📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Boavista 0-1 FC Porto: Há coisas que nunca mudam

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

O FC Porto seguiu em frente na Taça de Portugal ao vencer, esta noite, no Estádio do Bessa, o Boavista por 0-1, nos quartos de final da Taça de Portugal. Brahimi fez o único golo de um dérbi com emoção e polémica à mistura que terminou com Helton como herói na equipa azul e branca.

Depois da goleada imposta no último domingo por 5-0 aos axadrezados, esperava-se um encontro totalmente diferente. Erwin Sanchez pediu uma resposta aos seus jogadores e, apesar das alterações – provocadas pelas várias lesões no plantel – a verdade é que a postura com que a equipa se apresentou em campo foi totalmente distinta. Do lado portista, Rui Barros optou por alterar o menos possível, fazendo apenas três alterações. Helton, Evandro e Varela entraram para o onze, substituindo Casillas, André André e Corona. Os primeiros minutos do dérbi trouxeram um Boavista transfigurado, tendo em Rúben Ribeiro a principal arma para chegar ao último terço do terreno. Os axadrezados entraram fortes mas, à medida que o ímpeto inicial desapareceu, os portistas começaram a tomar conta do jogo e os lances de perigo junto a Mika foram-se sucedendo.

Aboubakar, a cruzamento de Layún, e Evandro, a passe de Varela, criaram as primeiras oportunidades de golo. À terceira, Brahimi não perdoou e, pela esquerda, tirou os adversários do caminho até chegar ao golo inaugural do encontro. Como havia acontecido no encontro do campeonato, seria expectável que o golo desbloqueasse o jogo para os azuis e brancos. Isso acabou por não se traduzir em termos efetivos, tal foi a ineficácia que o FC Porto demonstrou esta noite. Marcano, num cabeceamento ao poste, e Herrera, num remate para excelente defesa de Mika, estiveram perto de um golo que terminaria com o jogo. Do outro lado, o cabeceamento de Rúben Ribeiro foi a única coisa que se viu do lado axadrezado no primeiro tempo.

12473912_10153884702359485_4428089318558144819_o
Herrera voltou a estar em bom plano esta noite
Fonte: Facebook FC Porto

A ineficácia portista haveria de voltar logo no início da segunda parte, quando Aboubakar, isolado perante Mika, rematou em cheio à trave da baliza contrária. Esse lance funcionou como um stop ao jogo ofensivo portista, tal foi a incapacidade demonstrada em criar perigo a partir desse momento. Sustentado num jogo físico e exageradamente agressivo, o Boavista foi subindo no terreno, usando e abusando das bolas longas para as costas da defesa azul e branca. O mau estado do relvado acabou por ajudar a que se tivesse assistido a um jogo muito mastigado e que o FC Porto nunca mais conseguiu controlar. A situação piorou quando Nuno Almeida, numa decisão manifestamente exagerada, decidiu expulsar Imbula por uma entrada perigosa do médio francês.

Com 25 minutos ainda por jogar, os boavisteiros quiseram aproveitar a vantagem numérica e foram para cima dos dragões. Apesar das oportunidades não terem abundado, a verdade é que o perigo continuava a rondar a baliza de Helton. O guarda redes brasileiro acabaria por assumir o papel de vilão e herói já perto do apito final do árbitro. Aos 89, Helton quis receber uma bola impossível e, só por incapacidade de Uchebo, é que não viu a sua fífia acabar com o golo do Boavista. Nas imagens, viu-se Helton frustrado consigo próprio por tamanho erro. No espírito de capitão, mal sabia o brasileiro que, já sobre o cair do pano, Martins Indi haveria de fazer uma grande penalidade ridícula que terminaria com Douglas Abner na marca dos onze metros. Com o espectro do prolongamento a pairar no Bessa, Helton decidiu puxar dos galões e, como em tantas outras ocasiões, salvou o dragão. Defesa espectacular a adivinhar para onde ia a bola e apuramento conquistado pelas luvas do capitão. Por muitos anos que passem, há mesmo coisas que nunca mudam. Helton provou-o.

 

Figura do Jogo:

Helton – Se o FC Porto está nas meias finais da Taça de Portugal, pode agradecer ao guarda redes brasileiro. No momento decisivo, Helton, como em tantas outras ocasiões, esteve lá. A defesa à grande penalidade de Abner põe os azuis e brancos mais perto do Jamor.

 

Fora de Jogo:

Imbula – É certo que a decisão de Nuno Almeida em expulsar o médio francês é manifestamente exagerada; mas também é verdade que, mais uma vez, Imbula passou completamente ao lado do jogo. Não aproveitou mais uma oportunidade e o seu espaço parece cada vez menor no FC Porto.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Luisão deixa críticas contra Abel Ferreira: «Soou a menosprezo pelo campeonato brasileiro»

Luisão deixou críticas para Abel Ferreira. O antigo defesa-central do Benfica não gostou das palavras do técnico sobre o facto de ter abdicado da luta pelo título do Brasileirão.

David Moyes desvaloriza expulsão caricata de Gana Gueye: «Gosto que os meus jogadores lutem entre si e que fiquem zangados»

O técnico do Everton, David Moyes, reagiu à expulsão de Gana Gueye referindo que gosta de ver os jogadores a zangarem-se e lutarem entre si.

Ruben Amorim ultrapassa José Mourinho no número de derrotas na Premier League ao comando do Manchester United… com 54 jogos a menos

Ruben Amorim já tem mais derrotas na Premier League pelo Manchester United do que José Mourinho, apesar de ainda ter 54 jogos a menos.

Onde ver o FC Porto x Nice referente à 5.ª jornada da Europa League

O FC Porto vai receber, no Estádio do Dragão, os franceses do Nice em jogo da 5ª. jornada da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez descreve Cristiano Ronaldo como uma  «influência incrível» e Bruno Fernandes como um «líder»

Roberto Martínez, em entrevista à Sky Sports, elogiou Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, descrevendo a influência de ambos na seleção.

Real Madrid muito próximo de assegurar primeira contratação para 2026

O Real Madrid planeia fazer regressar Nico Páz, atual jogador do Como 1907. O plano dos merengues é concretizar o negócio em junho de 2026.

Já são conhecidos os árbitros do FC Porto x Nice e Rangers x Braga

O FC Porto x Nice será apitado pelo árbitro esloveno Matej Jug. Já o Rangers x Braga será arbitrado pelo neerlandês Allard Lindhout.