Max Dowman é o nome da joia do Arsenal que, na semana transata, espantou o mundo com o seu talento em pleno relvado do Emirates Stadium num jogo a contar para a FA Youth Cup perante o Manchester United.
Com apenas 15 anos, o internacional inglês pelas camadas jovens é formado nos gunners e demonstra um potencial acima da média. Podendo jogar a médio ofensivo ou a extremo direito fica na retina as similaridades com Martin Odegaard, não só por ser canhoto, mas pela capacidade que tem de jogar em espaços curtos. Tudo lhe flui com naturalidade, sem sentir a pressão dos adversários.
A juntar à capacidade técnica evidente, Max Dowman demonstra uma inteligência que o pode levar, rapidamente, à equipa A do Arsenal. É um solucionador de problemas, quando parece que vai perder o esférico, encontra uma solução, seja no drible, passe ou movimentação para enganar os oponentes.
Esta maturidade foi treinada e aprimorada ao longo dos anos, pois sempre jogou nos escalões acima. Atualmente, atua nos sub-18 do Arsenal e sub-17 da seleção inglesa. Tendo apenas 1.73 M de altura foi “obrigado” a desenvolver aptidões técnicas mais rapidamente como a proteção bola, algo que faz com bastante desenvoltura. Característica que ficou evidente quando conquistou o penálti, e viria a converter, no jogo com o Manchester United.
Apesar da tenra idade, Max Dowman tem possibilidades, a meu ver, de se estrear ainda nesta época, tendo em conta que o plantel principal do Arsenal está necessitar de opções no último terço. Por vezes, os momentos menos bons das equipas faz com que estes talentos surjam como uma “lufada de ar fresco”.
Na minha opinião, os gunners têm que aproveitar este jogador. Não é todos os dias que aparecem diamantes como Max Dowman e, com certeza, Mikel Arteta está atento.