o Benfica está em várias competições:
«O Benfica perdeu 9 pontos nas últimas jornadas, mas o Benfica entra para este ano desportivo para disputar 5 competições. Recordar também que com todo o mérito vamos estar no Mundial de Clubes. Ganhámos a Taça da Liga, estamos nos quartos de final da Taça de Portugal e a 6 pontos do 1 lugar no campeonato. É um campeonato irregular da nossa parte e curiosamente até de todas as equipas. O Benfica ainda não perdeu nada do que pode disputar e já ganhou o que podia ganhar».
O dirigente confessou que vários jogos seguidos criam desgaste no plantel:
«Se está tudo bem com isso, não, porque devíamos estar noutra posição diferente no campeonato, mas vai lutar por ele até ao fim. É uma competição de Champions League diferente. Temos sempre de fazer muito mais. Lembrar que o Benfica nestes 30 dias disputa 9 jogos, é difícil de manter regularidade com cansaço difícil e mental. Não é desculpa ainda assim. Quero dizer com isso com um campeonato tão irregular como estes que os 3 grandes já tenham trocado de treinador, nunca aconteceu. Dito isto, não serve de desculpa e não está tudo bem, assim como não estaria se estivéssemos com seis pontos de vantagem na Liga».
Rui Costa confirmou que vão existir mudanças até ao final do mercado:
«Vai haver acertos no plantel como tem havido todos os anos. É um mercado diferente, que tem Champions League pelo meio. Um deles já chegou, o Manu. Até segunda feira, com certeza que irá entrar ou sair alguém. Estamos com propostas em mãos, não vou adiantar».
Rui Costa recusou falar em eleições:
«A minha relação com Bruno Lage é horrível [em tom irónico]. Percebo que haja muita gente a falar de conflitos. Em relação às eleições, estou focadíssimo na época desportiva do Benfica. Não posso pedir às equipas que trabalham comigo para estarem focadas nas eleições. Não vou estar a pensar nisso. Há muita gente já a focar nisso. Acho que não é o timing. O Benfica, neste momento, só pensa em fazer o melhor possível para que esta época não termine apenas com o troféu da Taça da Liga».
Por fim, confessou que há muita gente que quer desestabilizar o Benfica:
«É verdade que há muita gente a tentar fazer de tudo para que o Benfica não chegue lá, mas o Benfica sabe o que está a fazer. Cada vez que o Benfica perde um ponto… Não é preciso ir muito longe. Há muita gente a querer desestabilizar. E aqui dentro não o vão conseguir fazer. Estamos em quatro competições, uma já acabou e ganhámos».