📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A (ir)reverência do Neymar

- Advertisement -

internacional cabeçalho

Neymar Júnior, 23 anos, estilo gingão e ar bem-disposto, é, talvez pelo apelido que o pai lhe deu, um daqueles tipos que teimam em continuar a ser crianças. Há de se retirar e continuar a jogar como fazia lá na rua, onde a única preocupação era divertir-se e ser feliz. Todo ele é irreverência, desde o alto do seu penteado à moicano, que vai mudando de cor, até à ponta das botas, com que faz maldades aos adversários. Todo ele é irreverência, exceto quando lhe chegam um microfone à frente. Aí, a crista do cabelo baixa e ouvimo-lo, reverente, dizer algo como “O Messi é que é o melhor do mundo”.

Dentro de campo, enfrenta qualquer um, sem olhar a nomes ou estatutos. Pega na bola, parte para cima do adversário direto, e depois do outro, e depois do outro, faz um túnel ao primeiro, um cabrito ao segundo e um elástico ao terceiro, finta o guarda-redes e depois volta para trás para terminar a jogada com um remate de letra, que é mais bonito. E faz isto, quer esteja a perder ou a ganhar por goleada, altura em que os adversários o acusam de lhes faltar ao respeito e aproveitam para correr com ele a patadas, por cometer esse crime de se divertir e dar espetáculo. Neymar é um descarado que “sai do guião e comete o disparate de fintar toda a equipa adversária, o árbitro e o público nas bancadas, pelo puro gozo do corpo que se lança à proibida aventura da liberdade”, como diria Eduardo Galeano. Neymar é um descarado dentro de campo, mas, cá fora, se lhe põem um microfone à frente, joga à defesa e diz algo como “sinto-me muito honrado por jogar ao lado de Messi, o melhor jogador do mundo”.

Neymar está em grande destaque no FC Barcelona Fonte: FC Barcelona
Neymar está em grande destaque no FC Barcelona
Fonte: FC Barcelona

Depois de marcar um golo, frequentemente dá largas à alegria através da dança. Sozinho ou acompanhado (normalmente por Dani Alves), com coreografia ensaiada ou de improviso, Neymar vira-se para a bancada, abana a anca, agita os braços e saltita de um lado para o outro ao som de uma música que só ele ouve, mas que é capaz de converter qualquer estádio num enorme sambódromo. Ainda assim, quando um qualquer jornalista o interpela, Neymar não arrisca um passo em falso: “Todos sabemos que Messi é o melhor”, dirá.

O corpo conta já 34 tatuagens. A última, na perna, mostra um menino com um chapéu do Brasil na cabeça e uma bola debaixo do braço, olhando a favela. O menino da tatuagem está de costas, mas aposto que a cara dele é a de quem planeia fintar todas as dificuldades que lhe apareçam pela frente na vida. E mais: fazê-lo com um sorriso nos lábios. É que, afinal de contas, “Life is a joke” lê-se no braço de Neymar e “Tudo passa”, diz-nos outra das suas tatuagens, não menos importante que aquela que diz, simplesmente, “Alegria”. No entanto, Neymar chega à flash-interview e diz algo como “Eu contento-me em concorrer para ser o segundo melhor”, enquanto, na sua perna esquerda, o menino da tatuagem baixa a cabeça e chora.

Não sei se Neymar já está em condições de destronar Messi ou não. O que sei é que não tem de prestar reverência ao argentino nem a ninguém. Entende-se que o tenha feito quando chegou, mas já vai sendo hora de se assumir como verdadeiro candidato a vencer a Bola de Ouro. Não faz sentido que seja o próprio Neymar a afastar-se da corrida e aceitar um papel secundário, como fez várias vezes esta época (no seu discurso, não dentro de campo). Neymar tem é de agarrar no microfone, dizer que é o melhor deste mundo e do outro e, a seguir, convidar a jornalista para ir tomar um copo. Neymar é um descarado dentro de campo e deveria sê-lo também fora. Veremos se o será em 2016.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Neymar Jr.

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

Ruben Amorim continua a não contar com jogador, que deixará Manchester United

Tyrell Malacia vai sair do Manchester United. Lateral neerlandês continua fora dos planos de Ruben Amorim.

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e os últimos jogos do Benfica: «Com o Nápoles foi conseguido do primeiro ao último minuto»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

José Mourinho elogia Moreirense e diz: «Temos de ir com a vitória no pensamento»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

Regresso a Alvalade: Os onzes prováveis do Sporting x AVS SAD para a Primeira Liga

O Sporting recebe o AVS SAD para a jornada 14 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da respetiva partida.