Shai Gilgeous-Alexander vs. Jokic: Quem levará o MVP da NBA?

    A discussão do Most Valuable Player (Jogador Mais Valioso) da NBA faz-se, indubitavelmente, a duas vozes. Shai Gilgeous-Alexander (SGA) e Nikola Jokic possuem números que os afastam de todos os outros candidatos, por uma larga vantagem. As opiniões dividem-se e, de momento, temos uma das mais acesas disputas pelo prémio de MVP dos últimos anos.

    Com o dia das votações cada vez mais próximo, a “campanha eleitoral” para ambos os candidatos vai crescendo. Ora, o que não faltam são argumentos a favorecer a narrativa do sérvio e do canadiano. Por isso, passarei a enumerar alguns deles.

    Argumentos favoráveis a Jokic

    O que Nikola Jokic está a fazer é impressionante. Posiciona-se, a meu ver, de forma isolada enquanto o melhor jogador ofensivo da NBA, pela sua capacidade de produzir para si e para os colegas, bem como de governar todas as dinâmicas. Quem sabe, até, um dia chegar às conversas dos melhores de sempre a comandar um ataque.

    Quando o center não está em campo, os Denver Nuggets registam uma desvantagem de três pontos perante o adversário. Ora, o facto de se tornarem numa equipa abaixo da média da liga torna o impacto de Jokic ainda mais impressionante quando colocado em perspetiva com o seu “rival”: sem SGA, os Oklahoma City Thunder prevalecem com uma diferença pontual positiva, mesmo que de um ponto apenas.

    Dados relevantes:

    • Regista, de momento, uma média de triplo duplo (a terminar neste registo, será o terceiro de sempre a fazê-lo);
    • Encontra-se no top-3 das três principais categorias estatísticas (terceiro em pontos, segundo em assistências e terceiro em ressaltos);
    • É o sexto jogador na história a aumentar os seus pontos, ressaltos e – assistências no ano após vencer o MVP;
    • Lidera a liga em contribuições para cesto (pontos seus e os resultantes da sua assistência), com 55.9.

    Argumentos favoráveis a Shai Gilgeous-Alexander

    Não haverá argumento mais relevante para a campanha de SGA do que o facto de liderar a equipa mais jovem da NBA ao primeiro lugar no Oeste – e quem sabe, da Liga. Fá-lo, até, pelo segundo ano consecutivo e, em 2024/2025, por uma margem significativa: os OKC têm mais 13 vitórias que o segundo classificado na conferência (precisamente os Nuggets).

    Mais que isso, assistindo às prestações do camisola dois apercebemo-nos que ninguém tem capacidade para o impedir de marcar. Aliás, os números confirmam isso mesmo: lidera a NBA em encontros com mais de 20, 30, 40 e 50 pontos). Em muitos casos, não termina com uma stat sheet mais preenchida porque descansa no último quarto. Mais que isso, SGA nem sequer está no top-25 de mais toques por jogo, algo que tornam os seus números ainda mais impressionantes.

    Vale, também, ressalvar o impacto defensivo do base. As suas características encaixam-se perfeitamente no sucesso defensivo dos Thunder, a melhor defesa da NBA. Não fosse Dyson Daniels, com três por jogo, Shai seria o líder em roubos de bola por partida (som 1.8 steals por confronto).

    Dados relevantes:

    • Líder pontual, com 33ppj;
    • É o sétimo na história a ter mais de 60 jogos com pelo menos 20 pontos (tem 65);
    • É o segundo jogador (a par de Michael Jordan) a conseguir mais de 40 partidas com +30 pontos em três temporadas consecutivas;
    • É o único jogador da NBA no top-6 de rating ofensivo e defensivo;
    • É o quinto jogador da história a somar +30ppj e a vencer mais de 80% dos encontros. Kareem Abdul-Jabbar (1971), Michael Jordan (1991 e 1996) e Stephen Curry (2016) constituem esta categoria e, quando o fizeram, venceram o MVP.

    E agora? Em que ficamos?

    Tudo bem aberto. As últimas semanas da fase regular serão determinantes para colocar um ponto final da discussão. Ainda assim, manter os registos de quase 70 jogos na reta final não será a tarefa mais difícil para Shai e Jokic, por isso, vale situarmo-nos no panorama atual para determinar um frontrunner na discussão.

    Prevejo que muitos fatores serão levados em consideração no instante das votações. Fatores esses que podem vir a beneficiar SGA. Falo das vitórias do Thunder, sendo líderes totalmente isolados na conferência Oeste, e, principalmente, de um aspeto que demarca significativamente este tipo de decisões: a fadiga no voto.

