Roberto Martínez e nova chamada de Quenda: «Mostra o potencial e o que pensamos dele»

- Advertisement -

Portugal vai enfrentar a Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações. Roberto Martínez já divulgou convocados e falou à imprensa.

Roberto Martínez comunicou esta sexta-feira a lista de convocados de Portugal para enfrentar a Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações. O anúncio foi feito na Cidade do Futebol, a partir das 12h30, em conferência de imprensa. O Selecionador Nacional foi questionado sobre se Geovany Quenda está pronto para estrear-se, num dia marcado pela notícia da transferência do jovem para o Chelsea:

«O que podemos controlar é a lista. O Quenda está a crescer muito, cresceu ainda mais depois do último estágio. Aos 17 anos, estar na seleção, fazer 2 estágios, mostra o potencial e o que pensamos dele. Agora faz parte de competitividade no treino, trabalho, o adversário, o que vamos tentar fazer. Há muitos aspetos».

Roberto Martínez prosseguiu e mencionou vários outros jovens em destaque na Primeira Liga:

«É invulgar encontrar jogadores tão jovens, sub-18, Quenda, João Simões e Rodrigo Mora, que estão em destaque na nossa liga. Gostaria de utilizá-los também é uma pena que o João esteja lesionado e o Mora dispensado. Mas faz parte da formação. Acompanhamos o Quenda desde janeiro de 2023, antes de jogar na primeira equipa do Sporting. O Francisco Chissumba, Martim Fernandes… A idade não é um problema. É aspeto de qualidade, compromisso e trabalhar duro».

Roberto Martínez falou sobre o duelo com a Dinamarca:

«Uma equipa competitiva, treinador novo, mas mesmos conceitos. A Dinamarca tem muita personalidade. É uma equipa que, em Copenhaga, há um ambiente espetacular, jogadores muito experientes, também novos, como o Jasken, o Harder… Que estão a aparecer, mas sempre no mesmo modelo de jogo. Espero pressão alta, com risco e precisamos de estar ao máximo nível. É um desafio muito bom para nós».

Roberto Martínez foi questionado sobre a ausência de Tomás Araújo e disse o seguinte:

«Não está lesionado, mas tem uma lesão crónica. Temos uma boa relação com todos os clubes, fizemos isso com o Inácio no último estágio. Não estou a dizer que está lesionado, mas tem de recuperar e descansar, para poder ficar a 100%. O António Silva fica na convocatória devido aos jogos pela nossa seleção, porque os jogos frente à Polónia e Escócia justificam».

«Tomás Araújo na lateral-direita? É uma questão tática. No clube precisa de ajustar e afinar conceito tático. O que avaliámos é experiência e desempenho, esteve na Champions com o Barcelona e é o que precisa. Jogar noutra posição ajuda-o a crescer e está a melhorar muito. Não é uma situação negativa. Talvez seja positiva».

Roberto Martínez explicou convocatória de 26 jogadores:

«Estamos em março, este estágio tem desafios. Precisamos de 26 jogadores porque há jogadores que não conseguem jogar dois jogos em 72 horas, precisamos de gerir isso. O Renato Veiga já treinou sete dias, o Chico também já treinou com a equipa e esperamos que fique no banco no fim-de-semana. Depois temos 10 jogadores com cartões amarelos, o que significa que podemos perder jogadores no primeiro jogo, por isso precisamos de ser profissionais e trabalhar da melhor forma para ajudar a nossa equipa a ganhar à Dinamarca».

Roberto Martínez comentou entrada de Pedro Proença para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol:

«Está a correr como esperado, bem, com a chegada de novas pessoas, mas com os mesmos objetivos de sempre. O presidente transmite tranquilidade e dá as condições para os objetivos que são comuns. Estou a começar a relação com ele, mas está a correr bem».

«Estamos a falar de jogadores como Cancelo, Otávio, Tomás Araújo… São jogadores que ficam fora, lesionados, mas queremos um grupo com muita competitividade, queremos um trabalho difícil. O processo de escolha é muito meticuloso, profissional. Nesta competição, já utilizámos 30 jogadores com minutos, mais quatro que não tiveram minutos. Se pudesse chamar todos, assim o faria, mas temos limitação de quantos podemos levar», referiu também.

Roberto Martínez foi ainda questionado sobre se tenciona juntar João Neves e Vitinha como no PSG:

«Adorei o desempenho do PSG e dos nossos jogadores. Precisamos de lembrar que essa dupla começa na seleção, em Alvalade, junho de 2024. Vimos e sentimos química especial. Agora é uma dupla de alto nível. Contexto e jogadores diferentes, precisamos de equilibrar o onze. Mas é fantástico vê-los na Champions. Vitinha agora é o maestro do futebol europeu, o homem da batuta. Mas não é uma coisa nova. É importante vê-los crescer nos clubes e ao que fazem na seleção e estamos muito orgulhosos».

Roberto Martínez foi questionado sobre se Rui Silva é o número 2 da baliza:

«É um jogador experiente, a chegada a Portugal foi importante a nível de futebol como pessoal. É importante jogar Liga dos Campeões e lutar por um campeonato, mas o papel do Rui está a continuar positivamente com o que fez no primeiro estágio da seleção».

Roberto Martínez falou sobre a presença de João Félix na lista de convocados:

«Não há lugares garantidos. Acredito muito nas valências do Félix, joga bem entre linhas, é muito diferente e especial. Ele fica na convocatória pelo que fez no último estágio, porque faz o melhor estágio dos meus últimos anos como selecionador. Temos de avaliar isso. Não está a ser muito constante, teve momentos muito bons, três meses de alto nível no Barcelona, uma estreia incrível no Milan. O espaço na convocatória faz face ao tempo que passa na seleção».

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Rumo à qualificação atencipada já em outubro | Portugal x Irlanda

O jogo será importante, uma vez que Portugal pode matematicamente se qualificar para o Campeonato do Mundo já em outubro

Atlético Madrid pondera contratar antigo avançado do Barcelona no verão de 2026

Ansu Fati está a chamar a atenção dos dirigentes do Atlético Madrid, depois do bom arranque de temporada no AS Mónaco.

Selecionador da Ucrânia comenta lesão de Georgiy Sudakov e revela: «Percebi que estava com muitas dores»

Serhiy Rebrov comentou a saída de Georgiy Sudakov por lesão, após a vitória da Ucrânia sobre a Islândia por 5-3.

Presidente da Liga Portugal abre porta a bebidas alcoólicas nos estádios: «O que importa é garantir segurança adequada»

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, abordou temas como o combate à pirataria, os direitos audiovisuais e as bebidas alcoólicas nos estádios.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto deve contratar mais um defesa-central em janeiro e já está definido o perfil

O FC Porto deve avançar para a contratação de mais um defesa-central em janeiro. O novo jogador será jovem e com margem de progressão.

Fafe recebe e vence confortavelmente o Amarante para a Liga 3

O Fafe venceu o Amarante por 3-0, esta sexta-feira, num jogo a contar para a quinta jornada da série A da Liga 3.

Ucrânia vence Islândia em jogo de 8 golos e Georgiy Sudakov sai lesionado: Eis os resultados dos jogos da Qualificação para o Mundial 2026

A Ucrânia deslocou-se à Islândia e venceu por 5-3, em jogo de Qualificação para o Mundial 2026. Georgiy Sudakov saiu lesionado ainda na primeira parte.