Revista do Ano 2015: Sporting CP

    sporting cabeçalho generíco

    Futebol  – O Momento do Ano:

    Final da Taça de Portugal – Um jogo daqueles para recordar e para contar à lareira, rodeado de netos, daqui a muitos anos. A jogar com dez elementos desde muito cedo, os leões chegaram aos 80 minutos a perder por 2-0 frente ao um SC Braga que já se sentia com as duas mãos no troféu. Slimani iniciou o grito de revolta para – já nos descontos – Montero empatar o encontro e levar o jogo para prolongamento. Nos penalties, revelou-se mais uma vez a apetência de São Patrício para brilhar nos momentos decisivos e garantir a vitória épica do Sporting.

    Futebol – A Desilusão:

    Eliminação da Liga dos Campeões – A vitória em Alvalade por 2-1, frente ao CSKA Moscovo, teve tanto de ingrata – devido à horrível arbitragem de Cüneyt Çakır – como de esperança. Os jogadores leoninos partiram para a capital russa com o legítimo sonho de alcançar a fase de grupos da Champions, algo que ainda ficou mais perto de alcançar com o golo de Teo que dava a vantagem por 1-0 ao intervalo. O segundo tempo trouxe um Sporting irreconhecível que, apesar da má arbitragem, deve a si próprio a eliminação precoce da prova europeia.

    Futebol – A Surpresa:

    Contratação de Jorge Jesus – Rui Gomes da Silva ria-se que nem um perdido nos estúdios da SIC, mas a verdade é que o treinador bicampeão pelo rival da Luz veio mesmo cumprir o sonho do seu pai e treinar o clube do coração. Uma jogada de mestre de Bruno de Carvalho, que viu num erro de julgamento de Luís Filipe Vieira a oportunidade ideal para conseguir o melhor treinador do campeonato português. Os resultados estão a vista, e as três vitórias sobre o ex-clube dão razão ao técnico lisboeta…

    Futebol – O Jogador do Ano:

    Islam Slimani – O jogador argelino é um caso de Amor/Ódio. Tanto gritamos com o avançado quando parece que tem medo de saltar a um cruzamento como, no momento seguinte, podemos estar “bailando” com um golo do número nove. Não sendo um matador como Jardel, ou um poço de dedicação e inteligência como Liedson, Slimani é garantia de golos e um dos homens mais em foco na equipa de Jorge Jesus. Os golos que tem apontado nesta temporada permitem aos adeptos o sonhar com o título nacional e até com uma boa participação na Liga Europa.

    Modalidades – Momento do Ano: 

    Taça CERS – A equipa de Nuno Lopes partiu para Espanha como “underdog” na final-four da competição. Na meia final, os leões bateram a equipa da casa (Igualada) no prolongamento e garantiram a presença no jogo decisivo, no dia seguinte, frente ao Reus. Na final, o Sporting até começou em vantagem mas permitiu a reviravolta espanhola; mas João Pinto não desistiu e levou o jogo para os penalties. No desempate, Ângelo Girão – tal como Patrício no futebol – brilhou como só os melhores conseguem e defendeu 3 – três – penalties.

    Girão e toda a equipa de Hóquei devolveram ao Sporting CP o lugar de destaque que merece Fonte: Sporting CP
    Girão e toda a equipa de Hóquei devolveram ao Sporting CP o lugar de destaque que merece
    Fonte: Sporting CP


    Modalidades – A Desilusão:

    Final do Play-Off de Futsal – O SL Benfica tinha sido superior na fase regular da competição, mas os comandados de Nuno Dias habituou-nos a pouco mais do que as vitórias sobre os encarnados. Assim, a esperança de reconquistar o campeonato nacional imperava nos Sportinguistas. Contudo, a final veio trazer um dissabor imenso aos leões. A sorte não quis nada com o Sporting e os rivais acabaram por conquistar o título, não por serem melhores, mas sim por apresentarem níveis de concentração e pragmatismo superiores. Uma triste despedida para um dos melhores jogadores de Futsal que passaram por Portugal, Alex.

    Modalidades – A Surpresa:

    O Regresso do Ciclismo – Depois da tentativa falhada com a W52, o Sporting acabou por garantir o regresso à modalidade histórica de Ciclismo. Através duma parceria com a equipa do Tavira, que participa ininterruptamente há 37 anos no pelotão mundial, as camisolas verde e brancas voltarão às estradas lusitanas em 2016. Mérito para a direcção leonina e para Vicente Moura, que devolveu ao clube a modalidade que nos deu Joaquim Agostinho.

    Modalidades – Atleta do Ano: 

    Naide Gomes – Sara Moreira foi talvez a melhor atleta do clube no presente ano civil, mas esta distinção vai também como “prémio de carreira”. A atleta nascida em São Tomé e Príncipe levou alto o símbolo do Sporting, com várias medalhas de ouro e prata em campeonatos europeus e mundiais. Aos 35 anos decidiu retirar-se devido a uma lesão que a impedia de competir desde 2013; retirada das pistas mas não do coração dos Sportinguistas. Obrigado Naide!

    Foto de Capa: Sporting CP

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    O futuro incerto dos Phoenix Suns | NBA

    Os Phoenix Suns terminaram, oficialmente, a sua época depois...

    4 vencedores e 2 derrotados no ATP Masters 1000 Madrid | Ténis

    Andrey Rublev surpreendeu os adeptos da modalidade ao vencer...

    Alex Sandro observado por equipa do Brasileirão

    Alex Sandro está em final de contrato com a...

    Há dois históricos espanhóis interessados em De Arruabarrena

    Ignacio de Arruabarrena está a fazer mais uma boa...
    Vítor Miguel Gonçalves
    Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.