    Ver Jokic a vencer o seu quarto MVP não será bom para a imagem da NBA e, certamente, que a liga achará isso mesmo. A qualidade é inegável, mas tal argumento desenvolve-se pela personalidade pouco cativante para o marketing da instituição. Shai surge como uma alternativa para renovar o “líder de cartaz”, com um estilo de jogo muito elegante e, por isso, perfeito para cativar o olho alheio.

    Na verdade, por tudo aquilo que tem vindo a demonstrar, coroar Gilgeous-Alexander com a distinção mais alta entre atletas seria bastante justificável. Aliás, o próprio adversário admite isso mesmo.

    No entanto, aquilo que Jokic está a fazer, sendo a melhor temporada da sua já excelente carreira, coloca o poste ligeiramente à frente na discussão.

    A preponderância que Nikola tem para o ataque em Denver, sendo o líder isolado em toques por jogo da competição, atinge níveis nunca antes vistos. O ataque passa incontornavelmente pelas mãos e pela mente de Jokic e, sempre que isso acontece, o resultado é sinónimo de sucesso. A partir do high post, habitat natural do número 15, o esférico pode atingir qualquer ponto da quadra, tudo numa materialização da criatividade e qualidade de distinguem o seu jogo dos restantes.

    Ora, entendo perfeitamente que o voto seja dirigido a Shai Gilgeous-Alexander. Contudo, por tudo apontado neste artigo, o meu vai para Nikola Jokic.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.

    Kim Min-jae pode deixar Bayern Munique e há vários clubes atentos à situação

    Kim Min-jae não é considerado intocável no Bayern Munique e pode deixar clube no mercado de verão. Vários clubes atentos.

    Al Nassr de Cristiano Ronaldo terá de pagar 140 milhões de euros por alvo que atua na Premier League

    O Al Nassr de Cristiano Ronaldo está interessado numa possível contratação de Mohammed Kudus ao West Ham. 140 milhões de euros.

    Catarina Costa vence medalha de prata nos Europeus de Judo

    Catarina Costa venceu mais uma medalha de prata nos Europeus de Judo. Terceiro vice-campeonato da judoca portuguesa.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Juventus tem 2 opções para o futuro de Tiago Djaló após empréstimo ao FC Porto

    A Juventus não quer continuar com Tiago Djaló no plantel da próxima época. Objetivo é saída em definitivo do português.

    Al Hilal de Jorge Jesus não larga Raphinha e oferece salário de 176 milhões de euros

    O Al Hilal de Jorge Jesus está determinado em contratar Raphinha. Conjunto saudita oferece 100 milhões de euros ao Barcelona.

    Chelsea quer contratar mais um jovem e já iniciou contactos com a Juventus

    O Chelsea quer fechar a contratação de um novo jogador para o ataque. Os blues olham com interesse para Kenan Yildiz.

    Milos Kerkez é um antigo alvo do Benfica e tem 3 gigantes europeus interessados

    Milos Kerkez chamou à atenção. Lateral-esquerdo do Bournemouth conta com interesse de três gigantes do futebol europeu.

    Sporting e o passaporte para o Jamor confirmado

    Não foi uma noite épica, mas também nem precisava de o ser. Em Paços de Ferreira, casa emprestada do Rio Ave, o Sporting tratou de carimbar o passaporte para o Jamor.

    As 2 opções mais prováveis para o futuro da carreira de João Félix

    João Félix vai mudar de clube no próximo verão visto que não entra nas contas do Chelsea. Avançado entre Benfica e Arábia Saudita.

    Vincent Chyla tem interessados em Portugal

    Vincent Chyla é um médio eslovaco de 21 anos que joga no Podbrezová, da Eslováquia. Há alguns interessados em Portugal.

    Manchester United de Ruben Amorim fecha contratação de reforço e empréstimo de seguida

    O Manchester United garantiu a contratação de um jovem jogador. Enzo Kana-Biyik será emprestado no primeiro ano.

    Benfica: Manchester United não deve ativar cláusula de Álvaro Carreras

    Álvaro Carreras foi contratado pelo Benfica ao Manchester United. Red Devils ainda têm cláusula de recompra de 18 milhões de euros.

    Jordan Barrera na lista de alvos do FC Porto e de outros 3 clubes e com preço definido pelo Junior Barranquilla

    O FC Porto é um dos clubes que demonstrou interesse na contratação de Jordan Barrera. Extremo de 19 anos representa o Junior Barranquilla.